A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Senso e consciência moral

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Senso e consciência moral"— Transcrição da apresentação:

1 Senso e consciência moral
Professor Romildo Tavares Filosofia Mod. 19

2 Moral É o conjunto de normas e condutas reconhecidas como adequadas ao comportamento humano por uma dada comunidade humana. A moral estabelece princípios de vida capazes de orientar o homem para uma ação moralmente correta.

3 Podemos dizer que pertencem ao vasto campo da moral a reflexão sobre perguntas fundamentais como:
O que devo fazer para ser justo? Quais valores devo escolher para guiar minha vida? Há uma hierarquia de valores que deve ser seguida? Que tipo de ser humano devo ser nas minhas relações comigo mesmo, com meus semelhantes e com a natureza? Que tipo de atitude devo praticar como pessoa e como cidadão.

4 Segundo Marilena Chauí: "Senso e consciência moral dizem respeito a valores, sentimentos, intenções, decisões e ações referidos ao bem e ao mal e ao desejo de felicidade. Dizem respeito às relações que mantemos com os outros e, portanto nascem e existem como parte de nossa vida intersubjetiva."

5 A consciência moral manifesta-se na capacidade de deliberar diante de uma situação e de alternativas fáceis ou difíceis. Cada um de nós tem um jeito de sentir próprio. Dizemos que cada um tem sua subjetividade.

6 Mas existem coisas que tocam mais uns do que outros, e, existem coisas que geram em todos reações muito semelhantes. Estas coisas são chamadas de intersubjetivas.

7 O sistema moral de cada grupo social é elaborado ao longo do tempo de acordo com os valores reconhecidos por aquele grupo como significativos para a convivência social. Como o ser humano é um ser social e a sociedade sofre transformações ao longo da história, além de possuir um caráter social, caracteriza-se também por ser uma construção histórica.

8 A moral aristocrática visa fazer com que o indivíduo se aproxime, cada vez mais, de um homem ideal e transcendente. Nesse sentido, são morais aristocráticas a moral judaica, baseada no modelo de homem de fé (Abraão), a moral cristã, no amor ao próximo (Jesus), a moral platônica, no ascetismo (filósofo-rei), a moral budista, na eliminação dos desejos (Buda). A felicidade plena é obtida quando o indivíduo realiza o ideal proposto. Quanto mais virtuoso for o indivíduo, maior o seu grau de felicidade.


Carregar ppt "Senso e consciência moral"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google