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44ª Assembleia Nacional XVIII Exposição de Experiências Municipais em Saneamento de 04 a 09 de maio de 2014 – Uberlândia/MG Avaliação de desempenho através.

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1 44ª Assembleia Nacional XVIII Exposição de Experiências Municipais em Saneamento de 04 a 09 de maio de 2014 – Uberlândia/MG Avaliação de desempenho através do registro das melhorias, ações preventivas e corretivas

2 Formas de identificação dos fatos na empresa
Fatos Relevantes, que irão gerar relatórios eletrônicos na Intranet e permitirão a tomada de ações Preventivas e Corretivas: Exame sistemático AUDITORIA Áreas definidas NBR ISO 19011 Documentado Avaliação diária ESPONTÂNEA Próprio setor Outros setores

3 Tipos de auditorias – NBR ISO 9001:2008
Tipos de Auditoria na Sanasa Auditoria Interna Auditoria Externa Auditoria Interna Extraordinária

4 Importância do relatório
Relatórios eletrônicos Definição Relatório eletrônico é um documento apropriado para a identificação e registro das ocorrências detectadas. Importância do relatório Apontamento das Conformidades, Observações e Não conformidades; Aplicação das ações de melhoria (preventivas ou corretivas); Acompanhamento das ações executadas; Integração e Conscientização dos funcionários.

5 Ações Preventivas e corretivas
Classificação dos relatórios Como os relatórios são classificados ? Conformidade Não Conformidade Melhorias Relatório Observação Ações Preventivas e corretivas A partir das evidências avaliadas são registrados os relatórios de acordo com seu tipo.

6 Registro dos relatórios eletrônicos
tela da Intranet - SANASA link da QUALIDADE-SOLICITAÇÕES

7 Registro dos relatórios eletrônicos
Seleciona o Local onde o fato foi evidenciado e Descreve-o.

8 Registro dos relatórios eletrônicos
Seleciona Ação A Ser Tomada e Preenche o relatório.

9 Relatórios eletrônicos – Encerramento
Após preenchimento das ações pelo responsável, o relatório passará pela Avaliação da Eficácia e poderá ser finalizado. Obs: Se eficaz, o relatório é encerrado. Caso contrário, um novo relatório será aberto.

10 Relatórios eletrônicos – consulta

11 Prevenção e correção – NBR ISO 9001:2008
“Item 8.3” Controle de produtos não-conformes “Item 8.5.1” Melhoria contínua “Item 8.5.2” Ações corretivas “Item 8.5.3” Ações preventivas

12 Tratamento de Não Conformidade
POTENCIAL REAL RELATÓRIO DE NÃO CONFORMIDADE (RNC) APLICÁVEL DESCREVER AÇÃO ENCERRAR CORREÇÃO CORRETIVA CAUSA RAIZ ABRANGÊNCIA IMPLANTAR EFICAZ RELATÓRIO DE AÇÃO PREVENTIVA (RAP) APLICÁVEL ENCERRAR DESCREVER AÇÃO IMPLANTAR AÇÃO AÇÃO EFICAZ ABRIR RELATÓRIO DE NÃO CONFORMIDADE (RNC) NOTA: Relatórios de Auditoria ou Espontâneos.

13 Avaliação do desempenho e evolução do Sistema de Gestão

14 Avaliação do desempenho e evolução do Sistema de Gestão

15 Avaliação do desempenho e evolução do Sistema de Gestão

16 Avaliação do desempenho e evolução do Sistema de Gestão

17 Avaliação do desempenho e evolução do Sistema de Gestão

18 Avaliação do desempenho e evolução do Sistema de Gestão

19 Avaliação do desempenho e evolução do Sistema de Gestão

20 Oportunidades de Melhoria
Resultados nas auditorias externas desde 2004 Resultados da Auditoria Externa realizada pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas: Ano Não-conformidades Observações Oportunidades de Melhoria 2004 2° semestre 15 7 3 Certificação* 2005 1° semestre 4 Manutenção 1 2006 2007 Renovação 2008 2009 2010 2 2011 2012 2013 2014 agosto 19 33 18

21 Jaime Dolenc Gerencia de Gestão da Qualidade e Relações Técnicas
Coordenador de Gestão da Qualidade


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