A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IBAD – PINDAMONHANGABA/SP O cotidiano de um povo escolhido por Deus.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IBAD – PINDAMONHANGABA/SP O cotidiano de um povo escolhido por Deus."— Transcrição da apresentação:

1 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP O cotidiano de um povo escolhido por Deus

2 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  O livro trata das maneiras e dos costumes do povo de Israel nos tempos Bíblicos.  Apesar da Bíblia conter todos os ensinamentos para que o homem viva adequadamente, este livro foi escrito dentro da realidade de um povo e de um tempo.  Unidades:  I - Não é bom que o homem esteja só  II - O templo do Espírito  III - O dia-a-dia em Israel  IV - Nem só de pão viverá o homem

3 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP

4  Nesta unidade estudaremos a importância e as características de um tema que é tão presente no contexto bíblico: a família.  A família recebeu uma atenção especial na Bíblia Sagrada. Deus é o seu criador e sustentador (Sl.127 e 128).

5 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  A família é o palco de grandes histórias que marcaram a trajetória humana, como por exemplo, criação, queda e redenção.  1.2- A Bíblia e a família  Se tirássemos os relatos da família da Bíblia, sua estrutura desmoronaria.  1.2- A criação da família  A criação do homem, a imagem e semelhança de Deus é o momento mais importante do relato da criação.

6 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  1.3- A importância da família no contexto bíblico  Viver em harmonia e amor certamente era o ideal de Deus ao criar a família, porém nem todos conseguiram viver esses ideais.  1.4- Os papéis dentro da família  Essa organização implica em deveres e privilégios. ▪ Papéis do marido e pai; ▪ Papéis da esposa e mãe; ▪ Papéis – Filhos e filhas

7 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Neste capítulo, estudaremos como se desenrola a vida, desde o nascimento até o jovem estar preparado para assumir a responsabilidade de um lar.  2.1- Os desejados filhos  Era natural que os casais quisessem ter filho logo.  2.2- A Gravidez  As mulheres casavam-se cedo e tinham muito filhos.  2.3- O Parto  As dores do sofrimento do parto são conseqüências da queda.  2.4- O nome  O pai ou a mãe escolhiam que nome deveria ter o filho recém-nascido.

8 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  2.5- Obrigações legais seguidas ao nascimento  A lei prescrevia algumas normas para serem observadas quando nascia uma criança : ▪ Circuncisão ▪ A Redenção do primogênito ▪ A Purificação da mãe  2.6- O desenvolvimento físico da criança  Á medida que o tempo passava, a criança era observada em seu crescimento.  2.7- A Educação  Educar as crianças sempre foi uma tarefa primordsial nos tempos bíblicos.

9 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  O Casamento foi estabelecido por Deus que lhe deu um sentimento único e especial sendo Ele também o grande Sustentador dessa instituição.  3.1- Projeto Divino  Era a vontade de Deus que o casamento fosse uma realização espiritual, social e sexual.  3.2- A escolha do Cônjuge  O amor ficava não apenas na questão de sentimento, mas principalmente na decisão de amar o cônjuge.  3.3- O Noivado  Esse podia ser marcado com uma cerimônia, um banquete e troca de presentes.

10 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  3.4- O Dote  Quantia em que o noivo ou sua família pagava ao pai da noiva.  3.5- A festa do casamento  Normalmente durava uma semana ou mais.  3.6- Tipos de casamento  Casamento monogâmico; Casamento poligâmico; Levirato; Casamento misto; Casamento endogâmico.

11 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  O ideal de Deus ao criar a família foi que essa vivesse em perfeita harmonia e que seus membros desfrutassem da companhia um do outro. Mas a entrada do pecado no mundo afetou diretamente esse ideal trazendo suas conseqüências para o relacionamento familiar.  4.1- Poligamia  A poligamia diz respeito ao estado de ter mais de um cônjuge ao mesmo tempo.  4.2- A Viuvez  A falta do marido trazia grandes dificuldades.

12 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  4.3- A Infertilidade  Quando os filhos não vinham, muita vergonha e tristeza acometiam esse casal.  4.4- O Divórcio  O rompimento de um casamento significava uma grande tragédia e algo que desagradava ao Senhor.  4.5- A Infertilidade Conjugal ou Adultério  È a quebra do vínculo matrimonial.

13 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP ▪ Advertências ▪ Leis Punitivas ▪ Situações de adultério ▪ Uso Simbólico  4.6- Casamentos mistos  Casamento feito por pessoas de diferentes povos ou entre pessoas israelitas com pessoas estrangeiras.  4.7- Rivalidade entre irmãos  São as diferenças de personalidade e pecaminosidade humana que causam as dificuldades na família.

14 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  A sociedade dos tempos bíblicos possuía uma estrutura patriarcal. A mulher por sua vez, tinha o dever de ser submissa e muito de sua vida, incluindo aspectos religiosos, estava subordinado ao pai ou ao esposo.  1.1- A criação da mulher  Ao formar o ser humano, o criador colocou nele atributos e capacidades que só Ele possuía.  1.2- A queda e suas conseqüências  A entrada do pecado no mundo afetou toda a história.

15 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  1.3- A restauração  A redenção possibilitou a restauração de tudo o que havia sido perdido na queda.  1.4- A Lei e as Mulheres  O código mosaico fez muitas referências ás mulheres. ▪ As que colocavam a mulher numa posição igual ao homem; ▪ As que colocavam a mulher numa posição superior ao homem; ▪ As que colocavam a mulher numa posição inferior ao homem.

16 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  1.5- Mulheres notáveis do Antigo Testamento  O Projeto de Deus sempre contou com a participação das mulheres.  1.6- As Mulheres no Novo Testamento  Jesus tratou a mulher de uma forma diferente do seu tempo.  1.7- Textos Bíblicos polêmicos sobre as mulheres  Alguns textos bíblicos trazem questionamentos sobre a mulher, especialmente sobre o exercício do seu trabalho na igreja: ▪ Falar na igreja; ▪ Ensinar na igreja.


Carregar ppt "IBAD – PINDAMONHANGABA/SP O cotidiano de um povo escolhido por Deus."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google