A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Internet a Serviço da Vigilância Sanitária – A Gestão do Site Anvisa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Internet a Serviço da Vigilância Sanitária – A Gestão do Site Anvisa"— Transcrição da apresentação:

1 A Internet a Serviço da Vigilância Sanitária – A Gestão do Site Anvisa
São Paulo, junho de 2003

2 Organização No final da década de 90, foi criada a maioria dos sites do Governo Federal.

3 Organização Como regra geral, gestão de conteúdo e gestão de tecnologia têm sido responsabilidades alocadas a diferentes áreas (comunicação social e informática)

4 Organização A Anvisa adota modelo diferente do que existe na maioria das organizações governamentais.

5 Organização Em uma única Gerência-Geral, estão integrados:
- a comunicação multimídia (conteúdo e linguagem do site); - o desenvolvimento de sistemas e - a administração da infra-estrutura de tecnologia de informação.

6 Organização Este arranjo facilita a comunicação e o compartilhamento da informação entre as três áreas e permite um melhor entendimento dos processos de trabalho e dos projetos corporativos da Anvisa.

7 Organização e o mais importante:
este trabalho conjunto permite que os sistemas e serviços a serem disponibilizados no site observem, desde o início de sua concepção, requisitos de comunicação web.

8 Sociedade Setor Regulado Órgãos Governamentais
Integração dos recursos de mídia com foco no cidadão Áreas de Atuação Web Portos, Aeroportos e Fronteiras Tecnologia em Saúde Farmaco e Tecnovigilância Toxicologia Cosméticos Medicamentos Alimentos Saneantes Sangue Internet Intranet Sociedade Setor Regulado Órgãos Governamentais Usuários

9 Organização A equipe da Gerência de Comunicação Multimídia está estruturada a partir de quatro núcleos de trabalho:

10 Organização Cada área da ANVISA tem o seu gestor de conteúdo - nada é publicado sem autorização da respectiva unidade.

11 Requisitos básicos do site ANVISA:
Compromisso com a cidadania Simplicidade Velocidade de navegação Identidade visual Visibilidade Confiabilidade Interatividade

12 Alguns exemplos de como estes requisitos são atendidos...

13 Compromisso com a cidadania:
Portadores de deficiência visual podem navegar no site ANVISA

14 Compromisso com a cidadania:
O site ANVISA adota regras de construção que o tornam compatível com software “leitor” de telas (transforma o que é apresentado na tela, em formato texto, em áudio) Principal referência: W3C

15 Algumas regras: Evitar a utilização de frames nas páginas; Incluir o título das páginas; Incluir uma descrição para cada imagem no atributo ALT das mesmas; Incluir um “link” em todas as imagens da página. Não criar imagens com image map (imagem com mapeamento para diversos links).

16 Algumas regras: Uso de hipertextos que fazem sentido quando lidos fora do contexto; Identificação clara quando há mudança de linguagem padrão (html) de um documento; Uso de cores de fundo e de letras com contraste suficiente para portadores de deficiência visual ou em monitores P&B

17 Simplicidade e velocidade de navegação
Qualquer internauta com equipamentos simples pode navegar sem maiores problemas

18 Simplicidade e velocidade de navegação
não há uso de tecnologias sofisticadas nas primeiras páginas (flash e outras linguagens de animação), o uso de imagens é comedido e acompanhado de texto, grandes arquivos são divididos de maneira a que o download possa ser feito por partes.

19 Resultados Há quase três anos no ar, o site da ANVISA é o único a estar adaptado para portadores de deficiência visual, oferecendo conteúdo em inglês e espanhol, entre os sites de ministérios e agências federais.

20 Resultados www.redegoverno.gov.br, seção Saúde:
35% dos links do item “Informações” 45% dos links do item “Serviços” são providos pelo site ANVISA

21 Resultados O boletim eletrônico “Novidades do Site”, enviado por toda quarta-feira, tem assinantes cadastrados.

22 Resultados A gestão do site é avaliada diretamente pelos clientes (outras unidades da ANVISA e usuários do site).

23 Avaliação feita pelas demais unidades da ANVISA janeiro de 2001 - 75 clientes-avaliadores;

24 Resultados O site da Agência ficou entre os 3 melhores na categoria Governo no Prêmio iBest2003, pelo Júri Popular.

25 Resultados Em outubro de 2000, o site apresentou a média de acessos diários. Em abril de 2003, o site recebeu visitas por dia, ocorrendo picos de 17 mil visitas em alguns dias úteis.

26 Conclusões A construção de uma identidade institucional sólida passa pelo nível de excelência no atendimento. A internet é uma nova tecnologia de informação que começa a se consolidar como instrumento institucional de comunicação.

27 Conclusões A oferta de informações institucionais, técnicas, científicas, alertas sanitários, enquetes, legislação e serviços faz do site da ANVISA um canal privilegiado de comunicação da Agência com os seus diferentes públicos – setor regulado, jornalistas, comunidade acadêmica, cientistas, profissionais de saúde e cidadãos.

28 Conclusões A gestão de sites institucionais pode obter bons resultados quando são integrados profissionais de comunicação (webjornalismo, webdesign, publicidade, desenho industrial) ao lado de profissionais da área de informática (análise de sistemas, programação, administração de rede e infra-estrutura).

29 Comunicação em Prosa Moderna – p.33
“A linguagem é comunicação, e nada é comunicado se o discurso não é compreendido”. Prof. Othon M. Garcia Comunicação em Prosa Moderna – p.33 21ª edição

30 Graça Guimarães Gerente de Comunicação Multimídia
(61)


Carregar ppt "A Internet a Serviço da Vigilância Sanitária – A Gestão do Site Anvisa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google