A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Globalização – Prós e contras Selma Hosni Abril 2011

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Globalização – Prós e contras Selma Hosni Abril 2011"— Transcrição da apresentação:

1 Globalização – Prós e contras Selma Hosni Abril 2011
CNEC-2011 Globalização – Prós e contras Selma Hosni Abril 2011

2 Globalização contexto histórico
Capitalismo financeiro Concentração de capitais; Formação de transnacionais; Elevada competição; Neoliberalismo; Formação de monopólios; Aumento do fluxo de trocas; Interdependência econômica; Internacionalização dos capitais. 3ª Revolução industrial Informatização Automação; Robótica; Especialização da mão-de-obra; Biotecnologia; Telemática; Mundo virtual; Pesquisa científica; Avanço das comunicações e transportes; Descentralização da atividade industrial

3 O mundo hoje Fim do mundo bipolar;
Surgimento da nova ordem multipolar; O poder econômico sobreposto ao militar; Fim do socialismo; Formação de sociedades de consumo e individualista; As inovações tecnológicas; Alterações nos conceitos de tempo e espaço.

4 O que é globalização             Do ponto de vista dos globalizados pode ser definida como o processo de internacionalização das práticas capitalistas, com forte tendência à diminuição ou mesmo desaparecimento das barreiras alfandegárias; liberdade total para o fluxo de Capital no mundo.             Sim, o planeta Terra, particularmente na região de hegemonia ocidental, ou seja, dos povos oriundos das cercanias do Mar Mediterrâneo, já sofreu a globalização egípcia, a globalização greco-macedônica, a globalização romana, a globalização muçulmana, a globalização ibérica, a globalização britânica, a globalização nazi-fascista e, desde o término da Primeira Guerra Mundial, agudizando-se ainda mais após o término da segunda, estamos sofrendo a globalização norte americana.

5 A Globalização Portanto, o processo de globalização é antigo e atualmente uma exigência das transnacionais; Visa eliminar as barreiras alfandegárias; Estimular o comércio internacional.

6 Os símbolos da globalização
Internet Sistema financeiro

7 O lado positivo da globalização
Aumento das trocas comerciais; Necessidade de um regime democrático; Consumo de produtos mais evoluídos; Evolução das comunicações ( transmissão em tempo real); Redução do isolamento de muitos países pobres; Investimentos em educação; Integração de povos e culturas.

8 Fases de um bloco econômico
ZONA DE LIVRE COMÉRCIO UNIÃO ADUANEIRA MERCADO COMUM UNIÃO MONETÁRIA UNIÃO POLÍTICA

9 Os principais blocos econômicos

10 As liberdades fundamentais de um bloco econômico
A livre circulação de mercadorias; A livre circulação de capitais; A livre circulação de serviços; A livre circulação da informação; A livre circulação de pessoas.

11 As conseqüências da Globalização
Conseqüências econômicas Falências; Fusões; Inovações tecnológicas; Desnacionalizações; Desemprego estrutural; Redução do “custo país”; Privatizações; Introdução de políticas neo liberais; Reformas do Estado. Conseqüências sociais Nacionalismo; Xenofobia; Migrações; Padronização de hábitos; Fortalecimento da cultura ocidental,cristã e capitalista; Terrorismo; Crescimento de grupos radicais; Aumento das desigualdades sociais.

12 As conseqüências da Globalização
Conseqüências políticas Fortalecimento de organismos supranacionais; Redução do papel do Estado; Fim dos Estados Nacionais.

13 E o vestibular? A partir dos anos 80, o mundo assistiu a grandes mudanças, emergindo daí uma “nova ordem mundial”, abaixo caracterizada. Assinale a(s) proposição(ões) que estiver(em) DE ACORDO com essa “nova ordem”. 01. Formação de blocos econômicos supranacionais, como a União Européia e o Acordo de Livre Comércio da América do Norte. 02. Manutenção do bloco soviético e continuidade da Guerra Fria baseada na bipolaridade. 04. Expansão das multinacionais como agentes dessa nova fase da evolução capitalista. 08. Capacitação econômica como medida de poder no mundo multipolar. 16. Expressivo avanço técnico-científico e mais atenção à qualificação profissional.

14 E o vestibular Desde a queda do Muro de Berlim, em 1989, um dos assuntos mais discutidos é o surgimento de uma nova ordem mundial diferente daquela que existiu no período da Guerra Fria. Assinale a(s) proposição(ões) que tenha(m) relação com esta nova ordem mundial. 01. Com o fim da Guerra Fria, a nova ordem mundial é caracterizada pela emergência de um mundo multipolar, cujo padrão de poder é essencial-mente econômico. 02. A capacidade tecnológica, a produtividade e a competitividade fazem parte do novo padrão de poder da Rússia, que se mantém como potência no contexto da atualidade. 04. A globalização corresponde à fase de expansão dos capitais, no atual período técnico-científico do capitalismo, trazendo como conseqüência a interdependência econômica. 08. O surgimento dos megablocos econômicos significa que, regionalmente, em maior ou menor grau, as fronteiras econômicas entre os países estão sendo diluídas. 16. A União Européia forma um mercado comum e o seu processo integracionista é mais antigo e aprofundado do que o de outros blocos econômicos

15 A GLOBALIZAÇÃO E O FUTURO
A globalização é um fato inexorável? Como será o mundo globalizado com o declínio econômico dos Estados Unidos?


Carregar ppt "Globalização – Prós e contras Selma Hosni Abril 2011"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google