A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aplicações da Radiação Uma das primeiras aplicações das radiações surgiu com a descoberta dos raios X por Wilhelm Röntgen em 1895. As primeiras aplicações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aplicações da Radiação Uma das primeiras aplicações das radiações surgiu com a descoberta dos raios X por Wilhelm Röntgen em 1895. As primeiras aplicações."— Transcrição da apresentação:

1 Aplicações da Radiação Uma das primeiras aplicações das radiações surgiu com a descoberta dos raios X por Wilhelm Röntgen em As primeiras aplicações foram os diagnósticos de fraturas em ossos, o que era natural.

2 O trabalho no qual Röntgen descreve os raios-X foi “Über Eine Neue Art von Strahlen” Em alemão raios – X são chamados de Röntgenstrahlen oder Röntgenstrahlung A partir dos anos de 1920 os raios – X também começaram a ser utilizados em aplicações na indústria. Em especial na inspeção de equipamentos. Radioisótopos: Isótopos instáveis dos elementos, Podem ser usados de duas maneiras: Na diagnose Fonte de energia na terapia Mas, o que são isótopos?

3 A resposta para isto está no núcleo Isótopos são átomos de um elemento químico cujos núcleos têm o mesmo número atômico, ou seja, os isótopos de um certo elemento contêm o mesmo número de prótons "Z", mas que contém diferentes números de massas atómicas, "A".

4 Existem muitos radioisótopos e radiofármacos com as mais diversas aplicações no diagnóstico e tratamento de várias doenças. Umas da conhecidas técnicas de tratamento é a PET – Tomografiapor emissão de pósitrons e elétrons).

5 Duas vantagens relevantes dos isótopos são: Possuem comportamento químico idêntico ao de isótopos estáveis do mesmo elemento. Apresentam emissão de radiação que pode ser detectada, indicando assim sua posição e quantidade As máquinas para produção de radioisótpos com ou sem aplicação médica são os aceleradores. Basicamente existem os seguintes aceleradores. 1- Acelerador linear que consegue acelerar eletróns até energia da ordem de 33 MeV. Utilização principalmente em radioterapia.

6 2- O Bétatron é outro acelerador de elétrons usado em tratamento de cânceres com energias maiores.

7 3- Cíclotron que é um acelerador de prótons e dêuterons, também produz nêutrons para neutronterapia. O Bétatron é parecido com o acelerador linear.

8 Um cíclotron simples. O Laboratório Nacional de Luz Sincroton. Existem várias aplicações na indústria da radiação na indústria. A gamagrafia e a radiografia são técnicas usadas com raios-X e radiação gama para verificar soldas e peças de avião, navios e turbinas.

9 Existem outras aplicações são:  Detecção de vazamentos.  Conservação de alimentos  Esterilização de materiais cirúrgicos  Aplicações na agricultura (a- criação de novas variedades de plantas, b- melhorar a capacidade de produção de alimentos. c- controle ou eliminação de insetos. No Brasil o órgão que regulamenta o uso da energia nucelar e suas aplicações é o CNEN (Conselho Nacional de Energia Nuclear). Videos: Medicina nuclear radiação na agricultura

10


Carregar ppt "Aplicações da Radiação Uma das primeiras aplicações das radiações surgiu com a descoberta dos raios X por Wilhelm Röntgen em 1895. As primeiras aplicações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google