A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AMAI A DEUS Novo Testamento Mt. 22– 37 a 39. Para melhor compreensão do assunto transcrevo aqui Matheus 22– 34 a 40 NT Os fariseus, ouvindo que Ele fechara.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AMAI A DEUS Novo Testamento Mt. 22– 37 a 39. Para melhor compreensão do assunto transcrevo aqui Matheus 22– 34 a 40 NT Os fariseus, ouvindo que Ele fechara."— Transcrição da apresentação:

1 AMAI A DEUS Novo Testamento Mt. 22– 37 a 39

2 Para melhor compreensão do assunto transcrevo aqui Matheus 22– 34 a 40 NT Os fariseus, ouvindo que Ele fechara a boca dos saduceus, reuniram-se em grupo e um deles – para pô-lo à prova – perguntou-lhe : Mestre, qual é o maior dos mandamentos da Lei ? Ele respondeu: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Esse é o maior e o primeiro mandamento. O Segundo é semelhante a esse: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Desses dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.

3 Gostaria de dizer a vocês que tive grande dificuldade para encontrar um significado correto para o verbo Amar, que expressasse corretamente o sentido que possui este Mandamento. Existe uma enorme dificuldade para exposição em linguagem corrente das grandes verdades que envolvem não só os profundos segredos humanos, mas também os fatos cósmicos em geral. Nossas palavras constituem muitas vezes um empecilho, pois possuem um sentido preciso que lhes foi conferido de longa data. Quando, por meio delas, desejamos exprimir as grandes verdades íntimas da alma, começa a luta contra esses fraco instrumento que se revela, sob certo prisma, totalmente ineficiente.

4 Gostaria que vocês considerassem aqui que o significado de amor a que estou me referindo, o que estou buscando não é uma nova emoção, uma sensação ligada ou mesmo produzida pelo plano emocional. Iniciei este trabalho por uma pesquisa junto ao Dicionário Aurélio e transcrevo os principais significados, que lá existem, para o verbo Amar.

5 Dicionário Aurélio 1. Sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem Sentimento de dedicação absoluta de um ser a outro.. 3. Sentimento de afeto Sentimento terno ou ardente Atração física Amor passageiro Aventura amorosa Adoração, veneração 9. Afeição, amizade carinho 10. Inclinação ou apego Muito cuidado zelo... Podemos ver que todas as definições acima estão de alguma forma ligadas ao plano emocional.

6 Sei que é tremendamente difícil para todos nós imersos no plano físico material, recebendo estímulos mais variados e de toda parte, com as mais variadas intenções, estabelecer um novo e diferente angulo de visão. Existem profissionais que sabendo dessa nossa dificuldade vivem de provocar esses estímulos sobre os quais temos tão pouco controle. Somos alvos fáceis dos profissionais de marketing que conscientes dessa nossa fragilidade criam novos modelos de comportamento, novas formas de vestir, nova linguagem, criam mesmo novos modelos de forma física aos quais todos ou grande parcela incorpora como padrão e passa a tentar copiar. Nós temos muito pouco controle sobre esses estímulos e não conseguimos entender direito como esse plano emocional funciona e o processo de sua ativação. Quando nos damos conta estamos envolvidos.

7 Amor Somos sempre levados a entender Amor como algo que provoca fortes emoções, atração física pelo semelhante, exclusividade, dominação, grandes alegrias e grandes tristezas. Para conquistarmos o Amor e sermos aceitos temos que conquistar o desenho de um corpo padrão, usarmos vestimentas pré estabelecidas e nos comportarmos de acordo com determinadas regras. Aqui eu poderia citar uma série de modelos pré- estabelecidos.

8 Para compreender perfeitamente o sentido da afirmação AMAI A DEUS é preciso admitir um novo significado para o verbo AMAR. Depois de algum tempo, levando em consideração a dificuldade com o significado das palavras, a que me referi no início: "Nossas palavras são absolutamente insuficientes para exprimir as grandes verdades cósmicas e da alma." Acabei por encontrar que o mais correto significado para o verbo AMAR, a que se refere o NT em Matheus 22 é HARMONIA: HARMONIA com o Plano Divino Vejamos abaixo:

9 Harmonia geraDesarmonia gera pazguerra boa vontademá vontade compreensãoincompreensão colaboração-- uniãodesunião entendimentodesentendimento cortesiadescortesia cuidadodescuidado carinhorispidez afeto-- paciênciaimpaciência tolerânciaintolerância compaixão-- respeitodesrespeito

10 Harmonia geraDesarmonia gera belezafeiúra proporçãodesproporção integraçãodesintegração calmaimpaciência passividadeagressividade inteligência-- alegriatristeza coragemmedo

11 Podemos até observar nos outros reinos da natureza, que não possuem livre arbítrio, como sempre se comportam de forma harmoniosa em pleno acordo com sua própria manifestação no plano físico e o propósito de sua existência, podemos dizer mesmo que vivem e existem de acordo com o Plano Divino.

12 Reino Mineral Os átomos que compõe todas as diferentes espécies do reino mineral estão sempre e eternamente em harmonia com seus núcleos seguindo de forma perfeita e inteligente sua trajetória. Parece-me que cada átomo possui uma quantidade de inteligência primitiva. Observem os milhares de modos pelos quais os átomos de hidrogênio se combinam com o dos outros elementos, formando as mais variadas substâncias. Não podemos dizer que eles fazem isso sem nenhuma inteligência. Os átomos em perfeita relação harmoniosa e útil assumem formas e cores belas, interessantes. Expressam sempre a beleza em suas cores texturas e formatos.

13

14

15

16 Reino Vegetal Aqui a harmonia salta aos olhos, as proporções, a gigantesca diversidade de formas e cores, a perfeita adaptabilidade ao meio ambiente. As flores e frutos são realmente um caso de absoluta expressão da perfeição e beleza, harmonia inigualável.

17

18

19

20

21 Reino Animal Expressam a mais perfeita integração com o meio ambiente, adaptabilidade as mais diferentes condições, seja na terra, água ou ar e as proporções de seus corpos que servem ao perfeito propósito de sua existência. Tudo é perfeitamente harmônico.

22

23

24

25 Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros, e vosso Pai celestial as alimenta; não valeis vós muito mais do que elas? Qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um cúbito à sua estatura? Porque andais ansiosos pelo que haveis de vestir? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam, contudo vos digo que nem Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles. Se Deus pois, assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Assim não andeis ansioso dizendo: Que havemos de comer? ou Que havemos de beber? ou com que nos havemos de vestir? pois os gentios é que procuram todas essas coisas. Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de todas elas. Mas buscai primeiramente o seu reino e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. NT Matheus 6: 24

26 Portanto devemos procurar, aspirar viver de forma perfeitamente harmoniosa com tudo que nos cerca, e assim estaremos nos aproximando desse Amor a Deus. Gostaria agora de levar vocês a refletirem sobre uma questão que complementa esse assunto: Tudo que ocorre na Terra é um reflexo do que ocorre no Cosmo

27 Há aproximadamente 15 bilhões de anos o nosso Universo estava todo contido em único ponto onde se concentrava enorme quantidade de energia, ocorreu então uma enorme explosão e toda aquela matéria passou a se expandir. Hoje os cientistas acreditam que o nosso Universo ainda irá se expandir por mais 12 bilhões de anos. O resultado dessa explosão formou o nosso Universo. Em uma dessas galáxias a Via Láctea, onde existem outras milhares de estrelas e planetas estamos nós a Raça Humana. Até onde nos é possível compreender o Universo é a expressão fenomênica e energética do Propósito Divino.

28 Todo este Universo sempre está perfeitamente harmônico, funciona seguindo o propósito determinado pelo Plano Divino. Devemos levar em consideração que a raça humana dentro de todo esse contexto possui auto determinação, possui independência para decidir o seu destino, portanto a sua trajetória. Podemos trabalhar harmonicamente com o Plano Divino e aproveitar a oportunidade que nos foi oferecida ou não, e este é hoje o grande desafio que nos é colocado a cada instante.

29 Somos parte do Plano Divino e devemos aprender o correto sentido do verbo Amar. Q uando o Cristo diz Amai a Deus, Amai ao próximo como a ti mesmo, significa dizer viver em plena consciência com nossa realidade espiritual e em plena harmonia com o Propósito Divino. Podemos interpretar que quando toda matéria do Universo começar a regredir e então iniciar seu processo de volta ao ponto central este movimento simboliza o próprio retorno a casa do pai, ao núcleo de nossa origem depois de milhares de anos dessa nossa enorme aventura.


Carregar ppt "AMAI A DEUS Novo Testamento Mt. 22– 37 a 39. Para melhor compreensão do assunto transcrevo aqui Matheus 22– 34 a 40 NT Os fariseus, ouvindo que Ele fechara."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google