A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tabebuia vellosoi floresce no Inverno. A flor do Ipê Amarelo é mencionada como a Flor Nacional do Brasil. Mais do que gostar do campo, colher ou plantar,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tabebuia vellosoi floresce no Inverno. A flor do Ipê Amarelo é mencionada como a Flor Nacional do Brasil. Mais do que gostar do campo, colher ou plantar,"— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Tabebuia vellosoi floresce no Inverno. A flor do Ipê Amarelo é mencionada como a Flor Nacional do Brasil. Mais do que gostar do campo, colher ou plantar, o engenheiro agrônomo é um profissional que precisa ter uma visão de toda a cadeia de produção, que vai da agricultura até o processo de comercialização.

4 Ipê Rosa (Tabebuia pentaphylla) O curso superior, que dura em média cinco anos, habilita o engenheiro agrônomo a planejar e executar ações relacionadas à produção agropecuária.

5 Ipê branco (Tabebuia alba)

6 Roxinha, Pau-de-rosas, Pau-rosa, Cega-machado Physocalymma Scaberrimum

7 Lobeira, fruta-lobo Solanum lycocarpum

8 Bate-caixa, gritadeira, chapéu-de-couro Palicourea rigida

9 Calliandra dysantha Como transita por várias áreas do conhecimento, o agrônomo pode atuar em institutos e órgãos de pesquisa em vários setores como áreas técnicas, manejo de solo e animais, mecanização e agronegócios, entre outros.

10 Rosa do campo, Flor de Santa Rita Kielmeyera rubriflora

11 Candombá Vellozia variabilis

12 Canela-de-ema Vellozia flavicans

13 Chuveirinho Paepalanthus acanthophyllus Sombreiro Paepalanthus Spenciosus

14 Flor-do-pau Wunderlichia mirabilis

15 Orchidaceae Koellensteinia tricolor O setor sucroalcooleiro, que já expandiu o mercado nos últimos cinco anos, promete ser um dos mais promissores para os agrônomos no futuro, segundo Luciano Rodrigues, gerente de economia e análise setorial da UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), com sede em São Paulo.

16 Flor Marcela (Achyrocline satureoides)

17 Mimosa regina Mimosaceae Baeneby

18 Arnica (Lychnophora ericoides) Este crescimento trouxe uma demanda muito grande de profissionais para trabalhar no setor e o agrônomo, sem dúvida, é um dos mais requisitados”, diz Rodrigues, que é formado em engenharia agronômica pela Escola Superior de Agricultura (Esalq) da USP, com campus em Piracicaba (SP).

19 Pequi Caryocar brasiliense

20 Corda de viola Ipomoea procumbens

21 Flor do cerrado Há engenheiros agrônomos que optam trabalhar exclusivamente no campo, longe da vida urbana, em áreas inexploradas. Neste caso faz parte da rotina enfrentar cobras e outros bichos, e se acostumar a ligar o gerador para ter energia elétrica dentro de casa.

22 Orquídea do cerrado Especializado em economia, Rodrigues, hoje, vai pouco ao campo. Substituiu as botas, geralmente associadas ao profissional que trabalha com agricultura, pelas roupas sociais e pelo ar- condicionado do escritório. “Na minha área, mesclo os conhecimentos técnicos da agronomia com os conhecimentos de economia. Às vezes, tenho de visitar o campo para entender o mercado e os preços. É preciso entender o que está acontecendo nas plantações”, afirma.

23 Para-tudo Gomphrena officinalis

24 Turnera longiflora Quem pretende seguir a carreira precisa ter aptidão pelas ciências exatas e naturais – base das grades curriculares dos cursos de graduação, que também podem ter como nomenclatura apenas AGRONOMIA. A dica de Rodrigues é para o estudante não ficar restrito à sala de aula e participar de projetos de pesquisa e estágios. Para poder atuar, depois de concluir o curso, o estudante precisa obter o registro no Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia (CREA) do seu estado.

25 Ruibarbo-amarelo Trimezia junciflora

26 Pau Terra da Folha Larga Qualea grandiflora O QUE FAZ o Engenheiro Agrônomo? Planeja e orienta a execução de atividades relacionadas à produção agropecuária. ONDE ATUA Institutos e órgãos de pesquisa, seja em campo ou trabalho interno, e nas áreas de gestão e comercialização de empresas de agronegócios.

27 Lírio do campo Arrabidaea sceptrum

28 Artesanato com flores do cerrado (sempre vivas). PERFIL Quem pensa em estudar Engenharia Agronômica precisa ter aptidão para as Ciências Exatas e Naturais, além de gostar de pesquisa. Domínio de Informática e um segundo idioma também é fundamental.

29 A região do Cerrado no Brasil que comporta 21% do país, é a maior extensão de savana na América do Sul. Com uma estação sem chuvas muito definida, suporta uma carga de seca e de fogo, mas há plantas que se adaptam - e que não se reproduzem noutro lugar se deslocadas - e uma surpreendente gama de pássaros. Grandes mamíferos tais como o tamanduá-bandeira, o tatu gigante, onça-pintada e o lobo-guará, também ainda sobrevivem aí, mas estão competindo com a rápida expansão da fronteira agrícola brasileira, que se concentra primordialmente na soja e milho e, ultimamente, no cultivo da cana de açúcar. Criação de gado é outra ameaça à região, já que comporta quase 40 milhões de cabeças por ano. As plantas do Cerrado têm raízes longas de forma a lutar por água na região inferior e suas folhas, sementes, flores e raízes são usadas na flora medicinal. textoFonte: - 24k

30 Créditos Fundo musical: Som de pássaros Hino Nacional Brasileiro Yamandu Costa Pesquisa e Produção: Mario Capelluto e Ida Aranha Formatação: Elisabeth Victoria Rachaus


Carregar ppt "Tabebuia vellosoi floresce no Inverno. A flor do Ipê Amarelo é mencionada como a Flor Nacional do Brasil. Mais do que gostar do campo, colher ou plantar,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google