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Movimento é Equilíbrio Mais do que de máquinas precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência precisamos de afeição e doçura. Charles Chaplin.

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1 Movimento é Equilíbrio Mais do que de máquinas precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência precisamos de afeição e doçura. Charles Chaplin.

2 Qualidade de Vida Mudanças de hábitos / atitudes Equilíbrio físico e emocional Equilíbrio na vida de relação O que é Preciso?

3 Fórmula da Vida FP QV = EE +

4 Qualidade de Vida Manter um processo contínuo para aumento de conhecimentos Desenvolver atividades mentais diversas Elaborar várias soluções para problemas cotidianos Intelecto

5 Qualidade de Vida Relacionamentos saudáveis Integrar corpo e natureza Aumentar conhecimentos culturais Vida Social Lazer Praticar atividades relaxantes Freqüentar museus, cinemas etc Conversar com amigos

6 Qualidade de Vida Saúde Emoção Praticar atividade física regularmente Alimentar-se adequadamente Evitar drogas e fumo Moderar o uso de bebidas alcoólicas Gerenciar o stress Manter o entusiasmo, sempre Trabalhar os próprios sentimentos Identificar as próprias limitações

7 Custo Humano do Trabalho Desconforto Monotonia / Fadiga / Stress Fadiga visual e muscular Inflamações tendinosas - DORT Lesões articulares / Musculares Lesões na Coluna Vertebral Alterações circulatórias Acidentes de trabalho Baixa Produtividade

8 O Que é Stress? Resposta Adaptativa do Organismo Frente à uma Agressão Em Doses Ideais Funciona Como um Motivador Tem como Objetivo Preservar o Equilíbrio Interno É um Estado de Prontidão NEGATIVO Não se adapta ao EE

9 Tipos de Stress Hipócrates: medo, vergonha, prazer, paixão...para cada um destes, uma parte do corpo responde às suas ações. São exemplos os suores, palpitações do coração... Stress Positivo: EUSTRESS Área de melhor desempenho e conforto Boa Associação Stress Negativo: DISTRESS Monotonia menos esforço Sobrecarga mais esforço Sinais e Sintomas da Doença

10 Fases de Evolução 1. REAÇÃO DE ALARME Aumento da freqüência cardíaca Aumento da pressão arterial Aumento do açúcar no sangue Aumento da Freq. Resp. Dilatação da pupila Ansiedade Outros 2. FASE DE RESISTÊNCIA Aumento do córtex da supra-renal Ulceração do aparelho Digestivo Irritabilidade / Mudança do Humor/ Insônia Diminuição do Desejo Sexual 3. FASE DE EXAUSTÃO Retorno parcial e breve à reação de alarme Esgotamento por sobrecarga fisiológica Falha nos mecanismos de adaptação Depressão Morte do organismo

11 Causas do Stress Excesso de Atividade / Má Distribuição do Tempo Acúmulo de Raiva e Sentimentos Negativos Problemas de Relacionamento Descontrole Diante de Situações Críticas Falta de Descanso e Lazer Trânsito Dinheiro Dificuldade de Lidar com Doenças e Perdas

12 Retratos do Dia-a-Dia: O Stress

13 Fatores de Risco Alimentação Desequilibrada Estilo de Vida Competitivo Vida Sedentária Obesidade - Colesterol Bebidas Alcoólicas / Fumo Insônia Hipertensão Arterial Gastrite Fadiga

14 Relações Humanas Vida FamiliarVida Profissional Filhos e Pais Dinheiro Trabalho Mudança de casa Doenças Problemas Sexuais Excesso de trabalho Ameaça de Demissão Competição Ressentimento Hostilidade Fofocas

15 Fugas e Conseqüências: Alimentação Desmedida Agressividade Passividade Álcool Drogas FALTA DE CONCENTRAÇÃO ACIDENTES NO TRABALHO

16 PREVENÇÃO DO STRESS Religiosidade ATACARATACAR Ajuda no Trabalho e em Casa Técnica de Relaxamento Auto-Conhecimento Concentração Auto-Estima

17 O Quê Fazer ? EM CASA: Compartilhar as responsabilidades Discutir as diferenças mútuas Conversar sobre os seus problemas Fazer o que o outro gosta Aproveitar os momentos de lazer Não brigar por questões sem importância

18 O Quê Fazer ? NO TRABALHO: Canalizar a atenção para coisas importantes Almoçar sempre acompanhado Não adiar problemas desconfortáveis Estabelecer relações de companheirismo Identificar e respeitar seus limites e do próximo Ao voltar para casa, deixe os problemas para trás

19 Objetivos Gerais Prevenir o stress Reduzir as tensões musculares Ativar a circulação Prevenir alergias e lesões Melhorar a postura Desenvolver a consciência corporal Reduzir acidentes de trabalho Fazer VOCÊ se sentir melhor!

20 Vantagens Diminuição de gastos com assistência médica Redução do índice de absenteísmo Aumento de produtividade Maior proteção legal Aumento dos lucros Empresa Diminuição de fadiga Diminuição do stress Integração do grupo de trabalho Diminuição da incidência de doenças ocupacionais Melhoria da Qualidade de Vida Trabalhador

21 Conclusão Um corpo inteligente é um corpo que consegue se adaptar aos mais diversos estímulos e necessidades, ao mesmo tempo que não se prende a nenhuma receita ou fórmula pré-estabelecida, orientando-se pelas mais diferentes emoções e percepção consciente dessas sensações. (Klauss Vianna) Com o aumento do conhecimento e da capacidade de provocar mudanças no ambiente e em nosso corpo, tornou- se possível uma atitude mais potente e madura. Grande parte das dificuldades essenciais continuam sem solução, mas é hora de abandonarmos essa atitude passiva. (Moshe Feldenkrais)


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