A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Animais de Laboratório Ciclo Estral Gestação Idade de Recém Natos Erick.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Animais de Laboratório Ciclo Estral Gestação Idade de Recém Natos Erick."— Transcrição da apresentação:

1 Animais de Laboratório Ciclo Estral Gestação Idade de Recém Natos Erick

2 Ciclo de Vida

3 Reprodução O processo reprodutivo se inicia na puberdade; A puberdade é controlada por hormônios. Camundongos –Puberdade: semanas –Maturidade Reprodutiva: 7-9 semanas

4 Ciclo Estral Ritmo funcional do sistema reprodutivo feminino que determina a produção de alguns óvulos por vez; Duração de 4-5 dias; Divide-se em 4 fases ou períodos.

5 Esfregaço Vaginal

6 Aspecto Genital

7 Fases do Ciclo Estral Proestro; Estro; Metaestro; Diestro

8 Proestro PROESTRO (12h) Precoce Esfregaço vaginal apresenta células epiteliais conificadas, leucócitos PMN, células nucleadas e muco pegajoso. Ocorre maturação dos folículos. A Vagina está se abrindo; Tecidos estão avermelhados a rosas e úmidos; Numerosos estriamentos visíveis nos lábios dorsais ou ventrais. Tardio Somente células nucleadas.

9 Proestro

10 Estro ESTRO (12h) Células epiteliais conificadas (sem núclelo) predominam, raras células nucleadas. Fêmea apta para acasalar. Ocorre a ovulação. Sinais semelhantes ao proestro, mas com tecidos mais claros e menos úmidos; estriamen-tos mais pronuncia-dos.

11 Estro

12 Metaestro METAESTRO (21h) Células conificadas diminuem, e Leucócitos aumentam. Formação do corpo lúteo. Tecidos pálidos e secos; lábio dorsal menos edemaciado; restos celulares esbranquiçados.

13 Metaestro

14 Diestro DIESTRO (57h) Maioria de leucócitos são Polimorfonucleares (PMN), pouco ou nenhum muco. Regressão do corpo lúteo. Vagina com abertura pequena, tecidos azulados e muito úmidos.

15 Diestro

16 Anestro Ovário encontra-se inativo, não há amadurecimento folicular; Período de gestação; Após encerramento da vida reprodutiva. Efeito de Whitten: Fêmeas confinadas na mesma gaiola. Re-expostas a machos/feromônios, retomam o ciclo em 24 horas.

17 Esfregaço Vaginal Preparar o palito com algodão; Apoiar a fêmea sobre a grade da caixa e introduzir a ponta com algodão na vagina da fêmea; Girar o palito para recolher o material; Esfregar o algodão em uma lâmina; Esperar secar o material na lâmina; Pingar o corante na lâmina e aguardar 3 minutos; Retirar o corante passando a lâmina em uma vasilha com água; Observar a lâmina ao microscópio ótico.

18 Fases do Ciclo Estral Legenda: CEC: Células Epiteliais conificadas. CN: Células Nucleadas Leucócitos CEC CN

19 Gestação Período de Gestação: dias; Gravidez durante lactação prolonga a gestação de 6-16 dias; Efeito de Bruce: Fêmeas gestantes expostas a machos de outras linhagens. Reabsorção em mais de 50% dos embriões.

20 Gestação

21 Idade dos Recém Natos

22 DiasCaracterísticas 0 Coloração rósea, marca de leite abdominal, sem pêlos, somente vibrissas (bigode), olhos fechados e orelhas coladas. Pesam em torno de 1,5g. 3 Orelhas descolam da cabeça. 3-4 Começam a nascer os pêlos. 7 Corpo todo coberto de pêlos. 9 Visualização das mamas nas fêmeas. Após 10 Olhos começam a abrir. 11 Dentes começam a nascer. 15 Início da alimentação sólida Desmame. (Período mais prolongado para animais imbred) Visualização do sexo: abertura da vagina e descida dos testículos Maturidade sexual. Aptos para acasalamento. Pesam de 18-20g (outbred).

23 Idade dos Recém Natos Animais de 1 dia Animais com 1 semana Animal com 3 semanas


Carregar ppt "Animais de Laboratório Ciclo Estral Gestação Idade de Recém Natos Erick."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google