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DIRETORIA DE POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade.

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1 DIRETORIA DE POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão XII ENEJA – Salvador (BA)

2 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ano Total de Escolas Total de matrículas % Mat. Noturno ,6% ,7% Diferença -7,3 -14,9 Matrículas na Educação de Jovens e Adultos por nível de ensino Ensino Fundamental: (67%) Ensino Médio: (33%) Total de matrículas – Fonte: Educacenso-INEP/MEC Dados PNAD/IBGE O Brasil tem uma população de 57,7 milhões de pessoas com mais de 18 anos que não freqüentam a escola e não têm o Ensino Fundamental completo. MATRÍCULAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

3 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DISTRIBUIÇÃO DE MATRÍCULAS POR REDES DE ENSINO

4 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS FORTALECIME NTO DAS REDES FINANCIAMENTO FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES CÁTEDRAS DE EJA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL REDE DE INTERLOCUÇÃO DA EJ A INTERSETORIALIDADE LEITURA MATERIAIS DIDÁTICOS

5 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTO S ALFABETIZAÇÃO PBA

6 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DADOS GERAIS DE ATENDIMENTO CicloAdesãoAtendimentoReinscritos Situação final Não alfabetiza do Alfabetizado e não matriculado na EJA Alfabetizado e matriculado na EJA Total ____ (46%) (48%) (6%) (45%) (8%) (51%) (42%) (7%) (46%) (17%) (48%) (42%) (10%) (20%)

7 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CICLO 2010 Adesão: Entidades parceiras em 2010 : Alfabetizandos: Meta AlfabetizandosTotal: (PPAlfas concluídos) Meta Alfabetizandos Zona Urbana Meta Alfabetizandos Zona Rural Cadastro total: , destes (em alfabetização) Perfil dos alfabetizandos ZONAGêneroRaça/CorOcupaçãoFaixa etária RuralUrbanaFemininoMasculinoPardosNegroBrancoAmareloIndígenasEmpreg. Desempreg ou mais 58%42%56%44%66%12%19%2%1%80%20%18%44%25%13%

8 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTO S CICLO 2011 Marco Legal: RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 32 DE 1º DE JULHO DE 2011 Principais alterações: Não aceitação de instituições privadas de fins lucrativos como formadora; Obrigatoriedade de formação continuada para os coordenadores, ser prestada pela instituição formadora; Condições indispensáveis para adesão ao ciclo de 2011: Preenchimento do relatório de situação final do alfabetizando das turmas de 2008, 2009 e 2010* no SBA, e Transferência de recursos mediante prestação de contas em dia junto ao FNDE.

9 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PBA PERSPECTIVAS COMPROMETIMENTO DOS DIRIGENTES COM A GESTÃO DO PBA QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO LOCAL PARA EXECUÇÃO DO PROGRAMA QUALIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA ARTICULAÇÃO E INTERSETORIALIDADE CONTINUIDADE NA EJA VALORIZAÇÃO DOS BOLSISTAS AMPLIAÇÃO DA EQUIPE DA COORDENAÇÃO GERAL DE ALFABETIZAÇÃO

10 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS FORTALECIME NTO DAS REDES AGENDA TERRITORIAL DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

11 DIRETRIZES Promover o fortalecimento da EJA articulando demandas sociais e a oferta de políticas públicas. Estimular a integração das políticas de educação formal e não formal. AÇÕES Elaboração de diagnósticos sobre demanda e condições de oferta por estado; Proposição de ações de cada uma das instituições participantes, de acordo com suas respectivas atribuições e responsabilidades institucionais, com vistas ao atendimento das recomendações do Documento Base Nacional para VI CONFINTEA e de resposta aos desafios identificados no diagnóstico; Criação de uma mesa permanente de trabalho para planejar e compartilhar estratégias e ações para a garantia do direito à educação de qualidade para jovens, adultos e idosos. AGENDA TERRITORIAL DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

12 PROGRAMA NACIONAL DE LIVRO DIDÁTICO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – PNLDEJA

13 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TOTAL DE ALUNOS BENEFICIADOS: ALFABETIZANDOS DO PBA: ALUNOS DAS ESCOLAS DE EJA/FUNDAMENTAL: TOTAL DE EXEMPLARES DISTRIBUÍDOS: DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PELO PROGRAMA NACIONAL DE LIVRO DIDÁTICO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – PNLDEJA

14 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS FORMAÇÃODEPROFESSORES

15 PROFESSORES NA EJA: FORMAÇÃO A DISTÂNCIA/UAB: FORMAÇÃO PRESENCIAL: TOTAL: FORMAÇÃO DE PROFESSORES

16 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PRÊMIOMEDALHA PAULO FREIRE

17 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Tem como objetivo identificar, reconhecer e estimular experiências educacionais que promovam políticas, programas, projetos cujas contribuições sejam relevantes para a educação de jovens e adultos no Brasil. Edital n° 1 de 2 de maio de 2011: 72 experiências inscritas; 25 experiências pré-selecionadas pelos Estados; 10 experiências receberão visitas in loco; 5 experiências serão premiadas. Obs: Registramos que este é o quinto ano da realização do Prêmio. A cada ano um número maior de experiências são inscritas. Em 2010 foram 32 experiências. PRÊMIO MEDALHA PAULO FREIRE

18 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PROJOVEMPRONATECPRONACAMPO

19 PNE

20 Meta 3: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar, até 2020, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85%, nesta faixa etária. Meta 8: Elevar a escolaridade média da população de 18 a 24 anos de modo a alcançar mínimo de 12 anos de estudo para as populações do campo, da região de menor escolaridade no país e dos 25% mais pobres, bem como igualar a escolaridade média entre negros e não negros, com vistas à redução da desigualdade educacional. Meta 9: Elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5% até 2015 e erradicar, até 2020, o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional Meta 10: Oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos na forma integrada à educação profissional nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. PNE - METAS

21 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PERSPECTIVASEJA Ampliação do Acesso, Permanência e Continuidade Ampliação do Acesso, Permanência e Continuidade Comprometimento dos Gestores Comprometimento dos Gestores Equação Formação / Docência / Diversidade Equação Formação / Docência / Diversidade Currículo Significativo e Integrado Currículo Significativo e Integrado


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