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ASSÉDIO MORAL Fernando Halmann.

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Apresentação em tema: "ASSÉDIO MORAL Fernando Halmann."— Transcrição da apresentação:

1 ASSÉDIO MORAL Fernando Halmann

2 O que é assédio Moral? Exposição Do Superior Trabalhador Trabalhadora
Situação Humilhante e Constrangedora durante exercício de sua função O Subordinado Na relação de trabalho

3 Prejuízos práticos/emocionais Ao trabalhador e organização
Caracterização Prejuízos práticos/emocionais Ao trabalhador e organização Isolamento do assediado do restante do grupo Atitudes/Condutas Negativas Assédio Moral Pacto da tolerância e do silêncio

4 Fases da Humilhação Relação Autoritária Manipulação e Medo Fenômeno
Horizontal Relação Autoritária Relação Aética Humilhação Fortalecimento da Tirania Submissão Fenômeno Vertical Medo de perder o emprego Pressão para maior produção

5 Estratégias do agressor
Escolher a vítima e isolar do grupo Impedir de se expressar e não explicar o porquê. Fragilizar, ridicularizar, inferiorizar, menosprezar em frente aos pares. Culpar/responsabilizar publicamente, podendo os comentários de sua incapacidade invadir, inclusive, o espaço familiar Desestabilizar emocional e profissionalmente. A vítima gradativamente vai perdendo simultaneamente sua autoconfiança e o interesse pelo trabalho.

6 Estratégias do agressor
Destruir a vítima (desencadeamento ou agravamento de doenças pré-existentes) A destruição da vítima engloba vigilância acentuada e constante. A vítima se isola da família e amigos, passando muitas vezes a usar drogas, principalmente o álcool. Impor ao coletivo sua autoridade para aumentar a produtividade. Livrar-se da vítima que são forçados/as Apedir demissão ou são demitidos/as, freqüentemente, por insubordinação

7 A explicitação do assédio moral
Gestos, condutas abusivas e constrangedoras Humilhar repetidamente, inferiorizar, amedrontar, menosprezar ou desprezar Ironizar, difamar, ridicularizar, risinhos, suspiros Piadas jocosas relacionadas ao sexo Ser indiferente à presença do/a outro/a Estigmatizar os/as adoecidos/as pelo e para o trabalho, colocá-los/as em situações vexatórias Falar baixinho acerca da pessoa, olhar e não ver ou ignorar sua presença, rir daquele/a que apresenta dificuldades

8 A explicitação do assédio moral
Não cumprimentar, sugerir que peçam demissão Dar tarefas sem sentido ou que jamais serão utilizadas ou mesmo irão para o lixo Dar tarefas através de terceiros ou colocar em sua mesa sem avisar Controlar o tempo de idas ao banheiro, tornar público algo íntimo do/a subordinado/a, não explicar a causa da perseguição, difamar, ridicularizar

9 As manifestações do assédio segundo o sexo
HOMENS Atingem a virilidade (preferencialmente) Manifestação Os controles são diversificados Proibir a fala, interditar a fisiologia MULHERES Visam intimidar, submeter, proibir a fala Controlando tempo e freqüência de permanência nos banheiros Relaciona atestados médicos e faltas a suspensão de cestas básicas ou promoções

10 Frases discriminatórias freqüentemente utilizadas
Se você não quer trabalhar... por que não dá o lugar pra outro? Pessoas como você... Está cheio aí fora! A empresa não precisa de incompetente igual a você! Não existe lugar aqui pra quem não quer trabalhar! Ela faz confusão com tudo... É muito encrenqueira! É histérica! É mal casada! Não dormiu bem... é falta de ferro! Para que você foi a médico? Que frescura é essa? Tá com frescura? Se quiser ir pra casa de dia... tem de trabalhar à noite!

11 Danos da humilhação à saúde
HOMENS Revoltados Vontade de Vingança Raiva Demonstração variada de sentimentos Risco Invisível Desonrado Choro Tristeza MULHERES Ressentimento Mágoas

12 Sintomas do assédio moral na saúde

13 Estabelecimento do Nexo Causal
A história clínica e ocupacional, decisiva em qualquer diagnóstico e/ou investigação de nexo causal O estudo do local de trabalho O estudo da organização do trabalho Resolução 1488/98 do Conselho Federal de Medicina Os dados epidemiológicos A literatura atualizada A ocorrência de quadro clínico ou Subclínico em trabalhador exposto a condições agressivas

14 Estabelecimento do Nexo Causal
A identificação de riscos físicos, químicos, biológicos, mecânicos, estressantes, e outros O depoimento e a experiência dos trabalhadores; Resolução 1488/98 do Conselho Federal de Medicina Os conhecimentos e as práticas de outras disciplinas e de seus profissionais, sejam ou não da área de saúde." (Artigo 2o da Resolução CFM 1488/98) Duração e repetitividade da exposição dos trabalhadores a situações de humilhação.

15 O que a vítima deve fazer?
Dar visibilidade, procurando a ajuda dos colegas, principalmente daqueles que testemunharam o fato ou que já sofreram humilhações do agressor Evitar conversar com o agressor, sem testemunhas. Ir sempre com colega de trabalho ou representante sindical. Resistir: anotar com detalhes toda as humilhações sofrida (dia, mês, ano, hora, local ou setor, nome do agressor, colegas que testemunharam, conteúdo da conversa e o que mais você achar necessário) Recorrer ao Centro de Referencia em Saúde dos Trabalhadores e contar a humilhação sofrida ao médico, assistente social ou psicólogo

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17 Referências Sites:


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