A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BEM VINDOS à Apresentação do PSM System. O Que é ? O PSM SYSTEM (Programa de Segurança em Manutenções) é fruto de trabalho e pesquisas de vários anos,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BEM VINDOS à Apresentação do PSM System. O Que é ? O PSM SYSTEM (Programa de Segurança em Manutenções) é fruto de trabalho e pesquisas de vários anos,"— Transcrição da apresentação:

1 BEM VINDOS à Apresentação do PSM System

2 O Que é ? O PSM SYSTEM (Programa de Segurança em Manutenções) é fruto de trabalho e pesquisas de vários anos, da união de profissionais com larga vivência em informática e experiência de profissionais gabaritados no setor de operações em Termoelétricas, Petróleo, Offshore, Naval, cervejarias e outros segmentos. Foi desenvolvido visando contribuir com a redução de INCIDENTES e ACIDENTES causados por falta de procedimentos adequados, em manutenção ou utilização de equipamentos que possam apresentar risco a seus usuários. Engloba uma sistemática completa nos procedimentos utilizados em SMS, na segurança de trabalhos corriqueiros até as grandes paradas de manutenção. É um sistema usado para executar e controlar a logística de segurança em manutenções com o máximo de segurança possível dentro dos padrões das normas regulamentadoras vigentes no Brasil.

3 Beneficios O PSM SYSTEM Irá ajudá-lo a diminuir o tempo gasto imprimindo e controlando os formulários e etiquetas, mas a responsabilidade final p/ segurança das pessoas que trabalhem em sua facilidade, encontra-se em você e todos envolvidos em realizar a Manutenção com segurança.

4 Componentes O PSM SYSTEM é composto de: A “OS” (Ordem de serviço) será o primeiro documento descrito e impresso onde será gerada a análise preliminar de risco, que formalizada por uma equipe multidisciplinar tendo como integrantes as equipes de Operação, Manutenção e SMS, se couber, quando o trabalho for de risco nível 2. A partir da efetivação da “AR” (Análise de risco) os documentos restantes já estarão preenchidos automaticamente como a “PET” (Permissão de entrada em espaço confinado), “TA” (Trabalho em altura), “TQ” (Trabalho á quente), “MC” (Movimentação de cargas) e “LOTO” (Bloqueio e etiquetagem) alguns campos deverão ser preenchidos pelo emitente após a impressão, para dar ênfase a logística de segurança, como presa as regras do ministério do trabalho.

5 Definições PSM/OS – Ordem de Serviço Conforme NR01, item 1.7, alínea “b”, a Ordem de Serviço sobre Segurança e Medicina de Trabalho, cabe ao empregador fazer sua elaboração, onde sua emissão é obrigatória. A obrigatoriedade da Ordem de Serviço está incluída no artigo 157, inciso II da CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas, que nos diz: “instruir os empregados, através de ordens de serviço, quanto às precauções a tomar o sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais;” Tem por objetivo descrever qualquer anormalidade do sistema através de um formulário automatizado, com intuito de padronizar e agilizar o procedimento minimizando erros de digitalização para aprovação final do programador, responsável em transformá-la em serviço, dentro dos padrões de segurança.

6 Definições PSM/APR – Análise Preliminar de Risco Técnica de identificação de perigos e avaliação de riscos executada por equipe constituída por representantes de operação, manutenção e SMS, com intuito de prevenir e mitigar acidentes que podem ocorrer durante a execução do serviço. PSM/PTS – Permissão de Trabalho Seguro É a autorização, dada por escrito, em documento próprio, para a execução de qualquer trabalho de manutenção, que envolvam riscos à integridade do pessoal, às instalações, ao meio ambiente, à comunidade ou à continuidade operacional. PSM/LOTO – Lockout/Tagout (Bloqueio e Etiquetagem Procedimento de lock-out (bloqueio) e tag-out (etiquetagem) tem o intuito de evitar o escape ou vazamento de materiais, isolando fontes de energias perigosas, garantindo a integridade do homem e da máquina, evitando possíveis incidentes e acidentes.

7 Definições PET – Permissão de entrada em espaço confinado Qualquer espaço área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio. Meios limitados ou restritos de entrada e saída. Não foi concebido para ser ocupado a tempo contínuo. É grande o suficiente para que um funcionário possa entrar e executar a tarefa designada.

8 Definições PSM/TA – Trabalho em altura É uma norma regulamentadora do Ministério do Trabalho que estabelece os requisitos mínimos e medidas de proteção para o trabalho em altura. Pode se considerar trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda. Outras normas também abordam aspectos relacionados ao trabalho em altura de forma setorial. A NR18 traz dispositivos sobre medidas técnicas, como a proteção de periferia, apenas para a construção e alguns pontos sobre edificações aparecem na NR8. PSM SYSTEM tem o compromisso de prevenir as lesões decorrentes do trabalho em altura. Para trabalhos acima do nível do solo acima de 2m ou de qualquer perigo conhecido, a eliminação do risco de quedas e a prevenção e proteção contra quedas serão usadas. Isto inclui o trabalho em andaimes, suportes para tubulações e serviços por fora de guarda-corpos ou acima deles. NOTA: Para este tipo de trabalho atender aos requisitos da NR 35.

9 Definições PSM/MC – Movimentação de Carga Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de /07/78 Alterações/Atualizações D.O.U. Portaria SIT n.º 56, de 17 de julho de /07/03 Portaria SIT n.º 82, de 01 de junho de /06/04 NR 11- Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais. É a técnica utilizada para içar ou transportar uma determinada carga até seu local de montagem ou armazenagem. Pode ser feita manualmente ou com a utilização de equipamentos como: Guindastes Empilhadeiras Ponte Rolante etc. PSM SYSTEM, protegerá os funcionários e minimizará os danos aos equipamentos, decorrentes da utilização de guindastes, talhas, guinchos e outros aparelhos de elevação, por meio de treinamento, inspeções e manutenção preventiva. As regras e procedimentos detalhados neste procedimento estabelecem as exigências mínimas a serem seguidas.

10 Definições PSM/TQ – Trabalho à quente Qualquer trabalho que utiliza uma chama aberta, fonte de ignição não protegida, aparelho que produz alta temperatura ou equipamentos que gerem faíscas, tais como: maçarico de corte, solda, furadeira ou esmeril. PSM/RI – Relato de Incidentes INCIDENTE (QUASE ACIDENTE): Evento que teve ou poderia ter o potencial de levar a uma situação de acidente PSM SYSTEM através de um formulário relato sucinto, dado por escrito para identificação de qualquer condição insegura ou falha na percepção de risco, observada pelo relator da ocorrência, poderá ser efetivado por qualquer funcionário próprio ou terceirizado, não necessitando identificar-se.

11 Conclusão Os benefícios da implantação do PSM SYSTEM são: Redução de Acidentes Redução de perdas financeiras na paralização da Produção Melhorar as condições de trabalho Melhorar a comunicação entre as áreas Maior agilidade na Manutenção e Operação Maior conhecimento através de APR’S (analise preliminar de risco) Maior eficiência entre as equipes de manutenção, operação e SMS Adequação a exigências e normas governamentais.

12 FIM Maiores Informações (22) / (22)


Carregar ppt "BEM VINDOS à Apresentação do PSM System. O Que é ? O PSM SYSTEM (Programa de Segurança em Manutenções) é fruto de trabalho e pesquisas de vários anos,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google