A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVISÃO DE GEOGRAFIA Professor: Hugo Mascarenhas Júnior.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVISÃO DE GEOGRAFIA Professor: Hugo Mascarenhas Júnior."— Transcrição da apresentação:

1 REVISÃO DE GEOGRAFIA Professor: Hugo Mascarenhas Júnior

2 BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL

3

4

5 EVOLUÇÃO DO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO

6 PIRÂMIDE ETÁRIA DO BRASIL

7 MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL

8 : Predomina o fluxo para o sudeste em virtude do processo de industrialização : Continua um fluxo intenso que sai do nordeste para o sudeste, mas o centro-oeste e o norte também atraem populações : O centro-oeste e o norte se tornam as principais fronteiras agrícolas(regiões de povoamento recente).

9 INDICADORES SOCIAIS DO BRASIL IDH: 0,807(70º posição no mundo). Coeficiente de Gini(0-1): 0,55. Mortalidade infantil: 2,2% -Alagoas( pior)/S. Catarina(melhor). Mortes violentas: 6,9%- Maranhão(menor)/Rio(pior). Analfabetismo: 11% - Alagoas(pior)/Distrito Federal(melhor). Alunos fora da escola: Melhor índice(sul)/pior (nordeste). Expectativa de vida: 72 anos (média)-> pior índice(Alagoas) e melhor índice(Santa Catarina).

10 SUBSÍDIOS AGRÍCOLAS PAÍSES DESENVOLVIDOS: Protegem os produtores agrícolas através de subsídios(benefício ou ajuda financeira). POLÊMICA: Prejudica os consumidores dos países ricos e os produtores dos países pobres. RODADA DE DOHA(2001): Negociações da OMC para reduzir o protecionismo no comércio mundial. GRUPO DOS VINTE(G-20): Grupo de países formado em Cancún(2003) com objetivo de lutar contra os subsídios agrícolas dos países ricos.

11 ESTRUTURA FUNDIÁRIA(INCRA) MÓDULO RURAL: Propriedade que é capaz de garantir a subsistência e o progresso social de uma família de quatro adultos(tamanho variável). MINIFÚNDIO: Propriedade menor que um módulo rural. EMPRESA RURAL: Propriedade de até 600 módulos rurais e explorada racionalmente. LATIFÚNDIO POR EXPLORAÇÃO: Propriedade de até 600 módulos rurais e mantida inexplorada. LATIFÚNDIO DIMENSÃO: Propriedade superior a 600 módulos rurais

12 DISTRIBUIÇÃO DA TERRA CONCENTRAÇÃO FUNDIÁRIA: Tipo de propriedade, forma de acesso e área(tamanho do imóvel rural). FORMA DE ACESSO: Capitanias hereditárias, lei de terras de (1850), grilagem, invasão... DISTRIBUIÇÃO DA TERRA: Grandes propriedades(60% da área total dos imóveis rurais), pequenas propriedades(60% do número total de imóveis). MOVIMENTOS SOCIAIS NO CAMPO: Ligas camponesas, CPT(teologia da libertação), CONTAG, Via campesina, MST. UNIÃO DEMOCRÁTICA RURALISTA: Entidade que representa os interesses dos grandes proprietários de terra e luta contra as invasões de terra.

13 ÁREAS DE CONFLITO PELA TERRA PONTAL DO PARANAPANEMA(SP). BICO DO PAPAGAIO(PA-TO-MA). SUL DO PARÁ-NORTE DO MATO GROSSO. AGRESTE E SERTÃO DE PERNAMBUCO. RONDÔNIA(rodovia Cuiabá-Porto Velho). OESTE DA BAHIA. MATO GROSSO DO SUL-PARAGUAI. CRUZ ALTA(RS).

14

15 EMENDA 387(lei 5938/2009) SISTEMA DE EXPLORAÇÃO: Concessão para partilha(50% para cada parte). ROYALTIES: União(40%), estados e municípios (60%, obedecendo o fundo de participação dos municípios-FPM). POLÊMICA: Os estados ditos produtores não aceitam o novo marco regulatório.

16

17 DESTAQUES DA POLÍTICA IRANIANA. Revolução iraniana(1979) destitui do poder o Xá Reza Palhev e institui uma república islâmica. País rompe relações com os Estados Unidos(grande satã). Governo Bush inclui Irã no eixo do mal(países que financiam terrorismo). Eleições no Irã geram revolta popular. Governo é acusado de fraudar eleições Programa nuclear iraniano gera polêmica. EUA e União Européia acusam país de tentar produzir armas nucleares. Brasil e Turquia estabelecem acordo com Irã afim de evitar sanções da ONU

18 PRINCIPAIS ASPECTOS DA ÁFRICA DO SUL Fundado por holandeses(bôeres). Colonizado por ingleses. Regime segregacionista(apartheid) da minoria branca contra a maioria negra. Eleição de Nelson Mandela encerra o regime racista. Desnível social entre brancos e negros persiste e até aumenta. Cerca de 30% da população do país está desempregada. A África do Sul é um dos países mais violentos do mundo. A AIDS atinge 14% da população do país, maior índice do continente. País vai sediar a copa da FIFA de Evento pretende melhorar a imagem do país e atrair investimentos. Línguas oficiais: Inglês, africânder...

19 PENÍNSULA COREANA: Características políticas. Após segunda guerra mundial região é dividida em dois países. Coréia do Norte: Regime socialista e aliado da China e da URSS. Coréia do Sul: Regime capitalista e aliado dos EUA. Guerra da Coréia( ): Exército norte coreano invade o sul e tente reunificá-lo, armistício de Pamunjon encerra o conflito. Coréia do Norte se isola do resto do mundo e se atrasa economicamente(maioria do povo passa fome). Programa nuclear do país faz com que EUA o inclua no eixo do mal. A tensão aumenta na região após ataque da Coréia do Norte a navio da Coréia do Sul.

20 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE ANGOLA Ex-colônia portuguesa. Conflito armado(guerra civil) destruiu a economia do país e deixou milhares de mortos e mutilados: MPLA(URSS) e UNITA(EUA). Petróleo é a principal fonte de renda do país(maior produtor da África). Angola faz parte do grupo de países de língua portuguesa que adotaram a nova reforma ortográfica. Conflito separatista na província de Cabinda repercutiu em todo o mundo depois do ataque do grupo separatista a delegação da seleção de Togo em 07 de janeiro de 2010.


Carregar ppt "REVISÃO DE GEOGRAFIA Professor: Hugo Mascarenhas Júnior."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google