A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTERNET. A internet está em todo o lugar Não vivemos mais sem internet.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTERNET. A internet está em todo o lugar Não vivemos mais sem internet."— Transcrição da apresentação:

1 INTERNET

2 A internet está em todo o lugar

3 Não vivemos mais sem internet

4 Internet (web): Sistema global de redes de computadores interligadas que utilizam protocolos específicos para servir bilhões de usuários no mundo inteiro. Website (site): Conjunto de páginas ou ambiente na internet que é ocupado com informações (textos, imagens, sons,vídeos) Navegador: Programa para acesso à internet. Ex: Google Chrome, Internet Explorer, Mozilla Firefox. Link: é uma referência que consta no documento e/ou liga a outro documento.

5 Cada página tem um único endereço (URL)‏ Ex:http://www.mec.gov.br http – protocolo de identificação e transferência www – endereço da Word Wide Web mec – domício (nome registrado)‏ gov – instituição governamental br – código para sites registrados no Brasil

6 BARRAS

7 Benefícios da internet A internet é um imenso mundo onde podemos fazer muitas coisas: - Você pode falar com os seus amigos a qualquer hora e quando quiseres; - Você pode conhecer pessoas novas com os mesmos interesses do que os seus; - Você pode fazer pesquisas para os seus trabalhos e ou sobre coisas de que goste, pois tens toda a informação que quiseres e sobre o que quiseres na internet; - Você pode ainda compartilhar e discutir informações e conhecimentos com outras pessoas; - Você pode jogar games, ouvir música e ver filmes.

8 Riscos na internet É preciso também ter muito cuidado, pois existem alguns perigos aos quais devemos estar atentos: - Ao abrirem um que não conhecem, ou ao fazer download de um programa para o seu computador, esse arquivo pode ter um virús e infectar o seu computador e destruir todos os arquivos; - Na internet pode se fazer novas amizades, mas é preciso ter muito cuidado, pois a pessoa com quem está falando pode não ser aquela que pensas que é; - Nem tudo o que se ler ou ver na internet é verdadeiro. Ás vezes as pessoas escrevem coisas falsas e publicam na internet. É preciso ter muita atenção com as pesquisas que se fazem na internet, deves sempre verificar a fonte do documento; - Na internet também podes encontrar alguns conteúdos ilegais, como por exemplo sites que incentivam a violência, a pedofilia, o nazismo e que podem ter informações e fotografias ou vídeos que podem chocar.

9 SITES DE BUSCA SITES DE NOTÍCIAS SITES DE PREVISÃO DO TEMPO SITES DE CLASSIFICADOS GRÁTIS SITES DE COMPRAS 50 Sites úteis

10 Dicas de segurança na internet 1 - Saia usando Logout, Sair ou equivalente; 2 - Crie senhas difíceis de serem descobertas, mesclando, se possível, letras e números; 3 - Mude a sua senha periodicamente; 4 - Use navegadores diferentes; 5 - Cuidado com downloads; 6 - Atente-se ao usar Windows Live Messenger, Google Talk, AIM, Yahoo!; 7 - Cuidado com s falsos; 8 - Evite sites de conteúdo duvidoso; 9 - Cuidado com anexos de ;

11 10 - Atualize seu antivírus; 11 - Cuidado ao fazer compras na internet ou usar sites de bancos; 12 - Não revele informações importantes sobre você ou sua família; 13 - Cuidado ao fazer cadastros. Fonte:

12 NETIQUETA São recomendações que tem como objetivo facilitar a comunicação através dos recursos de uma rede. O nome Netiqueta vem de "Etiqueta de Rede" (Net Etiquete).

13 Recomendações Gerais sobre a Comunicação Eletrônica Como recomendação geral, lembre-se que a conversa via internet é feita sempre de uma para outra pessoa ou de uma para várias pessoas, e que a forma de comunicação é a mesma que utilizaria se estivesse de frente a frente com a pessoa. Nunca diga algo que não diria se estivesse diante da outra pessoa. Existem pessoas que por estar atrás de um monitor, se sentem "maiores" se esquecendo disso e causando prejuízos de comunicação (e sem imaginar que a pessoa do outro lado da linha existe). Use sempre a força das idéias e dos argumentos. Nunca responda com palavrões, mesmo que usem de grosseria contra você. Afinal, pessoas inteligentes privilegiam os argumentos contra a falta deles.

14 Smileys expressam a face da outra pessoa em determinado momento, e dependendo do sentido da conversa, um smiley pode expressar corretamente a intenção de sua frase.Para entender o sentido do smiley, veja ele de lado. Use os smileys em suas conversações, mas com cautela.

15

16 Evite ao máximo usar emoticons de letras, palavras e coisas do gênero, isso torna a leitura das mensagens muito difícil e confusa, devido ao tempo que precisamos esperar pra que esses emoticons sejam carregados e à irregularidade nos tamanhos e cores. Emoticons expressam emoções, e não palavras, procure usá-los fora das mensagens escritas. De maneira geral, procure não usar recursos de edição de texto, como cores, tamanho da fonte, tags especiais, etc, em excesso.

17 Enquanto estiver numa conversa em programas de mensagem instantânea, nunca corte (interrompa) o assunto tratado pela outra pessoa, isso é extremamente desagradável. Existem programas de bate-papo (messengers) que possuem a funcionalidade de se auto- determinar um status ou estado como ausente. Procure usar esta ferramenta, enquanto você estiver online mas fora do computador, para evitar que seus contatos conversem com você e tenham que aguardar horas pela sua resposta.

18 ESCREVER EM MAIÚSCULAS significa gritar quando escrever mensagens eletrônicas. Durante a comunicação com pessoas de diferentes regiões (ou países), evite a utilização de gírias, ou expressões regionais. Às vezes pode ser até ofensiva. Assuma que sua mensagem está trafegando sobre uma via não segura, desta forma não envie informações pessoais que não enviaria em uma carta comum. Não demore muito para responder uma mensagem.

19 Uso da internet no mundo O uso geral da internet tem tido um enorme crescimento. De 2000 a 2009, o número de usuários da rede mundial no mundo subiu de 394 para 1,858 bilhão. Em 2010, 22% da população mundial tinha acesso a computadores com 1 bilhão de buscas no Google todos os dias, 300 milhões de usuários de internet lendo blogs e 2 bilhões de vídeos assistidos diariamente no YouTube.

20 Usuários da internet pelo mundo 1º Estados Unidos: 198 milhões de internautas; 2º Japão: 60 milhões de internautas; 3º Brasil: 52,5 milhões de internautas; *Dados referentes a dezembro de 2012.

21 Agora é a sua vez Quais sites você mais visita ou mais lhe são úteis? ?


Carregar ppt "INTERNET. A internet está em todo o lugar Não vivemos mais sem internet."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google