A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estaríamos bêbados diante de uma situação de Tensão (crise $ internacional) Música... Tenso???... 2:37.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estaríamos bêbados diante de uma situação de Tensão (crise $ internacional) Música... Tenso???... 2:37."— Transcrição da apresentação:

1 Estaríamos bêbados diante de uma situação de Tensão (crise $ internacional) Música... Tenso???... 2:37

2 Apesar da situação não tensa do Brasil... Com um mundo cada vez menor, encolhido pelo desenvolvimento dos transportes e com a economia cada vez mais interdependente, crises sistêmicas financeiras geram ondas de instabilidade que afetam toda a comunidade global. Atualmente, crises financeiras afetam a economia como um todo com reflexos na produção, no emprego, nas migrações, entre outros. Em alguns países centrais mais atingidos pela crise de 2007\2008, o desemprego revelou uma face xenófoba em suas populações.

3 Desemprego Zona Euro...2:01 Xenofobia já é tema politizado...4:34

4 a. (Ufpb 2011) A falta de controle no setor especulativo de capital gerou o colapso do sistema financeiro internacional em setembro de 2008, provocando grande crise, que levou a economia global a um estado de recessão. Essa recessão teve início no último trimestre daquele ano e foi até 2010, atingindo vários setores vitais da economia em quase todos os países do Planeta. Dentre as principais consequências dessa crise destaca-se, no plano social, o aumento das taxas de desemprego, influenciando, inclusive, o processo de mobilidade internacional da força de trabalho. Considerando o exposto, é correto afirmar que essa crise econômica teve influência no tratamento dispensado aos imigrantes destinados aos países ricos e teve como consequência: ricos. a) O aumento do nacionalismo interno, ampliando a resistência aos imigrantes, que foram expulsos, em muitos casos, sem justificativas. b) A diminuição do preconceito em relação aos imigrantes, pois estes passaram a ser vistos como força de trabalho barata, especialmente pelos empresários. c) A redução da xenofobia em relação aos imigrantes, pois estes são, agora, taxados como a escória social e considerados culpados pelo desemprego, violência etc. d) A estagnação do processo de mobilidade demográfica internacional, uma vez que a crise paralisou o ir e vir da força de trabalho no espaço mundial. e) A nacionalização dos povos imigrantes, proporcionada pela regularização dos seus vistos, garantindo-lhes residências definitivas nos países.

5 Situações de crise => xenofobia => nacionalismo... Nacionalismo => origem capitalista: => Cap. Mercantilista => Nacionalismo como sentimento de nação (povo com mesma origem histórica), ajudou no combate ao Feudalismo (Nobreza + Igreja europeizada), além da Formação Estados Nacionais => Absolutistas ou Não...

6 Nacionalismo ABSOLUTISTA defendido por Hobbes, por pensar o Estado com um ente soberano sobre todos os cidadãos. X Nacionalismo LIBERAL defendido por Locke, por defender a propriedade privada e os direitos do indivíduo acima do Estado.

7 c. (Uff 2011) Desde a Idade Moderna, quase todas as sociedades enfrentaram o dilema de optar entre duas concepções distintas e opostas sobre o poder. Dois filósofos ingleses Thomas Hobbes e John Locke foram responsáveis por sintetizarem essas concepções. Segundo Thomas Hobbes, o ser humano em seu estado natural é selvagem e cada um é inimigo do outro; mas, quando o ser humano abre mão de sua própria liberdade e a autoridade plena do Estado é estabelecida, passam a predominar a ordem, a paz e a prosperidade. Para John Locke, o ser humano já é dotado em seu estado natural dos direitos de vida, liberdade e felicidade e, assim, a autoridade do Estado só é legítima quando reconhece e respeita esses direitos e, para que isso se concretize, é necessário limitar os poderes do Estado. Assinale a alternativa que apresenta as duas concepções políticas associadas, respectivamente, a esses filósofos. a) Mercantilismo e Fisiocracia. b) Classicismo e Barroco. c) Absolutismo e Liberalismo. d) Subjetivismo e Objetivismo. e) Nacionalismo e Internacionalismo.

8 Com o Capitalismo Industrial => O Nacionalismo fortaleceu a ideia de Estado (como nação+território) gerando conflitos neocoloniais => I e II Guerras. Além do embate entre Capitalismo x Socialismo... Com Capitalismo Financeiro, pós crise 1929, surge a pregação de social democracia...

9 A social democracia corresponde ao modelo político- econômico que, no intuito de amortecer os efeitos de desigualdade gerados pelo sistema capitalista, permite a concessão de direitos sociais e civis aos cidadãos. A social democracia não ocasiona uma maior adesão ao internacionalismo proletário, não é continuidade de uma prática comunista, não reduz o papel do Estado na economia (como faz a proposta neoliberal) e nem se relaciona com a questão colonial.

10 a. (Uel 2009) Na virada do século XIX para o XX, Eduard Bernstein e Auguste Bebel lançaram as bases do que viria a ser chamado de pensamento social-democrata. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os ideais social-democratas passaram a servir de referencial a diversos governos da Europa Ocidental, produzindo, em certos casos, o que a literatura denominou como pacto social-democrata. Com base no enunciado e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta. a) O pacto social-democrata repousou no equilíbrio temporário de forças entre capital e trabalho, sob o acompanhamento permanente da esfera estatal, responsável por desenvolver políticas públicas capazes de produzir um circuito virtuoso de crescimento econômico. b) A social-democracia moderna implicou um menor nível de institucionalização das lutas dos trabalhadores fomentando, assim, a sua maior adesão ao internacionalismo proletário dominante no século XIX. c) A proposta social-democrata que se desenvolve no século XX é a continuidade prática da teoria comunista presente nas fileiras do movimento bolchevique russo em 1917, o qual reivindicava a permanência de um Estado defensor dos interesses de todos os cidadãos. d) O projeto social-democrata adotado em países da Europa, pós 1945, teve como elemento central a necessidade de uma maior desregulamentação das economias, disto resultando a redução do papel do Estado à esfera política. e) A adoção de práticas norteadas pelos princípios da social-democracia exigiu dos governos emancipar suas posses coloniais, as quais eram dispendiosas financeiramente, prejudicando, assim, o desenvolvimento das políticas do Estado do Bem-Estar.

11 Porém, tal social democracia na América Latina, tem assumido posições nacionalistas... Comentário Arnaldo Jabor...1:45 Evo nacionaliza espanhola... 1:46

12 É bom lembrar que a Bolívia...

13 Tem como capitais, Sucre, jurídica, e La Paz, administrativa. Apesar de possuir a segunda maior reserva de gás natural do continente (1ª. Venezuela) tem o pior IDH da América do Sul.

14 Nação mais instável da América Latina. Independente da Espanha em 1825, tem hoje 184 anos de existência e, nesse período, já enfrentou 193 golpes de Estado.

15 Dos 84 chefes de governo, 32 foram ditadores e, devido às crises políticas, a presidência da República chegou a ficar vaga por quatro vezes - uma delas durante mais de 20 dias. Em média, um presidente boliviano ocupa o cargo por cerca de dois anos.

16 A sede do governo da Bolívia, o Palácio de Quemados, tem esse nome por ter sido incendiado numa revolta popular de Entre os chefes de Estado: 11 presidentes foram assassinados, sete morreram no exílio, um se suicidou e outro cumpre pena de prisão desde Entre os assassinados, encontra-se o primeiro presidente boliviano de fato, o general Antonio José Sucre, sucessor de Simón Bolívar, que proclamou a independência e ocupou a cadeira presidencial provisoriamente.

17 Juan Evo Morales Ayma era líder do movimento esquerdista boliviano cocalero, uma federação de agricultores que tem por tradição o cultivo de coca para atender um costume milenar da nação que é mascar folhas de coca. Evo Morales notabilizou-se ao resistir os esforços desenvolvidos pelo governo dos Estados Unidos da América na substituição do cultivo de coca na província de Chapare por bananas originárias do Brasil.

18 Os nacionalistas acredita-se que Morales seja adepto das Ações Afirmativas medidas especiais e temporárias, tomadas ou determinadas pelo estado, espontânea ou compulsoriamente, com o objetivo de eliminar desigualdades historicamente acumuladas, garantindo a igualdade de oportunidades e tratamento, bem como de compensar perdas provocadas pela discriminação e marginalização, decorrentes de motivos raciais, étnicos, religiosos, de gênero e outros.

19 No Brasil, o conceito sobre Ações Afirmativas surgiu em 1995 e teriam gerado a Discriminação positiva... Norma de tratamento desigual dos formalmente iguais, citando-se como exemplo a reserva de vagas de cargos públicos para deficientes físicos determinada pela Constituição Brasileira de 1988, ou ainda a reserva de uma determinada quantidade de vagas nas universidades públicas para alunos afro descendentes ou da rede pública. Daí decisão recente STF...2:06 Com a intenção de combater...2:13

20 Você acha esta música racista ? 3:48 Se a África fosse uma única nação, ela seria nacionalista?


Carregar ppt "Estaríamos bêbados diante de uma situação de Tensão (crise $ internacional) Música... Tenso???... 2:37."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google