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DIRETORIA DE POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

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Apresentação em tema: "DIRETORIA DE POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"— Transcrição da apresentação:

1 DIRETORIA DE POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Ministério da Educação DIRETORIA DE POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS XII ENEJA – Salvador (BA) Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão

2 MATRÍCULAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Ano Total de Escolas Total de matrículas % Mat. Noturno ,6% ,7% Diferença , ,9 Matrículas na Educação de Jovens e Adultos por nível de ensino Ensino Fundamental: (67%) Ensino Médio: (33%) Total de matrículas – Fonte: Educacenso-INEP/MEC Dados PNAD/IBGE O Brasil tem uma população de 57,7 milhões de pessoas com mais de 18 anos que não freqüentam a escola e não têm o Ensino Fundamental completo. 2

3 DISTRIBUIÇÃO DE MATRÍCULAS POR REDES DE ENSINO
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DISTRIBUIÇÃO DE MATRÍCULAS POR REDES DE ENSINO 3

4 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
FORTALECIMENTO DAS REDES FINANCIAMENTO FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES CÁTEDRAS DE EJA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL REDE DE INTERLOCUÇÃO DA EJA INTERSETORIALIDADE LEITURA MATERIAIS DIDÁTICOS FORTALECIMENTO DAS REDES 4

5 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
ALFABETIZAÇÃO PBA

6 DADOS GERAIS DE ATENDIMENTO
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DADOS GERAIS DE ATENDIMENTO Ciclo Adesão Atendimento Reinscritos Situação final Não alfabetiza do Alfabetizado e não matriculado na EJA Alfabetizado e matriculado na EJA Total 2008 1.115    ____ 274.32  (46%)   (48%) 35.904  (6%) (45%)  2009 1.469    (8%) (51%)    (42%) 57.859  (7%) (46%)  2010 1.443   (17%)   (42%)  28.694 (10%) (20%)  6

7 CICLO 2010 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Adesão:
Entidades parceiras em 2010 : 1.443 Alfabetizandos: Meta AlfabetizandosTotal: (PPAlfas concluídos) Meta Alfabetizandos Zona Urbana   Meta Alfabetizandos Zona Rural   Cadastro total: , destes   (em alfabetização) Perfil dos alfabetizandos ZONA Gênero Raça/Cor Ocupação Faixa etária Rural Urbana Feminino Masculino Pardos Negro Branco Amarelo Indígenas Empreg. Desempreg. 15-29 30-49 50-64 65 ou mais 58% 42% 56% 44% 66% 12% 19% 2% 1% 80% 20% 18% 25% 13%

8 CICLO 2011 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Marco Legal:
RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 32 DE 1º DE JULHO DE 2011 Principais alterações: Não aceitação de instituições privadas de fins lucrativos como formadora;  Obrigatoriedade de formação continuada para os coordenadores, ser prestada pela instituição formadora; Condições indispensáveis para adesão ao ciclo de 2011: Preenchimento do relatório de situação final do alfabetizando das turmas de 2008, 2009 e 2010* no SBA, e Transferência de recursos mediante prestação de contas em dia junto ao FNDE. 8

9 PBA PERSPECTIVAS EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
COMPROMETIMENTO DOS DIRIGENTES COM A GESTÃO DO PBA QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO LOCAL PARA EXECUÇÃO DO PROGRAMA QUALIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA ARTICULAÇÃO E INTERSETORIALIDADE CONTINUIDADE NA EJA VALORIZAÇÃO DOS BOLSISTAS AMPLIAÇÃO DA EQUIPE DA COORDENAÇÃO GERAL DE ALFABETIZAÇÃO 9

10 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
AGENDA TERRITORIAL DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS FORTALECIMENTO DAS REDES 10

11 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
AGENDA TERRITORIAL DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DIRETRIZES Promover o fortalecimento da EJA articulando demandas sociais e a oferta de políticas públicas. Estimular a integração das políticas de educação formal e não formal. AÇÕES Elaboração de diagnósticos sobre demanda e condições de oferta por estado; Proposição de ações de cada uma das instituições participantes, de acordo com suas respectivas atribuições e responsabilidades institucionais, com vistas ao atendimento das recomendações do Documento Base Nacional para VI CONFINTEA e de resposta aos desafios identificados no diagnóstico; Criação de uma mesa permanente de trabalho para planejar e compartilhar estratégias e ações para a garantia do direito à educação de qualidade para jovens, adultos e idosos. 11

12 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PROGRAMA NACIONAL DE LIVRO DIDÁTICO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – PNLDEJA 12

13 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PELO PROGRAMA NACIONAL DE LIVRO DIDÁTICO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – PNLDEJA TOTAL DE ALUNOS BENEFICIADOS: ALFABETIZANDOS DO PBA: ALUNOS DAS ESCOLAS DE EJA/FUNDAMENTAL: TOTAL DE EXEMPLARES DISTRIBUÍDOS: 13

14 FORMAÇÃO DE PROFESSORES
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS FORMAÇÃO DE PROFESSORES 14

15 FORMAÇÃO DE PROFESSORES
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS FORMAÇÃO DE PROFESSORES PROFESSORES NA EJA: FORMAÇÃO A DISTÂNCIA/UAB: FORMAÇÃO PRESENCIAL: 3.607 TOTAL: 15

16 PRÊMIO MEDALHA PAULO FREIRE
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PRÊMIO MEDALHA PAULO FREIRE 16

17 PRÊMIO MEDALHA PAULO FREIRE
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PRÊMIO MEDALHA PAULO FREIRE Tem como objetivo identificar, reconhecer e estimular experiências educacionais que promovam políticas, programas, projetos cujas contribuições sejam relevantes para a educação de jovens e adultos no Brasil. Edital n° 1 de 2 de maio de 2011: 72 experiências inscritas; 25 experiências pré-selecionadas pelos Estados; 10 experiências receberão visitas in loco; 5 experiências serão premiadas. Obs: Registramos que este é o quinto ano da realização do Prêmio. A cada ano um número maior de experiências são inscritas. Em 2010 foram 32 experiências. 17

18 PROJOVEM PRONATEC PRONACAMPO
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PROJOVEM PRONATEC PRONACAMPO 18

19 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PNE 19

20 PNE - METAS EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Meta 3: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar, até 2020, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85%, nesta faixa etária. Meta 8: Elevar a escolaridade média da população de 18 a 24 anos de modo a alcançar mínimo de 12 anos de estudo para as populações do campo, da região de menor escolaridade no país e dos 25% mais pobres, bem como igualar a escolaridade média entre negros e não negros, com vistas à redução da desigualdade educacional. Meta 9: Elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5% até 2015 e erradicar, até 2020, o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional Meta 10: Oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos na forma integrada à educação profissional nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. 20

21 Ampliação do Acesso, Permanência e Continuidade
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PERSPECTIVAS EJA Ampliação do Acesso, Permanência e Continuidade Comprometimento dos Gestores Equação Formação / Docência / Diversidade Currículo Significativo e Integrado 21


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