A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Micropipetas Manutenção e Calibração Marcelo Mendonça Médico Veterinário, Dr.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Micropipetas Manutenção e Calibração Marcelo Mendonça Médico Veterinário, Dr."— Transcrição da apresentação:

1 Micropipetas Manutenção e Calibração Marcelo Mendonça Médico Veterinário, Dr.

2 MICROPIPETAS Usadas para pequenos volumes (microlitros); Devem apresentar boa: Acurácia é a diferença entre o que foi realmente pipetado e o que foi requisitado ; Precisão é a repetibilidade.

3 A) Botão com código de cores B) Corpo da pipeta ou handle C) Porca de conexão D) Ponteira E) Ejetor de ponteiras F) Botão de ejeção H) Porta-cone T) Tambor de ajuste do volume V) Volúmetro REPRESENTAÇÃO GRÁFICA

4 Limpeza externa Remover o ejetor de ponteiras; Partes externas das micropipetas: limpar com algodão embebido em álcool isopropílico; Colocar o ejetor de ponteiras.

5 Limpeza interna Desmontar a micropipeta gentilmente; Limpar as peças internas utilizando um banho de ultrassom por 20 min; Enxaguar as peças com bastante água corrente, sendo o último enxague com água destilada; Deixar secar a temperatura ambiente; Lubrificar o pistão e o anel; Montar a pipeta para um novo uso; Alguns componentes são autoclaváveis.

6 Os manuais das micropipetas apresentam uma tabela com valores de acurácia e precisão aceitáveis para diferentes micropipetas e volumes aferidos; Se os valores (%) estiverem fora do intervalo aceitável, recomenda-se calibrar a micropipeta.

7 CALIBRAÇÃO Gravimetria – pipetar água destilada e pesar em balança analítica; Consultar o manual do fabricante; 1 mL água destilada = 1 g; 1 L = 1 mg; O ambiente, balança, água e micropipeta devem estar entre 20 e 25 C.

8 PROCEDIMENTO CALIBRAÇÃO 1.Pipetar 5 X o volume mínimo (10%) e pesar; 2.Calcular a média e multiplicar pelo fator de correção; 3.Verificar na tabela (manual) o intervalo de tolerância; 4.Se necessário, usar a chave para calibragem: Giro no sentido horário – reduz volume Giro no sentido anti-horário – aumenta volume 5. Repetir o passo 1. para confirmar a calibração.

9

10

11 Obrigado!


Carregar ppt "Micropipetas Manutenção e Calibração Marcelo Mendonça Médico Veterinário, Dr."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google