A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEXTO DE OPINIÃO Transmite informações ao leitor, mas as informações transmitidas nele estão a serviço da opinião, podem servir de provas, em defesa da.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEXTO DE OPINIÃO Transmite informações ao leitor, mas as informações transmitidas nele estão a serviço da opinião, podem servir de provas, em defesa da."— Transcrição da apresentação:

1 TEXTO DE OPINIÃO Transmite informações ao leitor, mas as informações transmitidas nele estão a serviço da opinião, podem servir de provas, em defesa da opinião defendida. A defesa de uma opinião, isto é, o estabelecimento de um ponto de vista sobre o mundo, pressupõe argumentos ou provas.

2 Mecanismo de defesa de uma idéia ou ponto de vista
A tese central deve estar bem clara e definida (não fuja do assunto). Apresentar bons argumentos em defesa dessa tese (forneça algumas informações de apoio, isto é, que situem o leitor e outras informações que comprovem ou buscam comprovar a opinião emitida). O texto deve levar em consideração as opiniões do interlocutor, seja para omiti-las, seja para se antecipar a uma possível resposta. EX: “como todos sabemos...”, “sabe-se que..., no entanto...”. Num bom texto o grupo de leitores a quem se dirige está bem delimitado. A paragrafação do texto é bem estruturada. Para dar uma opinião é preciso ter informação a respeito do assunto. EX: opinar sobre um livro: ler o livro, conhecer o autor, outros livros do autor, outros livros da temática do livro).

3 INFORMAÇÃO X OPINIÃO Sem informação não há opinião sustentada.
Para separar a informação da opinião é preciso considerar especialmente a intencionalidade do texto: há textos que se articulam basicamente como informação (informação publicitária, médica, política, esportiva, profissional, jurídica, etc.), e outros têm a intenção deliberada de opinar e manifestar um ponto de vista sobre algum fato, idéia, conceito etc. (panfleto político, editoriais, etc.). A informação é a base para qualquer formação de opinião.


Carregar ppt "TEXTO DE OPINIÃO Transmite informações ao leitor, mas as informações transmitidas nele estão a serviço da opinião, podem servir de provas, em defesa da."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google