A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O feudalismo foi um sistema econômico, social político e cultural predominantemente na Idade Média. ORIGEM e CARACTERÍSTICAS: O processo de decadência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O feudalismo foi um sistema econômico, social político e cultural predominantemente na Idade Média. ORIGEM e CARACTERÍSTICAS: O processo de decadência."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 O feudalismo foi um sistema econômico, social político e cultural predominantemente na Idade Média. ORIGEM e CARACTERÍSTICAS: O processo de decadência do Império Romano, a partir do século III, está na origem do feudalismo. Os bárbaros, ao ocuparem vastas regiões da Europa Ocidental, estabeleceram um clima de insegurança na população que levou gradativamente a uma drástica redução da atividade comercial e da vida urbana. Assim, o ocidente europeu passou a contar com uma população predominantemente rural, concentrada em torno de poderosos proprietários de terra, capazes de lhe oferecer proteção, e vivendo à base de uma agricultura de subsistência. As invasões árabes dos séculos VII e VIII, intensificaram a ruralização. Após os árabes a Europa foi invadida por outros povos, destacando-se os normandos (vikings) e os magiares (húngaros). Esse fato tornou a vida agrária nos feudos com seus castelos a única forma de organização social significativa da Europa medieval.

4  Ruralização da Sociedade;  Enfraquecimento comercial;  Sociedade hierarquizada;  Dependência pessoal;  Defesa Privada;  Sistema de produção feudal  Fragmentação do poder Central  Supremacia da Igreja Católica;  Clericalização da sociedade;

5 Classe dominante Clero e Nobreza – decisões, direção e direitos. Formado pelos senhores feudais e o alto clero. Sociedade estamental – ísto é, composta de estamentos (camadas), posições sociais rígidas. A mobilidade social era reduzida. Como regra, se o indivíduo nascia na camada servil, nela permanecia até o fim de seus dias, o mesmo ocorrendo para aquele que pertencesse à camada senhorial. Camada produtiva, dominada pelos senhores Servos, vilões – deveres e obrigações em troca da proteção dos senhores

6 CLERO NOBREZA SERVOS TRABALHAM LUTAM ORAM

7 IDADE MÉDIA A Igreja deteve um poder extraordinário em função da posse sobre grande parte das propriedades rurais, as quais eram obtidas através de doações, heranças e tributos pagos pelos cristãos.

8 SUSERANIA E VASSALAGEM Havia uma relação de dependência entre os nobres, com a doação do benefício, ou feudo, que quase sempre era a concessão de uma propriedade, mas também podia ser o direito de explorar rendas ou cobrar pedágios em estradas. Etapas do contrato: Homenagem – o vassalo, ajoelhado e sem arma, declarava a vontade de entrar para a clientela do senhor. era o juramento fidelidade – era o juramento manter-se fiel ao suserano. manter-se fiel ao suserano. – entregava-se Investidura – entregava-se ao vassalo um objeto que ao vassalo um objeto que simbolizava o. simbolizava o feudo.

9 AUXÍLIO FIDELIDADE PROTEÇÃO SUSTENTO

10

11 SUSERANO – quem doava o benefício VASSALO – recebia o benefício. PRINCIPAIS TRIBUTOS PAGOS PELOS SERVOS TALHA – porcentagem da produção das terras trabalhadas; correspondia, em geral, a mais da metade da produção. CORVÉIA – trabalho gratuito nas terras do senhor, de 3 a 5 dias por semana. BANALIDADES – pagamento pelo uso de instrumentos de trabalho pertencentes ao senhor e das dependências comuns do feudo, como moinhos, fornos, celeiros, pontes, etc.

12 Deveres dos Servos Corvéia Trabalho gratuito de 3 a 5 dias por Semana no Manso Senhorial. Talha Dar parte da produção (3/4 dia) ao Suserano. Banalidades Pagamento, em espécie, pela utilização de instrumentos do Feudo. Tostão De Pedro Dar 10 por cento da produção feudal para a Igreja Católica. Captação Imposto anual pago pelo simples fato De estar vivo.

13 ORGANIZAÇÃO DOS FEUDOS Feudo Senhorial Domínio ou manso senhorial – onde ficava o castelo com terras de uso exclusivo do senhor Feudo Servil Terras ou manso servil – composto por vários lotes, arrendados aos servos Feudo comunal Terras comuns ou manso comunal – composto por bosques e pastos usados tanto pelo senhor como pelos servos

14 ECONOMIA DE SUBSISTÊNCIA Obrigados a pagar diversos tributos aos seus senhores, em produtos ou em serviços, os servos não estavam estimulados a produzir mais, pois, quanto mais produzissem, mais acabavam pagando. Dessa forma, não tinham interesse de aperfeiçoar as técnicas. Para evitar, contudo o rápido esgotamento da terra, fonte de sobrevivência dos feudos, adotou-se o sistema de rotação das culturas.

15  A economia agrícola.  Existiam moedas na Idade Média, porém eram pouco utilizadas.  As trocas de produtos e mercadorias eram comuns (ESCAMBO)  Rural  auto-suficiente

16 PODER LOCAL Os senhores feudais tinham mais forças do que o rei. Cada feudo possuía seu próprio exército, composto principalmente pelos cavaleiros nobres, que eram guerreiros regulares, e por servos convocados, se houvesse necessidade. A cavalaria medieval, constituía um verdadeiro exército particular, fundada nos ideais de honra, lealdade e heroísmo. Ser cavaleiro era ambição de todos os jovens nobres. O treinamento começa a partir dos sete anos de idade, quando serviam de pajens de um senhor, momento em que aprendiam montaria e manejo de armas. Em seguida, tornavam-se escudeiros, acompanhando os senhores cavaleiros nas guerras e nas caçadas.

17 Finalmente, perto dos 20 anos, depois de demonstrar habilidades e virtudes guerreiras, eram sagrados cavaleiros numa grandiosa festa no castelo real, cumprindo um minucioso ritual.

18 Assim, econômica e militarmente fortes, os senhores feudais detinham também o controle político local, constituindo-se no único poder efetivo durante a Idade Média, garantindo seus interesses e privilégios e anulando quase inteiramente o poder do rei. Fim.


Carregar ppt "O feudalismo foi um sistema econômico, social político e cultural predominantemente na Idade Média. ORIGEM e CARACTERÍSTICAS: O processo de decadência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google