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1 A pesquisa ITC Brasil como parte do Projeto Internacional de Avaliação de Políticas de Controle do Tabaco Geoffrey T. Fong, Ph.D. Universidade de Waterloo.

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1 1 A pesquisa ITC Brasil como parte do Projeto Internacional de Avaliação de Políticas de Controle do Tabaco Geoffrey T. Fong, Ph.D. Universidade de Waterloo e Instituto Ontario para a Pesquisa do Câncer Coletiva de imprensa INCA Dia Mundial sem Tabaco Rio de Janeiro – 27 maio 2009

2 Advertências sanitárias brasileiras Brasil tem sido líder internacional no uso de advertências sanitárias com imagens fortes Brasil desenvolveu e revisou as advertências sanitárias mais rapidamente em relação aos outros países Brasil tem se mantido na liderança na criação e desenvolvimento de advertências sanitárias

3 Novas advertências brasileiras Nova abordagem para as advertências - selecionar imagens que sejam: (1) altamente negativas (2) provoquem grande aversão Elas serão mais efetivas? A efetividade está relacionada à aversão?

4 Países que participam do Projeto Internacional de Avaliação de Políticas de Controle do Tabaco CanadáE. UnidosAustráliaReino Unido IrlandaTailândiaMalásiaCoréia do Sul ChinaFrança Nova Zelândia MéxicoUruguaiHolanda AlemanhaBangladesh Índia ButãoBrasilI. Maurício

5 Modelo de avaliação das políticas que compõem a Convenção-Quadro Para o Controle do Tabaco (CQCT) Sistema internacional para medir indicadores relevantes da política de controle do tabaco de forma contínua Medidas comuns (padronizadas) para vários países e selecionadas com base em uma teoria consolidada Desenho da pesquisa e metodologia padronizados Seleção de países para avaliar as políticas através de experimentos naturais

6 Objetivo 1: Avaliação rigorosa das políticas de controle do tabaco em nível nacional Objetivo 2: Entender como e porque essas políticas funcionam (se elas funcionam) ? PolíticasComportamento O que está dentro da caixa preta? Objetivos do Projeto ITC Objetivo 3: Disseminar os achados entre os formadores da política – Construir as evidências para subsidiar a CQCT – Os países devem usar as evidências para embasar as políticas de controle Objetivo 4: Criar capacidade para realização de pesquisa de controle do tabaco

7 Em desenvol- vimento

8 Mauritius Bhutan Projeto ITC: Avaliação do impacto de políticas em países, 50% da população mundial, 60% dos fumantes do mundo, 70% dos usuários de tabaco

9 Aproximadamente dois terços dos fumantes do mundo vivem em 10 países

10 10 Advertência nos maços – Reino Unido (2003): Texto – Ilhas Maurício (2009): Gráfico – Reino Unido (2009): Gráfico – Tailândia (2006): Gráfico – Austrália (2006): Gráfico – Canadá (2010): Gráfico, Round 2 – China (2008): Texto – México (2008): Gráfico – Uruguai (2006,09): Gráfico – Brasil (2008/09): Gráfico – Malásia (2008): Gráfico – Índia (2009?): Gráfico ITC - Avaliação das políticas da CQCT (lista parcial) Políticas para os produtos – Reino Unido(União Européia): regulação – Estados Unidos/Canadá: início da propensão à redução – Todos os países: produto; produto x comportamento Proibição parcial – Reino Unido (2003) – Austrália (2005) – Canadá (2006) – Muitos outros países (2009+) Livres de fumaça – Irlanda (2004) – México (2008+) – Escócia (2005) – Brasil (2008+) – Inglaterra (2007) – Bangladesh (2009+) – Uruguai (2006) – Butão (2009+) – França (2007/08) – Ilhas Maurício(2009) – Alemanha (2007/08+) – China (parcial em 2008+) – Holanda (parte 2–2008/09) Propaganda e promoção – Reino Unido(2003): Ampla – Canadá (2003): Última parte–ampla – Tailândia(2006): após banimento – México (2008): Comprehensive – Canadá (2008+): Possível novo banimento – China (2011): Ampla – Muitos outros países (incluindo Brasil): Parcial Taxação – Múltiplos países, incluindo Brasil Comércio ilegal – China (2008): prevalence – Additional in Canada/U.S. – Butão (2009+): proibição

11 11 Comparação entre países participantes do ITC Project Brasil e Outros países

12 Percentual de fumantes que tem alguma intenção de parar de fumar entre todos os 17 países do ITC

13 Percentual de fumantes que têm intenção de parar de fumar nos próximos 6 meses entre todos os 17 países do ITC

14 Percentual de fumantes que relatam que as advertências os fazem pensar sobre os riscos à saúde causados pelo fumo entre todos os 17 países do ITC

15 Percentual de fumantes que relatam que as advertências os fazem pensar muito sobre os riscos à saúde causados pelo fumo entre todos os 17 países do ITC

16 Percentual de fumantes que relatam que as advertências os fizeram desistir de fumar um cigarro entre todos os 17 países do ITC

17 Percentual de fumantes que notaram as advertências muito frequentemente/frequentemente entre todos os 17 países do ITC

18 18 Conclusões das advertências brasileiras em comparação a outros países do ITC As advertências sanitárias brasileiras (antes das novas imagens) se saíram muito bem em comparação aos demais países participantes do ITC: – Posição elevada no ranking quanto ao percentual fumantes que pensam nos riscos à saúde causados pelo tabagismo –Posição elevada no ranking quanto ao percentual de fumantes que pensam em deixar de fumar – Posição elevada no ranking quanto aos relatos de que as advertências fizeram fumantes deixar de pegar um próximo cigarro Mas o Brasil tem baixas taxas de observação das advertências. Por que? – Talvez porque as advertências aparecem somente no verso dos maços

19 19 Necessário levar em consideração quão frequentemente as pessoas notam as advertências – Há uma diferença entre a frente e a parte de trás do maço – Pessoas não veem a parte de trás do maço (onde estão as advertências) tão frequentemente quanto a frente. – Estudo na Austrália: Gravamos se maços nas mesas de bares e restaurantes estavam com a frente ou a parte de trás para cima Resultados: mais de 94% dos maços estavam com a parte da frente para cima – Problema no Brasil: advertências estão somente na parte de trás do maço! Um grande problema no ponto de vendas Conclusões das advertências brasileiras em comparação a outros países do ITC

20 20 O impacto da legislação do ambiente livre do cigarro (Artigo 8 da CQCT) também será avaliado no Brasil

21 21 Avaliação da legislação de ambiente livre ITC Project Irlanda (2004) Tailândia (2007/08) Escócia (2005) China (parcial in 2008) Inglaterra (2007) Holanda (Parte 2–2008) Uruguai (2006) México (2008) França (2007/08) Brazil (2008+) Alemanha (2007/08) Canadá Estados Unidos

22 Smoking Prevalence in Bars/Pubs Before & After Ban in Ireland (04), Scotland (06), UK (07), France (08), Netherlands (08), Germany (07-08) Jan 04 Oct 04 Jan 05 Oct 05 Jan 06 Oct 06 Jan 07 Mar 07 Oct 07 Oct Mar Ireland UK (Non-Scotland) Scotland France Netherlands Germany Dec 08 UK Apr,Jul 07 SC Mar 06 FR Jan NL Jul 08 Apr 09 IE Mar 04 DE Prevalencia de fumantes em bares/pubs antes e depois de banir o fumo em ambientes fechados na Irlanda (4), Escócia (6), RU (7), França (8), Holanda (8) e Alemanha (7 e 8)

23 SUPPORT for Bans in Bars/Pubs Before & After Ban in Ireland (04), Scotland (06), UK (07), France (08), Netherlands (08), Germany (07-08) Jan 04 Oct 04 Jan 05 Oct 05 Jan 06 Oct 06 Jan 07 Mar 07 Oct 07 Oct Mar Ireland UK (Non-Scotland) Scotland France Netherlands Germany Dec 08 UK Apr,Jul 07 SC Mar 06 FR Jan 08 7 NL Jul 08 Apr 09 IE Mar 04 DE Apoio ao banimento do fumo em ambientes fechados antes e depois na Irlanda (4), Escócia (6), RU (7), França (8), Holanda (8) e Alemanha (7 e 8)

24 24 Recomendações para o Brasil 1. Manter o programa de pesquisa que está produzindo adertências sanitárias com liderança mundial. – Políticas baseadas em evidências DEVEM ser criadas e revisadas 2.Na próxima rodada de revisões, colocar advertências sanitárias na frente da embalagem, não apenas no parte de trás – Certificar-se que jovens, fumantes e não-fumantes, sejam expostos tanto quanto possível às advertências – As diretrizes do Artigo 11 recomendam que as advertências devem estar em ambos os lados do maço – Isto é muito importante nos pontos de venda – Proibir a colocação de displays nos pontos de venda deve ser considerado: esta é uma importante forma de propaganda e promoção

25 25 Recomendações para o Brasil 3.Ambiente livre: legislação nacional forte é importante – Leis nacionais dão a todas as pessoas a mesma proteção contra fumo passiva – Legislação para ambiente livre na Alemanha é muito pobre porque cada estado tem a sua legislação


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