A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNILINS CONTABILIDADE GERENCIAL PROF: ANTÔNIO RUIZ FILHO SEGUNDO SEMESTRE 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNILINS CONTABILIDADE GERENCIAL PROF: ANTÔNIO RUIZ FILHO SEGUNDO SEMESTRE 2010."— Transcrição da apresentação:

1 UNILINS CONTABILIDADE GERENCIAL PROF: ANTÔNIO RUIZ FILHO SEGUNDO SEMESTRE 2010

2 CURRICULUM ANTÔNIO RUIZ FILHO Rua Osvaldo Cruz, 110 sala 104, Centro, CEP Cidade de Araçatuba-SP- Telefone ( 018) OBJETIVO: cursos e palestras na área de contabilidade QUALIFICAÇÕES EM DESTAQUE:. Mais de vinte anos de experiência profissional como professor em diversas Faculdades ( FEA, FATEB, TOLEDO, THATHI COC, UNIESP, UNIP, UNILINS E SOMAY., mantendo sempre uma postura receptiva, tanto com os alunos como com os coordenadores e uma posição pro-ativa com relação ao conteúdo e didática nas disciplinas que lecionou.. Professor nas seguintes disciplinas da área de contabilidade: Geral, Social, Gerencial, Custos, Análise de Balanços Patrimonial, Tributária, bem como Economia Monetária.

3 . Pesquisador, atualizando sempre o conteúdo das disciplinas em relação às exigências de mercado e enad, provão.. Coordenador de estágios e Trabalhos de conclusão de Cursos TCC, Banca examinadora de monografias, interligando o conhecimento empírico com o teórico.. Coordenador da Empresa Júnior da FAC-FEA, acompanhando o desenvolvimento do trabalho dos estudantes, orientando-os na parte contábil: Escrita Contábil e Fiscal.. Utilização de estudos de caso para fixar conteúdos.. Adaptável ao trabalho em equipe, liderando e colaborando.. Trinta anos vivência e experiência no mercado de trabalho ( Chade/Skol, Serlube, Cobrac, Industria Bandeirante de Laje) como contador, como executivo de grandes companhias.. Como Consultor, Auditor de empresas públicas e privadas, ( Prefeitura Municipal de Santa Fé do Sul, Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba, Ritinha Prates, Apae, Tecol, Ford Caminho, Fernanda Prata Cunha).. Como Perito Contábil de empresas Públicas e Privadas e Também nas Varas Cíveis, Trabalhistas e Federais.

4 HABILIDADES SIGNIFICATIVAS E REALIZAÇÕES:. Participou como Facilitador do Sebrae.. Participou como instrutor do programa Brasil Empreendedor.. Participou com expositor, do tema: Perícia Contábil: Uma ferramenta Gerencial no I Seminário Internacional realizado pela UNORP.. Ministrou Palestra com o tema Encerramento de Balanço – Aspectos Práticos e Legais no SENAC.. Ministrou cursos Correção Monetária e Encerramento de Balanço no SENAC. Ministrou cursos de: Análise de crédito, Contabilidade Gerencial e Análise de Balanço, na Federação do Sindicato dos Bancários do Estado de São Paulo.. Elaborou e realizou projetos de pesquisa tanto acadêmicos como empíricos.. Participou de encontros das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo.. Participa de ações Sociais.

5 INSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL:. Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Atuariais da Alta Noroeste – Pós-Graduação – Administração Financeira pela Faculdade Toledo – Pós-Graduação – Administração Estratégica pela INBRAPE – Instituto Brasileiro de Pesquisa – Pesquisador pela Universidade de Extremadura – Espanha – Instituto Intercontinental Universitário – Doutorando pelo Centro Univertário do Norte Paulista ( UNORP) Universidade de Extremadura – Espanha. EMPRESARIO: Empresa: Ruiz Auditoria e Serviços S/C Ltda. Rua Osvaldo Cruz nº 110 – 1º Andar - sala 104 –CEP: Araçatuba – SP- Serviços: Auditoria, consultoria, pericia Contábil, Treinamentos, Serviços Contábeis e realização e planejamento de concursos públicos.

6 PLANO DE ENSINO I- EMENTA Campo de Atuação da Contabilidade. Registros Contábeis, Contas e Movimentações. Demonstrações Financeiras. Princípios e Convenções Contábeis. Leitura e Interpretação de Balanços. A contabilidade e a Legislação. II- OBJETIVOS GERAIS Desenvolver com os alunos, as seguintes competências, objetivando o sentido de gerência financeira que é necessário ao administrador:. Pensamento Estratégico. Visão Sistêmica. Orientação para Resultado. Consciência Ética e Social. Capacidade de Identificar; Analisar e Solucionar Problemas. Orientação para o Empreendedorismo.

7 III- OBJETIVOS ESPECÍFICOS Conhecer como é feita a elaboração das demonstrações financeiras, e as inter-relações Gerenciais e Interdependências entre os componentes destas demonstrações. Entender como se faz um leitura das demonstrações financeiras, e destas habilidade iniciar o desenvolvimento do bom senso financeiro e Gerencial, conhecimento indispensável à prática de tomada de decisão no campo das finanças empresariais. IV- CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1- Campo de Atuação da Contabilidade 1.1- A Contabilidade como Sistema de Informação e Controle 1.2- O Patrimônio Empresarial 1.3- A Contabilidade e as Finanças Empresariais 1.4- A Contabilidade e a Economia e o Direito

8 2- Registro Contábeis 2.1- Princípio Básico de Origem e Aplicação de Recursos 2.2- Débito e Crédito como Mecanismo 2.3- Adição e Subtração como Mecanismo 2.4- Registro das Operações Contábeis 3- Contas e Movimentações 3.1- Conceito de Conta 3.2- Contas Devedoras e Credoras 3.3- Lançamentos Contábeis 3.4- Balanços Sucessivos 4- Demonstrações Financeiras 4.1- Balanço Patrimonial – BP Demonstração do Resultado – DRE 4.3- Demonstração do Fluxo de Caixa – DFC 4.4- Demonstração do Valor Adicionado – DVA

9 III- OBJETIVOS ESPECÍFICOS Conhecer como é feita a elaboração das demonstrações financeiras, e as inter-relações Gerenciais e Interdependências entre os componentes destas demonstrações. Entender como se faz um leitura das demonstrações financeiras, e destas habilidade iniciar o desenvolvimento do bom senso financeiro e Gerencial, conhecimento indispensável à prática de tomada de decisão no campo das finanças empresariais. IV- CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1- Campo de Atuação da Contabilidade 1.1- A Contabilidade como Sistema de Informação e Controle 1.2- O Patrimônio Empresarial 1.3- A Contabilidade e as Finanças Empresariais 1.4- A Contabilidade e a Economia e o Direito

10

11

12

13

14

15

16 ESTRUTURA DA DEMONSTRAÇÃO DE LUCROS OU PREJUÍZOS ACUMULADOS Saldo do início do período ( + ) ou (- ) Ajustes de Exercícios Anteriores ( = ) Saldo Ajustado ( +) ou ( -) Lucro ou Prejuízo do exercício ( - ) IRR Fonte s/ Lucro Líquido ( + ) Reversão de Reservas ( = ) Saldo a Disposição DESTINAÇÃO DO EXERCÍCIO Reserva Legal Reserva Estatutária Reservas para Contingências Outras Reservas Dividendos ( = ) Saldo no fim do exercício

17 DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO CAPITALRESERVAS OPERAÇÕESA.REALIZARINTEGRALIZARLEGAL ESTATU- TARIALUCROS CONTIN- GENCIA LUCROS ACUM.TOTAL SALDO EM / / ( ) Ajustes de Ex.Anterior Aumento de Capital Lucro Líquido do Exercício Reversão de Reservas Reserva Legal (13.878) Reseva Estatutária ( ) Reserva de Lucros Reservas de Contigências Dividendos (55.510) SALDO EM / / ( )


Carregar ppt "UNILINS CONTABILIDADE GERENCIAL PROF: ANTÔNIO RUIZ FILHO SEGUNDO SEMESTRE 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google