A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A INTERNET NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A INTERNET NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO."— Transcrição da apresentação:

1 A INTERNET NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

2 Histórico da Clickideia  Fundada em Setembro de 2001  Apoio: Unicamp e CNPq Convênio de Cooperação Técnica com Unicamp  Conteúdo próprio – desenvolvido por equipe interna e com registro de propriedade intelectual  Três fases de operação: Fase 1 – construção dos conteúdos Fase 2 – validação em campo em 5 estados brasileiros Fase 3 – comercialização

3 Objetivos Portal educacional com material didático multimídia com aplicação em escolas de EF e EM ● contribuir no processo de incorporação da informática pelas escolas  Proposta ● permitir o acesso a materiais didáticos que atendam a grade curricular do Ensino Fundamental e Médio ● ferramenta para auxiliar no trabalho do professor e reforçar o aprendizado do aluno ● possibilitar o uso pedagógico da informática

4  Documentos oficiais do MEC PCNs Contextualização Interdisciplinaridade => Conteúdo em rede Transversalidade SAEB Descritores => Exercícios Proposta Pedagógica

5 Conteúdo  Equipe multidisciplinar ● Pedagógica / Capacitação ● Tecnologia da Informação (TI) ● Webdesign

6  auxiliar os professores no uso do Portal e dos recursos de informática e internet  ajudar os professores a incorporarem novas metodologias de ensino  familiarizar os professores com as tecnologias digitais Estabelecer uma relação de parceria Clickideia + Comunidade Escolar Capacitação - Objetivos

7 Capacitações Iniciais Nível 1 e 2: - ocorrem sempre nos pólos, com 1 instrutor por LAB, 20 ou 25 profs. por sessão - sempre em vários pólos simultaneamente - 4 horas de duração por nível => 8 horas no total Visitas de Apoio e Suporte: - instrutores visitam todas as 160 escolas e fazem atividades com os Profs. Coordenadores do Projeto com o Portal Clickidéia - 8 horas de duração Capacitação – Metodologia

8  Datas Capacitações Iniciais 1: 01/03/2010 até 25/03/2010  Pólos e datas:  01/03 – 05/03: São Paulo, Sorocaba e Campinas  08/03 – 13/03: São Paulo  08/03 – 12/03: Marília  08/03 – 11/03: Franca  15/03 – 19/03: ABCD  15/03 – 18/03: São José Rio Preto e Presidente Prudente  22/03 – 25/03: São Paulo Capacitação – Cronograma

9  Início previsto: Abril de 2010  Horário em que o Prof. Coordenador estiver na escola  Agendamento prévio – Questionário  Cronograma de visita será informado via ofício Visitas de Apoio e Suporte

10  DURAÇÃO: 8 horas  Sugestão de atividades: - 4 horas com o Professor Coordenador - 4 horas com professores que não participaram da Capacitação Inicial – 1 (apresentação para o diretor) - ou 8 horas apenas com o Prof. Coordenador Acompanhamento do andamento do projeto por escola Visitas de Apoio e Suporte

11 3 MOMENTOS: perfis diferentes Atendimento em cada ETEC  1º Momento: Reunião com o Professor Coordenador do Projeto com o Portal Clickidéia  2º Momento: Capacitação dos Professores que não participaram da Capacitação Inicial  3º Momento: Atendimento às necessidades da escola Visitas Apoio e Suporte

12 Familiarização com conteúdo do Portal Clickidéia  Navegação pela disciplina que leciona para análise do conteúdo disponível  Navegação geral pelo Portal para análise de conteúdo (Curiosidades) e ferramentas  Ficha de Avaliação do Portal Clickidéia – Ensino Médio  Data para envio da Avaliação do Portal: 30/04 Canal para envio da ficha avaliação Portal: TAREFAS

13 Ficha de Avaliação de Conteúdo  Relatar detalhadamente sugestões e críticas  Especificar bem o endereço (local) das páginas mencionadas. Exemplo: Disciplina: Química site/conteudo/mostra_conteudo.pl?nivel=m&disc=qui&codpa g=QUI http://www.clickideia.com.br/cgi-local/lib- site/conteudo/mostra_conteudo.pl?nivel=m&disc=qui&codpa g=QUI (Teoria Atômica – Introdução) Sugestão: Inserir exercícios na página. TAREFAS

14 Objetivo da Atividade Relatório de Análise do Portal  Adequação dos conteúdos do Clickidéia de acordo com as necessidades de professores e alunos das ETECs do Centro Paula Souza  Público Centro Paula Souza: especificidades peculiares, alta qualidade no processo de ensino-aprendizagem (adequação do Portal) Adequação do conteúdo do Portal no 1º ano do Projeto com as ETECs

15 TAREFAS Senhas e Logins  Recebimento  Distribuição  Disponibilizar as listas para os responsáveis (LAB, projeto), caso o coordenador não esteja presente as listas poderão ser consultadas (arquivo PDF)  Enviar SEMANALMENTE as inclusões, exclusões, alterações de usuários, dentro da planilha modelo de geração de cadastros Atenção: envio de dados fora da planilha padrão

16 Utilização do Portal Clickidéia  Estimular comunidade escolar (Ensino Médio) a utilizar o Portal em suas práticas pedagógicas cotidianas  Conciliar Proposta Pedagógica da Escola com o conteúdo do Portal Clickidéia  Propor dinâmicas para os professores utilizarem o Portal com seus alunos  Participar de reuniões com os pais dos alunos para informá-los sobre a utilização do Portal TAREFAS

17 Utilização do Portal Clickidéia  Alunos do Ensino Médio com conhecimentos básicos de informática  Horário disponível (aulas vagas, contra período)  Auxiliar os professores na utilização dos laboratórios  Acompanhamento das atividades de Apoio Escolar para alunos em recuperação  Orientação nos laboratórios para estudo dirigido  Atestado das horas cumpridas como monitor mirim emitido pelo Portal Clickidéia MONITOR MIRIM

18  Certificado da Reunião (8 horas) de 29/03 será emitido pelo Centro Paula Souza via site:  Certificado Capacitação Inicial Nível 1 (4 horas) será emitido pelo Portal Clickidéia com o envio via malote para as ETECs Certificados

19 Canal de Comunicação entre os usuários participantes do projeto e a equipe da Clickideia:  Problemas com cadastro, novos usuários, envio de relatórios, etc.  Dúvidas sobre o projeto  Sugestões Especificar sempre na mensagem ou no assunto o nome da escola, cidade e nome da pessoa de contato para facilitar identificação. Canal de Comunicação

20 Canais de Comunicação

21 Guia de Navegação edio.doc Para ter uma visão mais detalhada do Portal Clickidéia e uma noção melhor de todas as suas ferramentas e características, acesse o nosso Guia de navegação. Clique no link abaixo ou copie e cole o endereço no seu navegador de Internet. Boa leitura!

22 Tecnologia  Versão off-line Ocorrências Encaminhamento Prazos para implantação  Senhas – geração de senhas e múltiplas senhas Ocorrências Encaminhamento Prazos para implantação  Relatórios de acessos Formas de operação Prazo de disponibilização

23 Tecnologia – Versão Off-line  Ocorrências Servidor off-line foi concebido e preparado para trabalhar em ambiente cliente – servidor Escolas tinham padrões de rede variados Escolas acessam e alteram os dados da máquina que foi definida para atuar como servidor.  Encaminhamento Nova arquitetura para o sistema off-line composta de duas partes:  Estrutura do portal instalada localmente  Módulo independente responsável pela atualização  Prazo: inicio das instalações novo sistema em 19/4/2010

24 Tecnologia – Senhas  Múltiplas senhas Professores (titulares e coordenadores) atuam em mais de uma escola.  Encaminhamento Consistir banco de dados e filtrar informações definindo apenas uma senha por professor Contabilizar os acessos para TODAS as escolas nas quais o professor atua  Prazos: Filtragem dos dados até 5/4; avaliação e consistência até 12 de abril, a partir de 13 de abril até 2 de maio será feita a divulgação da senha definitiva aos professores. OBS: após 2 de maio o acesso somente será feito com a senha única sendo canceladas as demais senhas

25 Tecnologia – Senhas  Geração de senhas Houve atrasos nas entregas das senhas geradas e nominadas devido às entregas parciais realizadas pelas escolas e à forma como os dados foram enviados.  Encaminhamento Foi implantado novo processo de nominação de senhas e alteração de dados Padronização na forma de comunicação de inclusões e exclusões As escolas estão sendo contatadas e orientadas para ajustar os dados  Prazos: Processo implantado e em operação

26 Tecnologia – Monitoramento  Relatórios de Acompanhamento de Utilização: Serão monitorados 4 grupos de usuários: Alunos, Professores, Professores Coordenadores e Diretores Os dados serão consolidados em dois níveis: por escolas e total do projeto Serão monitorados os dados de P.V. (Page Views), Q.A. (Qtd. Acessos) e U.U. (Usuários Únicos)  Acesso aos dados de monitoramento No Ambiente do Professor no Portal Clickideia  Escola (Profs Titulares, Profs Coordenadores e Diretores)  Coordenação do Projeto no CPS Os dados de acesso serão disponibilizados em abril e as comparações com as metas serão disponibilizados em maio Relatórios mensais enviados à CGP (tabelas e gráficos).

27


Carregar ppt "A INTERNET NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google