A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Terrorismo Índia x Paquistão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Terrorismo Índia x Paquistão"— Transcrição da apresentação:

1 Terrorismo Índia x Paquistão
Hinduísmo x Islamismo ?

2 Brâmanes=Sac.Políticos Xátrias=guerreiros Vaíxias=Comerciantes
Sudras=camponeses Párias=intocáveis "dalits" Só 4:06 a 5:30

3 O hinduísmo nasceu na Índia há milhares de anos, possuía uma espantosa multidão de deuses e criara uma sociedade de castas, baseada na desigualdade absoluta entre os indivíduos. X O islamismo é de origem árabe e introduzido na Índia por conquistadores vindos da Ásia Central, é monoteísta e considera todos os homens iguais perante Deus. A diversidade entre as duas crenças produziu diferenças de comportamento e de organização social, bem como visões de mundo conflitantes.

4 A luta pela independência foi personificada na figura do “Mahatma” (“Grande Alma”) Gandhi. Este, baseando-se nos princípios da “não-violência” e da “resistência passiva”, mobilizou milhões de seguidores e causou grandes transtornos aos dominadores ingleses. Gandhi era hinduísta, mas seu sonho nacionalista visava à criação de uma Índia independente onde todas as etnias e religiões convivessem pacificamente. Contudo, seu ideal não era compartilhado pelos radicais hinduístas (que o assassinariam em 1948) e menos ainda pelos muçulmanos.

5 Em 1947, hindus (Índia) e muçulmanos (Paquistão dividido em Oriental e Ocidental, 1,7Km) tornam-se independentes da Inglaterra, mas até hoje existem conflitos sobre a divisão territorial e lugares sagrados. Paquistão Oc Paquistão Or.

6 Em 1971, a Índia apoiou independência de Bangladesh (Paquistão Oriental). O conflito se radicalizou pois o Paquistão passou a reivindicar a independência da Caxemira (maioria muçulmana). Bangladesh

7 Durante a Guerra Fria o Paquistão aliou-se aos EUA para lutarem contra a ocupação soviética no Afeganistão (1979a1989) enquanto a Índia atraía a atenção da URSS, devido ao sistema de castas sociais.

8 Em 1972, o paquistanês Abdul Qadeer Khan foi trabalhar na URENCO (Grupo de enriquecimento de urânio com fábricas na Alemanha, Países Baixos e do Reino Unido). X 18/05/74 (Guerra Fria) A Índia (apoio russo) faz seu primeiro teste nuclear no centro de testes de Pokhram. 1998. Com o fim da Guerra Fria, a Índia aproxima-se comercialmente dos EUA e retoma seus testes nucleares. Enquanto o Paquistão, agora contrário aos EUA (por não aceitar Taliban do Paquistão), realiza suas primeiras explosões atômicas (com Abdul Khan).

9 Em 2001, os EUA invadem o Afeganistão provocando fuga em massa para o Paquistão e proliferando o radicalismo anti-ocidental (contra os EUA).

10 Em 8 de outubro de 2008, EUA (Bush) e Índia assinaram uma lei “Pacto nuclear entre os Estados Unidos e a Índia”. Essa lei permite que os Estados Unidos e a Índia comercializem tecnologia nuclear, como por exemplo, equipamentos para enriquecimento de urânio, equipamentos para usinas nucleares, etc.

11 Enquanto isso no Paquistão
Enquanto isso no Paquistão... “mais de 1,5 mil pessoas morreram em ataques extremistas, nos últimos 19 meses, devido à decisão do governo do Paquistão de apoiar os Estados Unidos na guerra contra o terror.” (

12 No dia 27 de novembro 2008, “terrorista” atacam o hotéis em Bombaim.

13 Ver Sem Fronteiras...

14 No dia 6fev2009, uma corte do Paquistão libertou o cientista nuclear Abdul Qadeer Khan, tido por muitos paquistaneses como o pai da bomba atômica do país. Ele confessou ter vendido segredos nucleares a Irã, Coreia do Norte e Líbia em 2004, Embora tenha sido imediatamente perdoado pelo governo, seus movimentos ficaram restritos a uma efetiva prisão domiciliar.

15 "Sempre serei orgulhoso pelo o que eu fiz pelo Paquistão", disse o cientista.

16


Carregar ppt "Terrorismo Índia x Paquistão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google