A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Formação e Cidadania Educafro/Unicastelo O despertar da consciência Cidadã. Cristina Lenice Dantas Bacharel em Direito Sara Tchoya Historiadora.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Formação e Cidadania Educafro/Unicastelo O despertar da consciência Cidadã. Cristina Lenice Dantas Bacharel em Direito Sara Tchoya Historiadora."— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Formação e Cidadania Educafro/Unicastelo O despertar da consciência Cidadã. Cristina Lenice Dantas Bacharel em Direito Sara Tchoya Historiadora

2 Acolhimento: 8:30/9:00; Apresentação; Café 10:00 até 10:15; Término do curso: 11:00 ou 11:30 hrs; Cronograma das atividades:

3 / educafrobrasil /.educafro.org.br Atenção! Siga a Educafro nas redes sociais:

4 Momento zennnnn !!! Despertar!

5 Contra força não há resistência!

6 Missão: Promover a inclusão de negros/as e outros empobrecidos, nas universidades públicas, ProUni e universidades particulares com bolsa, tendo como linha transversal a construção da cidadania e direitos humanos. Visão: Trabalhar rumo a solidificação dos sonhos de Marthin Luther King, Zumbi dos Palmares, Nelson Mandela, São Francisco, Gandhi e Luiza Mahin. Cores do Símbolo: Representam a unidade Africana na militância pelos direitos civis. Nossa Missão:

7 O despertar da consciência Cidadã.

8 OBS: CICLO DE FORMAÇÃO EDUCAFRO  10 Encontros de Cidadania, sobre temas diversos;  Só poderá ser encaminhado(a) para vestibular na UNICASTELO aquele Associado(a) que concluir os 10 encontros do CICLO DE FORMAÇÃO EDUCAFRO;  Ao final dos 10 encontros o Associado(a) prestará o vestibular de cidadania e, sendo aprovado, receberá um certificado de participação no CICLO, válido para horas complementares na futura faculdade;  Os 10 temas serão ministrados de maneira cíclica, acabando o décimo, reinicia-se com o primeiro;  Quem por algum motivo faltar no ciclo numero cinco, por exemplo, deve aguardar o retorno do reinicio do ciclo, ate chegar ao cinco;  Aconselha-se avisar a todos os seus amigos e parentes para iniciarem logo o ciclo;

9 Curso de formação e Cidadania Educafro/Unicastelo T ema 01: Seja consciente, seja Cidadão – A mudança começa por você; - Dr. Elias, Anderson e Valter. Tema 02: Estratégias para o Negro vencer; - Dr. Elias, Valter e Anderson. Tema 03: Empoderamento do Negro – Faz toda a diferença; - Valter e Anderson. Tema 04: De volta para o futuro – Conhecer a História para transformar; - Sara e Cristina. Tema 05: Sete atos oficiais que decretaram a marginalização do Negro no Brasil; - Fernando e Leticia.

10 Tema 06: Meritocracia e Ações Afirmativas – Abrindo leques de possibilidades; - Eueliton e Kimberley. Tema 07: Operadores do Direito do povo Negro – Saindo do comodismo – Tomando atitude!; - Linalva e Letícia. Tema 08: A reforma política – Democracia é a participação do voto; - Dr. Elias. Tema 09: A importância do voluntariado; - Frei David. Tema 10: Missão, Visão e Objetivos de ser Educafro: Avanços, e legados dos últimos 10 anos; - Valter e Anderson. Curso de formação e Cidadania Educafro/Unicastelo

11 1- Acessar o site 2- Fazer o cadastro no portal do associado; 3- Clicar no link graduação SP/RJ; 4- Localizar a faculdade Unicastelo e clicar; 5- Informar os dados no Sistema Ciclo de formação Educafro; 6- Digitar os dados no sistema de acordo com que aparece na filipeta sendo letras maiúsculas ou minúsculas; Procedimentos para cadastrar a filipeta no Sistema do Ciclo de Formação Educafro.

12 Cadastrar a filipeta 1- Acessar o site

13 Cadastrar a filipeta 2- Fazer o cadastro no portal do associado;

14 Cadastrar a filipeta 3- Clicar no link graduação SP/RJ;

15

16 Cadastrar a filipeta 4- Localizar a faculdade Unicastelo e clicar;

17

18 Cadastrar a filipeta 5- Informar os dados no Sistema Ciclo de formação Educafro;

19 Cadastrar a filipeta 6- Digitar os dados no sistema de acordo com que aparece na filipeta sendo letras maiúsculas ou minúsculas;

20 No sistema do Ciclo de Formação Educafro.

21 O despertar da consciência Cidadã.

22 Tema 04: De volta para o futuro:conhecer a História para Transformar SANKOFA: Sankofa é um pássaro que segundo a filosofia africana significa voltar ao passado para ressignificar o presente. O pássaro vai para frente (futuro) com a cabeça voltada para trás (passado). Mensagem: Resgatar a memória para continuar fazendo história no presente. O ideograma Sankofa pertence a um conjunto de símbolos gráficos de origem Akan, chamado Adinkra. A palavra, da língua dos povos akan da África ocidental, sobretudo Gana e Costa do Marfim, tem uma conotação simbólica muito forte no sentido da recuperação e valorização das referências culturais africanas. Aprender do passado, construir sobre as fundações do passado. Em outras palavras, volte às suas raízes e construa sobre elas para o desenvolvimento, o progresso e a prosperidade de sua comunidade em todos os aspectos da realização humana. ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE, PERTENCIMENTO.

23 14 de maio de 1888: Os dias seguintes... - Proclamação da República: construção da Identidade do Brasil; - Projeto Nacional Civilizador: a desafricanização dos grandes centro; - Estudo de Caso: São Paulo Ver: 1000 Tretas, 1000 Trutas - Racionais MC)

24 - Eugenismo no Brasil: do que se trata? - Estratégia de Extermínio: Miscigenação Democracia Racial

25

26

27 LEI Nº , DE 20 DE JULHO DE 2010.

28 Estatuto da Igualdade Racial Cotas Raciais Beneficiar pessoas utilizando o critério de cor? Atestar a Incapacidade do Negro? Racismo ao Contrário / Racismo Inverso?

29

30 Quanto ao Racismo ao Contrário...

31

32 Finalizando... “A Ancestralidade é nossa via de identidade histórica, sem ela, não sabemos o que somos e nunca saberemos o que queremos ser”

33 Defensoria Pública SP O cidadão em ação mudando o futuro da nação; Nossas Conquistas!!!

34 Participe também!

35 Participe doando sangue e baixando o aplicativo no seu celular com o sistema Android através do endereço ou play estore da google; Participe também!

36

37


Carregar ppt "Curso de Formação e Cidadania Educafro/Unicastelo O despertar da consciência Cidadã. Cristina Lenice Dantas Bacharel em Direito Sara Tchoya Historiadora."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google