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ESTRESSE PANORAMA ATUAL Mudanças Rápidas Tempestade Tecnológica Insegurança Desequilíbrio Financeiro Custo de Vida.

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Apresentação em tema: "ESTRESSE PANORAMA ATUAL Mudanças Rápidas Tempestade Tecnológica Insegurança Desequilíbrio Financeiro Custo de Vida."— Transcrição da apresentação:

1

2 ESTRESSE

3 PANORAMA ATUAL Mudanças Rápidas Tempestade Tecnológica Insegurança Desequilíbrio Financeiro Custo de Vida

4 PANORAMA ATUAL Falta de Tempo Sedentarismo Consumismo Conflito Familiar Desemprego

5 DISTÚRBIOS Ansiedade Fadiga Frustração Conflitos Culpa

6 DISTÚRBIOS Angústia Medo Solidão Raiva Auto-estima

7 ESGOTAMENTO FÍSICO-MENTAL

8 ESTRESSE É a alteração do organismo para se adaptar a uma situação nova ou a mudança de um modo geral. É uma reação do organismo para manter o próprio equilíbrio na presença de uma situação considerada ameaçadora. O organismo diante de um fato que ele interpreta como ameaçador, prepara-se para reagir de dois modos instintivos: lutar ou fugir.

9 ESTÁGIOS DO ESTRESSE ALERTA O corpo fica mais agitado e o metabolismo acelerado. RESISTÊNCIA A situação estressora agindo de forma continuada, o corpo começa a ficar cansado e mostra sinais de que está enfraquecendo. Nessa fase aparecem sintomas do tipo; dor de cabeça, resfriado e gripe constantes, déficit de memória/concentração.

10 ESTÁGIOS DO ESTRESSE EXAUSTÃO O corpo já não suporta mais a situação estressora e começa a desenvolver doenças cardiovasculares (Has, arritmia, taquicardia, angina), gastrointestinais (úlcera, gastrite, obesidade, diarréia, constipação) e emocionais (apatia, insônia, fobias, depressão).

11 DIANTE DE UMA SITUAÇÃO ESTRESSORA APÓS 7 SEGUNDOS: A adrenalina e outras substâncias químicas são jogadas no sangue e fazem o coração bater mais forte e a respiração acelerar. O fígado passa a produzir glicose para dar mais energia ao organismo. Outras funções como a digestão são deixadas em segundo plano. O cérebro aciona mecanismos mais potentes, como as supra-renais, que liberam hormônios do tipo: cortisona, cortisol e corticosterona.

12 CARACTERÍSTICAS DOS ESTRESSADOS Não conseguem relaxar. Necessidade excessiva de controle. Querem fazer tudo perfeito o tempo todo. São intolerantes e inflexíveis. São críticos em demasia, com tudo e todos, principalmente consigo mesmo. Cobram demais de si mesmo.

13 CARACTERÍSTICAS DOS ESTRESSADOS Sentem muita culpa. Exercem a competitividade em excesso. Preocupam-se com tudo e todos. Sentem dificuldades em estabelecer prioridades. Não conseguem impor limites, nem dizer não (não posso, não gosto, não quero).

14 CARACTERÍSTICAS DOS ESTRESSADOS Centralizam o trabalho para si e não conseguem delegar responsabilidades. Dão importância a um só aspecto da vida (só o profissional, só o afetivo ou só o familiar). Não sabem o que querem, estão sem rumo. Desejam constantemente estar fazendo outra coisa ou ser outra pessoa. Levam tudo muito a sério, sem senso de humor. Apresentam necessidade de aprovação (baixa auto-estima).

15 AGENTES ESTRESSORES NO TRABALHO Responsabilidade excessiva. Urgência de tempo na execução das tarefas. Expectativas excessivas sobre si mesmo e em relação aos que os cercam. Ruídos nas relações interpessoais. Falta de interação em equipe. Transformações na empresa.

16 AGENTES ESTRESSORES NO TRABALHO Redução na competência/produtividade. Insegurança na realização das tarefas. Doenças ocupacionais. Alcoolismo.

17 DICAS ANTI-ESTRESSE NO TRABALHO Não seja perfeccionista. Planeje seu dia. Faça intervalos. Encare suas atividades profissionais como um desafio encorajador. Peça ajuda quando perceber que está sobrecarregado. Seja paciente com as pessoas que não têm o mesmo ritmo que o seu.

18 DICAS ANTI-ESTRESSE NO TRABALHO Simplifique a sua programação de atividades. Controle a pressa e a correria contra o relógio. Não se irrite com ¨coisas¨ consideradas pequenas.

19 ESTRESSE: COMO GERENCIÁ-LO NO DIA-A- DIA Exercite-se regularmente. Recarregue suas energias. Durma e alimente-se melhor. Encare a vida com otimismo. Mude sua rotina. Dedique um tempo para si.

20 ESTRESSE: COMO GERENCIÁ-LO NO DIA-A- DIA Não queira conseguir tudo rapidamente e de um só vez. Estabeleça metas simples e fáceis de serem alcançadas, para que não haja expectativas desnecessárias e nem frustrações futuras. Não se deixe engolir pelo mundo louco à sua volta.

21 ESTRESSE: COMO GERENCIÁ-LO NO DIA-A- DIA Aja com dedicação, persistência e paciência. Oriente seus propósitos para o lado otimista e agradável da vida. Faça o que gosta. Estabeleça um limite prático para o seu sacrifício pessoal e a aquisição de bens e dinheiro. Desfrute de lazer e descontração. Busque melhorar progressivamente seu estilo e qualidade de vida.

22 Mudar (Clarisse Lispector) Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade. Sente-se em outra cadeira, no outro lado da mesa. Mude de mesa... Não faça do hábito um estilo de vida. Ame a novidade. Durma mais tarde. Durma mais cedo. Aprenda uma palavra nova por dia, uma outra língua...

23 Tente o novo todo dia: o novo lado, o novo método, o novo sabor, o novo jeito, o novo prazer, o novo amor, a nova vida. Experimente coisas novas. Troque novamente. Mude, de novo. Experimente outra vez. Repito por pura alegria de viver: a salvação é pelo risco, sem o qual a vida não vale a pena.


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