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ASSÉDIO MORAL Fernando Halmann. O que é assédio Moral? Exposição TrabalhadorTrabalhadora Situação Humilhante e Constrangedora durante exercício de sua.

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1 ASSÉDIO MORAL Fernando Halmann

2 O que é assédio Moral? Exposição TrabalhadorTrabalhadora Situação Humilhante e Constrangedora durante exercício de sua função Do Superior O Subordinado Na relação de trabalho

3 Caracterização Atitudes/Condutas Negativas Prejuízos práticos/emocionais Ao trabalhador e organização Isolamento do assediado do restante do grupo Assédio Moral Pacto da tolerância e do silêncio

4 Fases da Humilhação Humilhação Fenômeno Horizontal Fenômeno Vertical Relação Autoritária Manipulação e Medo Relação Autoritária Relação Aética Pressão para maior produção Medo de perder o emprego Submissão Fortalecimento da Tirania

5 Estratégias do agressor Escolher a vítima e isolar do grupo Impedir de se expressar e não explicar o porquê. Fragilizar, ridicularizar, inferiorizar, menosprezar em frente aos pares. Culpar/responsabilizar publicamente, podendo os comentários de sua incapacidade invadir, inclusive, o espaço familiar Desestabilizar emocional e profissionalmente. A vítima gradativamente vai perdendo simultaneamente sua autoconfiança e o interesse pelo trabalho.

6 Estratégias do agressor Destruir a vítima (desencadeamento ou agravamento de doenças pré-existentes) A destruição da vítima engloba vigilância acentuada e constante. A vítima se isola da família e amigos, passando muitas vezes a usar drogas, principalmente o álcool. Livrar-se da vítima que são forçados/as Apedir demissão ou são demitidos/as, freqüentemente, por insubordinação Impor ao coletivo sua autoridade para aumentar a produtividade.

7 A explicitação do assédio moral Gestos, condutas abusivas e constrangedoras Humilhar repetidamente, inferiorizar, amedrontar, menosprezar ou desprezar Ironizar, difamar, ridicularizar, risinhos, suspiros Piadas jocosas relacionadas ao sexo Ser indiferente à presença do/a outro/a Estigmatizar os/as adoecidos/as pelo e para o trabalho, colocá-los/as em situações vexatórias Falar baixinho acerca da pessoa, olhar e não ver ou ignorar sua presença, rir daquele/a que apresenta dificuldades

8 A explicitação do assédio moral Não cumprimentar, sugerir que peçam demissão Dar tarefas sem sentido ou que jamais serão utilizadas ou mesmo irão para o lixo Dar tarefas através de terceiros ou colocar em sua mesa sem avisar Controlar o tempo de idas ao banheiro, tornar público algo íntimo do/a subordinado/a, não explicar a causa da perseguição, difamar, ridicularizar

9 As manifestações do assédio segundo o sexo HOMENS MULHERES Atingem a virilidade (preferencialmente) Os controles são diversificados Visam intimidar, submeter, proibir a fala Proibir a fala, interditar a fisiologia Controlando tempo e freqüência de permanência nos banheiros Relaciona atestados médicos e faltas a suspensão de cestas básicas ou promoções Manifestação

10 Frases discriminatórias freqüentemente utilizadas Se você não quer trabalhar... por que não dá o lugar pra outro? Pessoas como você... Está cheio aí fora! Não existe lugar aqui pra quem não quer trabalhar! Ela faz confusão com tudo... É muito encrenqueira! É histérica! É mal casada! Não dormiu bem... é falta de ferro! A empresa não precisa de incompetente igual a você! Para que você foi a médico? Que frescura é essa? Tá com frescura? Se quiser ir pra casa de dia... tem de trabalhar à noite!

11 Danos da humilhação à saúde Risco Invisível Demonstração variada de sentimentos HOMENS MULHERES Choro Tristeza Ressentimento Mágoas Revoltados Raiva Vontade de Vingança Desonrado

12 Sintomas do assédio moral na saúde

13 Estabelecimento do Nexo Causal Resolução 1488/98 do Conselho Federal de Medicina A história clínica e ocupacional, decisiva em qualquer diagnóstico e/ou investigação de nexo causal O estudo do local de trabalho O estudo da organização do trabalho Os dados epidemiológicos A literatura atualizada A ocorrência de quadro clínico ou Subclínico em trabalhador exposto a condições agressivas

14 Estabelecimento do Nexo Causal O depoimento e a experiência dos trabalhadores; A identificação de riscos físicos, químicos, biológicos, mecânicos, estressantes, e outros Os conhecimentos e as práticas de outras disciplinas e de seus profissionais, sejam ou não da área de saúde." (Artigo 2o da Resolução CFM 1488/98) Duração e repetitividade da exposição dos trabalhadores a situações de humilhação. Resolução 1488/98 do Conselho Federal de Medicina

15 O que a vítima deve fazer? Evitar conversar com o agressor, sem testemunhas. Ir sempre com colega de trabalho ou representante sindical. Recorrer ao Centro de Referencia em Saúde dos Trabalhadores e contar a humilhação sofrida ao médico, assistente social ou psicólogo Dar visibilidade, procurando a ajuda dos colegas, principalmente daqueles que testemunharam o fato ou que já sofreram humilhações do agressor Resistir: anotar com detalhes toda as humilhações sofrida (dia, mês, ano, hora, local ou setor, nome do agressor, colegas que testemunharam, conteúdo da conversa e o que mais você achar necessário)

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17 Referências Sites:


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