A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTIMATIVA DE RECALQUES. REVISÃO DE LITERATURA Os recalques em aterros sanitários variam de 25% a 50%, dependendo da altura inicial dos resíduos, provocando.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTIMATIVA DE RECALQUES. REVISÃO DE LITERATURA Os recalques em aterros sanitários variam de 25% a 50%, dependendo da altura inicial dos resíduos, provocando."— Transcrição da apresentação:

1 ESTIMATIVA DE RECALQUES

2 REVISÃO DE LITERATURA Os recalques em aterros sanitários variam de 25% a 50%, dependendo da altura inicial dos resíduos, provocando uma contínua movimentação do aterro sanitário (WALL e ZEISS, 1996). A avaliação de recalques em aterros sanitários permite: a determinação da vida útil dos aterros; a avaliação da integridade dos sistemas de revestimento, de cobertura e dos dispositivos de coleta de líquidos percolados e gases; e, o desenvolvimento de estudos para o reaproveitamento das áreas ocupadas após o fechamento dos aterros.

3 REVISÃO DE LITERATURA Uso de Simulações em Aterros Sanitários Através de ensaios de laboratório, obtêm-se dados para se fazer uma previsão de recalque. Chen e Chou (1998) Taiwan Abreu (2000) São Paulo Simões (2000) Rio de Janeiro

4 REVISÃO DE LITERATURA Mecanismos de Recalque Os recalques podem ocorrer em três etapas: Deformação não drenada Recalque Inicial Consolidação ou Adensamento Recalque Primário Decomposição da Matéria Orgânica Recalque Secundário

5 REVISÃO DE LITERATURA Fases do Desenvolvimento do Recalque

6 Grissolia & Napoleoni, 1998

7 REVISÃO DE LITERATURA Modelos de Previsão de Recalques

8 REVISÃO DE LITERATURA Modelo Sowers (1973) S c = Q. Ho E H 1 = Ho x C c x log ( + o ) / o H 2 = Ho x C x log (t / t o ) Recalque Inicial Recalque Primário Recalque Secundário H t = S c + H 1 + H 2 Recalque Total

9 REVISÃO DE LITERATURA Modelo Gandolla (1992) H t = H. a. (e -kto - e -kt ) Recalque Total Sendo que os parâmetros k e a são obtidos através dos métodos dos mínimos quadrados (linearização)

10 MATERIAIS E MÉTODOS O Aterro Sanitário de Viçosa/MG. O Município de Viçosa, com uma população atual de habitantes, está localizado no sudeste brasileiro na região habitualmente conhecida como Zona da Mata do estado de Minas Gerais. O município é montanhoso e tem uma altitude média de 650m. A cidade de Viçosa, sede do Município, situa-se na latitude 20 o 45sul e longitude 42 o 51oeste.

11 MATERIAIS E MÉTODOS Planta da Concepção do Projeto

12 MATERIAIS E MÉTODOS Planta Seção 4- 4 Transversal

13 MATERIAIS E MÉTODOS Equipamento Utilizado Descrição do Ensaio de Compressão Confinada

14 MATERIAIS E MÉTODOS Vista geral do Equipamento para realização dos ensaios

15 MATERIAIS E MÉTODOS Vista do sistema de ligação da caixa dágua com a viga metálica

16 MATERIAIS E MÉTODOS Metodologia usada nos Ensaios Coleta dos Resíduos (secção 4 – 4) Composição Gravimétrica dos RSU Quarteamento Análise Gravimétrica

17 MATERIAIS E MÉTODOS Compactação das Amostras Disposição do RSU em camadasCompactação RSU na célula

18 MATERIAIS E MÉTODOS Carregamento em Etapas

19 MATERIAIS E MÉTODOS Medição Deslocamentos Nível de Placas Plano Paralelas Descarregamento Encerramento

20 MATERIAIS E MÉTODOS GANDOLLA SOWERS Métodos Utilizado no Cálculo da Previsão dos Recalques

21 RESULTADOS - Os gráficos a seguir (recalque x tempo), mostram as 6 etapas de carregamento e posteriormente todas juntas.

22 RESULTADOS

23

24 - Dados da Curva de Compressibilidade

25 RESULTADOS - Os gráficos a seguir apresentam as curvas carga x recalque e tensão x deformação.

26 RESULTADOS - Os gráficos a seguir (recalque x tempo), mostram as 6 etapas de carregamento e posteriormente todas juntas.

27 RESULTADOS

28

29 - Dados da Curva de Compressibilidade

30 RESULTADOS - Os gráficos a seguir apresentam as curvas carga x recalque e tensão x deformação.

31 RESULTADOS Determinação dos Parâmetros de Compressibilidade - Índices de Compressibilidade (achamos = C c = 0,16)

32 RESULTADOS - Módulo de Elasticidade (E) Utilizando valores do quadro a seguir como o de sobrecarga ( ) para cada etapa de carregamento dos ensaios, de recalque imediato ( Hi) e de altura inicial de RSU de cada etapa, encontra-se, através da equação abaixo, o valor do módulo de elasticidade médio igual a: E = (Ho * ) / Hi (equação) E = 1732 kPa

33 RESULTADOS - Módulo de Elasticidade (E)

34 RESULTADOS Os gráficos a seguir mostram a linearização de Gandolla para achar o parâmetro a e k. - Parâmetros k, a do Método de Previsão de Recalque do Gandolla et. al. (1992) Primeiro Ensaio

35 RESULTADOS

36 Os gráficos a seguir mostram a aproximação de Gandolla para os recalques medidos no 1º ensaio.

37 RESULTADOS

38 Valores Médios dos Parâmetros k e a dos dois Ensaios

39 RESULTADOS Previsão dos Recalques no Aterro Sanitário de Viçosa/MG No quadro abaixo estão descritos a previsão de recalques para o término da vida útil (15 anos) do Aterro Sanitário de Viçosa/MG.

40 RESULTADOS Na gráfico ilustrativo abaixo estão descritos a previsão de recalques (Gandolla) para o término da vida útil (15 anos) do Aterro Sanitário de Viçosa/MG.

41

42

43

44


Carregar ppt "ESTIMATIVA DE RECALQUES. REVISÃO DE LITERATURA Os recalques em aterros sanitários variam de 25% a 50%, dependendo da altura inicial dos resíduos, provocando."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google