A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

organicidade de conjunto na Pastoral

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "organicidade de conjunto na Pastoral"— Transcrição da apresentação:

1 organicidade de conjunto na Pastoral
DGAE 11-15, Documento de Aparecida, Estudo 104, Evangelii Gaudium Palavra e ação pastoral

2 Nosso objetivo pastoral é...
EVANGELIZAR, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, (cf Jo 10,10) rumo ao Reino definitivo. Comecemos por aqui. Qual é nosso objetivo pastoral de evangelização aqui no Brasil.

3 Os últimos 10 anos da Igreja
Ano da Eucaristia 10/2004 Sacramentum Caritatis 13/3/2007 Ano da Fé 11/10/2012 JMJ RIO 2013 7/2013 Morre João Paulo II 2/4/2005 Sínodo da Palavra 10/2008 Renúncia de Bento XVI 2/2013 Ano da Fé Evangelii Gaudium 24/11/2013 Sínodo da Eucaristia 10/2005 Verbum Domini 30/9/2010 Eleição de Francisco 12/3/2013 Eleição de Bento XVI 19/5/2005 Conferência de Aparecida 5/2007 Sínodo da Nova Evangelização 10/2012 Lumen Fidei 29/6/2013 Anúncio do Sínodo Extraordinário 29/6/2013

4 CRISTO Percebamos... FÉ PALAVRA O ESPÍRITO SANTO ESTÁ COM SUA IGREJA
EUCA RISTIA PALAVRA EM 10 ANOS FIZEMOS UM CAMINHO

5 CRISTO Caminhada pastoral FÉ PALAVRA DEUS QUE NOS FALA EUCA RISTIA
CENTRO ALIMENTO ENCONTRO Mas para que esse ciclo permanente aconteça é preciso entender cada um dos elementos. Desses todos, a fé é o mais importante, pois se tiramos a fé... CRER CONFIAR ENTREGAR DEUS QUE NOS FALA

6 A Fé Não é um processo solitário, mas é algo que se tem que acontecer na pessoa. Porém há como ajudar e ser ajudado na caminhada da Fé... Por isso a nossa caminhada é mais sólida se for feita dentro da Igreja.

7 Vivemos dentro da comunidade um ciclo
Eucaristia Palavra UNIDADE Vivemos na pastoral esse ciclo pela Sagrada Liturgia e seus tempos. Também vivemos através dos trabalhos pastorais desenvolvidos por todos os fiéis engajados nos serviços pastorais, movimentos, associações e outros grupos. Mas somente isso não basta... É preciso UNIDADE NO CORPO MÍSTICO DO SENHOR – A ESPOSA – A IGREJA.

8 Pastorais, serviços pastorais, movimentos, associações...
OVELHAS DIFERENTES, FORMAS DIFERENTES DE VIVER O EVANGELHO E DE EVANGELIZAR OVELHAS do rebanho AUUUUUUU! Uma Pastoral é grande o suficiente para abranger diversos serviços pastorais. Um setor é grande o suficiente para abranger duas ou mais pastorais e ainda incluir os movimentos.

9 Pastorais, serviços pastorais, movimentos, associações...
PASTORES DIFERENCIADOS

10 Pastorais, serviços pastorais, movimentos, associações...
PASTORAL MOVIMENTOS SERVIÇO PASTORAL 1 SERVIÇO PASTORAL 2 SERVIÇO PASTORAL 3 SERVIÇO PASTORAL 4

11 VAMOS VER MAIS!

12 SETOR VIDA E FAMÍLIA AÇÃO CONJUNTA Pastoral Familiar ECC RCC ENS
EQUIPES DE NOIVOS Recém Casados Casais em uniões civis e consensuais Namorados Famílias Novas Focolares Lareira Famílias incompletas Viúvos e viúvas Outros grupos e movimentos MCC EPC OUTROS RCC Movimento de irmãos

13 Fazer como Povo de Deus

14 Fazer como Corpo Místico do Senhor Jesus
Foi no Pentecostes que o Espírito revelou à Igreja sua capacidade de esposa do Cristo, corpo místico do Senhor. Por isso, ser corpo místico é viver um pentecostes diário.

15 UM PENTECOSTES DIÁRIO “O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus-Caminho, abrindo-nos a seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e irmãos uns dos outros;” E terminamos a formação falando da necessidade diária de se pedir pelo Espírito que nos converte a cada dia.

16 UM PENTECOSTES DIÁRIO “identifica-nos com o Jesus-Verdade, ensinando-nos a renunciar a nossas mentiras e ambições pessoais;”

17 UM PENTECOSTES DIÁRIO “e nos identifica com Jesus-Vida, permitindo-nos abraçar seu plano de amor e nos entregar para que todos ‘tenham vida nEle.”

18 JESUS CRISTO SEJA NOSSA FORÇA E SALVAÇÃO
OBRIGADO A DEUS E A TODOS OS IRMÃOS E IRMÃS! JESUS CRISTO SEJA NOSSA FORÇA E SALVAÇÃO

19 AGRADECEMOS A PRESENÇA DE TODOS!!
DEUS OS ABENÇOE E MANTENHA SEMPRE NA FÉ, NA ESPERANÇA E NO AMOR!

20 Para se comunicar conosco...


Carregar ppt "organicidade de conjunto na Pastoral"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google