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PROGRAMA FAÇA UM AMIGO NO TRÂNSITO

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Apresentação em tema: "PROGRAMA FAÇA UM AMIGO NO TRÂNSITO"— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA FAÇA UM AMIGO NO TRÂNSITO
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NAS ESCOLAS DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ

2 EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
A boa convivência no trânsito é uma questão de cidadania consciente. Os temas e conteúdos sugeridos têm o objetivo de que se faça de uma forma eficiente o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem onde o grupo possa observar a realidade, opinar, assumir responsabilidades, resolver problemas, e refletir sobre as conseqüências de seus atos no trânsito, como participante ativo do trânsito e usuário da via pública tanto como pedestre, quanto como caroneiro, ciclista ou como futuro motorista e motociclista. Objetivando despertar tanto nos alunos, quanto em seus familiares o interesse pelo aprendizado das normas, leis e regras pertinentes ao trânsito, imbuídas de valores de respeito à vida e ao meio-ambiente, sugere-se que os temas sejam abordados durante todo ano letivo, nos projetos que estão sendo planejados e que já encontram-se em andamento nas Unidades Escolares. De acordo com os PCN’s, Planos Curriculares Nacionais e com o CTB, Código de Trânsito Brasileiro, a Educação para o Trânsito, no seu Capítulo VI - DA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO Art. 74. A educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional do Trânsito. Art. 76. A educação para o trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e Educação, da União, dos Estados , do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação.

3 EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
Em nosso município, a COMPUR, Companhia de Desenvolvimento & Urbanização de Balneário Camboriú, é o Órgão Gestor do Trânsito e desenvolve o Programa “Faça um Amigo no Trânsito”, onde diversos projetos nesta área são desenvolvidos, através do seu Setor Pedagógico, que para o ano de 2006, além das visitas na Mini-Cidade de Trânsito, está programando diversas ações, campanhas educativas e de conscientização para que tenhamos maior mobilidade e humanização no trânsito de nosso município e por conseqüência uma melhor qualidade de vida para todos os moradores e turistas que visitam nossa cidade.

4 SUGESTÕES DE TEMAS A SEREM ABORDADOS NOS PROJETOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DAS SÉRIES INICIAIS, SOBRE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO. Valorização do meio em que vivemos Conhecendo e respeitando o meio-ambiente Cidadania – trânsito nas vias urbanas e no meio rural Respeito e segurança no trânsito Conhecendo e aprendendo com o outro as regras da boa convivência no trânsito Meios de transporte e segurança Respeito ao trânsito e a importância de se brincar em locais seguros. Ver, ouvir e sentir o trânsito. Vias por onde transitam pessoas, veículos e animais Tipos de veículos que transitam nas vias Símbolos que organizam nossas vidas no trânsito Importância de ser um bom pedestre, ciclista, passageiro e usuário do sistema de transporte coletivo e escolar. O trânsito e nosso corpo Características do trânsito em nosso município As placas que regulam o trânsito, avisando e fornecendo informações Sinalizações semafóricas e sinalizações luminosas

5 EDUCAÇÃO INFANTIL E DAS SÉRIES INICIAIS
Pressa e atenção no trânsito Agente de Trânsito Policial de Trânsito Autoridade de Trânsito Ciclista Regras de circulação do ciclista Sinalização para o ciclista Pontos de referência no trânsito Andar corretamente pelas calçadas O uso correto do cinto de segurança Faixas de travessia, de pedestres ou de segurança Direitos e deveres no trânsito Ação das drogas e do álcool no cérebro e como elas afetam as habilidades das pessoas no trânsito. Trânsito, espaço público e de respeito Velocidade, o excesso e as conseqüências Órgão Nacional de Trânsito – DENATRAN Órgão Estadual de Trânsito - DETRAN Órgão Municipal de Trânsito – COMPUR

6 SUGESTÕES DE CONTEÚDOS E ATIVIDADES PARA SEREM INSERIDAS NOS PROJETOS DE 5ª,6ª,7ª e 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO Conceito de trânsito. Funcionamento do trânsito em nosso município Órgão Municipal de Trânsito, Agentes de Trânsito. Componentes do sistema de trânsito: pedestre, passageiro, condutor, motociclista, ciclista, transporte coletivo, policial e agente de trânsito, Vias públicas urbanas (calçadas, meio-fio, bueiro, pista de rolamento, canteiro central, passarela, viaduto, túnel e defensa); Veículos quanto à fração (automotor, elétrico, propulsão humana, tração animal, reboque e semi-reboque) Comportamento adequado em veículos particulares e coletivos. Atenção necessária ao esperar o veículo; no seu interior e ao descer do mesmo; uso correto do cinto de segurança. Noções básicas de segurança para circular no trânsito. Travessia segura na via pública Uso da faixa de pedestres, Brincadeiras em vias públicas, em calçadas, entre carros estacionados e outros locais de intensa movimentação e circulação de veículos

7 5ª,6ª,7ª e 8ª SÉRIE Sinalização vertical (placas) Sinalização horizontal (marcas na pista), Sinalização de semáforos. Segurança ao transitar como : Pedestre (as vias urbanas e rurais); Passageiro de veículos particulares e coletivos (uso do cinto de segurança); Ciclista (nas vias urbanas e rurais). Policial e Agente de Trânsito: urbano e rodoviário. Funções de orientação e fiscalização dos pedestres e condutores de veículos; Importância do trabalho do Policial e do Agente de Trânsito. Sinalização: Conceito. Importância. Sinalização vertical: placas de regulamentação Sinalização de advertência; Sinalização horizontal: marcas na pista e na faixa, divisória de pista de rolamento e/ou demarcatória do centro da pista, faixa de retenção dos veículos e marcas (setas e letreiros);

8 5ª,6ª,7ª e 8ª SÉRIE Aspectos de envolvimento do homem em acidentes de trânsito; Noções de primeiros socorros: Sinalização no local do acidente; Drogas lícitas e ilícitas que afetam a segurança no trânsito; Álcool e direção, mistura perigosa. Mobilidade Humana e acesso no trânsito dos portadores de necessidades especiais. BIBLIOGRAFIA E INDICAÇÃO DE SITES: MAZZALOTTI Silvio – TEREZINHA Marli – PRATES Randal; Educando Para o Trânsito 5ª, 6ª, 7ª e 8ª série Editora Kalimera TECNODATA ; Código de Trânsito Brasileiro, 2005 MARTINS, João Pedro. A Educação De Trânsito: Campanhas Educativas Nas Escolas. Belo Horizonte : Autêntica, 2004. RODRIGUES, Juciara – Educação de Trânsito no Ensino Fundamental:Caminho Aberto à cidadania. Brasília. ABEDETRAN

9 BUSQUETS, Maria Dolores- Temas transversais em Educação:Bases para uma formação integral;Ática 1993.
AZEVEDO, Neusa Maria Dubinski de. Educação para o trânsito nas escola de 1º e 2º graus. Diretrizes orientadoras para o trabalho no currículo, Curitiba, 1992. Transitando em Segurança – Considerações sobre os Portadores de Necessidades Especiais no Trânsito. MONATRAN- Florianópolis Órgão Municipal Gestor do Trânsito no município de Balneário Camboriú Movimento nacional de Educação no Trânsito Programa PARE - Programa de Redução de Acidentes no Trânsito Órgão Estadual de Trânsito – DETRAN Órgão Nacional de Trânsito – DENATRAN

10 ICETRAN http://www.icetran.com.br/online/index.online.php?s=biblioteca
Perkons Dúvidas, agendamentos, sugestões e solicitações referentes aos projetos que são desenvolvidos pelo Programa Faça um Amigo no Trânsito, podem ser feitas diretamente através do Setor Pedagógico da COMPUR, pelos telefones e , Ramal 25, com a Pedagoga Karine, no horário das 13:00 às 19:00 horas ou através do link abaixo:

11 karine@compur.com.br educacao@compur.com.br
Para maiores informações faça contato conosco (47) e Pedagoga: Karine F. Winter


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