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TRABALHO CIENTÍFICO Veruska Moura Faria. Perguntas básicas para estruturar o documento científico – Para quem? (público-alvo, leitores) – Quem? (autores)

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1 TRABALHO CIENTÍFICO Veruska Moura Faria

2 Perguntas básicas para estruturar o documento científico – Para quem? (público-alvo, leitores) – Quem? (autores) – O que? (título) – Por que? (objetivos) – Quando? – Onde? (metodologia) – Como? – Quanto? – O que significa? (discussão) – O que implica? (conclusões e recomendações)

3 Fases para estruturar o documento científico Definição do Tema Formulação do Problema Formulação da Hipóteses Colher os Dados Conclusões e generalizações REDAÇÃO

4 Definições importantes 1. Escolha do tema: Tema é um assunto que se deseja provar ou desenvolver Ex: Política (assunto) Ex: A política partidária e suas propostas nos programas de cada partido (tema) Obs: Originalidade não é pré-requisito. a. A sua escolha deve ser compatível com as linhas de pesquisa de seu orientador e você deverá se identificar com o tema escolhido; b.Leia muito sobre a temática escolhida; procure diversificar a bibliografia escolhida (livros, artigos de periódicos,...).

5 Definições importantes 2. Problematizar sobre o tema: Ex: Tema: O perfil da mãe que deixa o filho recém-nascido para adoção. Ex: Problematização: Quais as condições exercem mais influência na decisão das mães sobre dar o filho para a adoção? a. Formular problemas que tenham soluções suscetíveis; b. Escolha um tema que tenha viabilidade, que seja possível atingir seus objetivos; c. Análise a relevância e/ou aplicabilidade da seu tema: quais os pontos positivos?Quais vantagens e benefícios tem a pesquisa?

6 Definições importantes 3. Defina seu objetivo geral: a. O que pretendo alcançar com a pesquisa? b. Os objetivos tem a função de orientar o desenvolvimento da pesquisa, envolve o que o pesquisador deseja conseguir com sua proposta; c. Devem ser relacionados com o problema.

7 Definições importantes 4. Referencial Teórico: a. Quem já pesquisou sobre o tema? b. Busca de trabalhos semelhantes ou idênticos. c. Pesquisas e publicações na área. d. Levantamento bibliográfico

8 Definições importantes 5. Relacione seus objetivos específicos (metas) a. Ajuda a sistematizar as ações que levarão às respostas procuradas b. Os objetivos específicos deverão ser um desdobramento do objetivo geral (possíveis subtópicos/ capítulos)

9 Definições importantes 6. Suas Ações/ Atividades devem estar relacionadas com os seus objetivos específicos 7. As Hipóteses devem ser formuladas a partir do problema. Serão confirmadas ou rejeitadas no decorrer do mesmo. a. Problema, pesquisa e hipóteses deverão estar intimamente interligadas b. Para os estudos quantitativos deve aparecer obrigatoriamente, já nos qualitativos podem existir para orientar a estruturar o trabalho.

10 Definições importantes 8. Escolha um método que favoreça atingir os seus objetos a.Como se procederá a pesquisa? b. Tipo de pesquisa, universo da pesquisa, amostragem, instrumentos de coleta de dados, análise de dados 9. Cronograma – servirá de monitoramento para execução do trabalho. 10. Ter fidelidade nos resultados

11 Esquema Crie um esquema para monitorar seu trabalho cientifico, contendo: Objetivo geral Objetivos específicos/ metas Ações/ atividades Métodos e recursos Cronograma Resultados

12 Estrutura de um artigo científico Elementos Pré-textuais: título e subtítulo, autoria (currículo), resumo na língua do texto, palavras- chave na língua do texto Elementos textuais: introdução, desenvolvimento, conclusões Elementos pós-textuais: título e subtítulo em língua estrangeira, resumo em língua estrangeira, palavras- chave em língua estrangeira, notas explicativas, referências, glossário, apêndices, anexos

13 Elementos Pré-textuais Devem ficar na pagina de abertura do artigo Título e subtítulo (Se necessário) Autoria: Nome completo do autor na forma direta acompanhados de um breve currículo que qualifique na área, incluindo para contato Resumo na língua do texto: Deve apresentar de forma concisa, os objetivos, a metodologia e os resultados alcançados, normalmente, não ultrapassam 250 palavras. Palavras-chave na língua do texto: Elemento obrigatório, devem vir abaixo do resumo, deve ser garantida a cientificidade.

14 Elementos Textuais Introdução: Anunciar o objeto de estudo, expor a finalidade do estudo, delimitá-lo e indicar o ponto de vista sob o qual está focalizado Situar o assunto no conjunto de conhecimentos (contexto teórico, tempo e espaço) Problema de pesquisa: Estabelecer o problema no contexto situacional do tema, formulando para que o problema possa ser respondido através da pesquisa

15 Elementos Textuais Introdução: Hipótese(s) de estudo para demonstração posterior Objetivos pretendidos (geral e específicos) Método proposto: Indicar metodologia para aquisição de dados e interpretação Justificativa que levaram a escolha do tema Relevância do trabalho

16 Elementos Textuais Desenvolvimento: Fundamentação teórica Metodologia; Resultados; Discussão Conclusões: De forma objetiva; Devem responder às questões da pesquisa, correspondentes aos objetivos e hipóteses; Pode conter recomendações e sugestões para trabalhos futuros.

17 Elementos Pós-textuais Título e subtítulo em língua estrangeira Resumo em língua estrangeira- Abstract Palavras-chave em língua estrangeira – Keywords Notas explicativas Referências (obrigatório) Opcionais: Glossário: elaborado em ordem alfabética Apêndice Anexo

18 Artigo de periódico: conceito Artigo Científico: parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento; Tipos de artigos: Artigos de revisão de literatura Artigos teóricos Relatórios de estudos empíricos Artigos sobre Métodos APA. Manual de publicação. 4.ed. Porto Alegre: ArtMed, 2001

19 Artigo de Revisão de Literatura Identifica relações,contradições, lacunas na literatura; Avalia criticamente o material já publicado; Resume pesquisas anteriores e informa o estado da pesquisa; Sugere o próximo passo na resolução de problemas.

20 Artigo Teóricos Fundamenta todas as afirmações apresentadas; Examina a consistência interna e externa da teoria; Analisa a(s) teoria(s) existente(s) apontando falhas ou indicando superioridade; Ordena as seções do artigo por relacionamento e não por cronologia.

21 Relatórios de estudos empíricos Respeita as etapas do processo de pesquisa: (introdução,método,resultados,discussão) Devem contar uma história informativa e como ela se reflete em situações mais gerais Não entra em detalhes irrelevantes sobre o experimento Concentra nas idéias e não no experimento em si

22 Artigos sobre métodos Deve ter objetivos claros, estar focado e relacionar vantagens sobre trabalhos anteriores Permite a aplicação da notação ou processo descritos no artigo em um projeto real Permite a comparação das idéias apresentadas com trabalhos anteriores Permite a compreensão sobre o propósito, atividades, medidas e avaliação do processo

23 Regras Gerais Indicativo de seção Numeração progressiva – Ver regras do periódico Citações – Ver as regras do periódico Abreviaturas e siglas – primeira ocorrência no texto indicar forma completa seguido de sigla. Equações e fórmulas – destacar no texto Ilustrações – desenhos, esquemas, gráficos, mapas, quadros, tabelas (Indicar o modelo/ fonte)

24 Como melhorar a redação de um texto científico Eliminar palavras desnecessárias e repetições Evitar uso de adjetivos, advérbios e termos rebuscados, bem como, evitar expressões e parágrafos longos Usar voz ativa: ação é praticada pelo sujeito, ou seja, o sujeito é o agente da ação verbal. Ex.: Os alpinistas alcançaram o topo da montanha.

25 Como melhorar a redação de um texto científico Usar ordem direta das palavras Tempos verbais (introdução(presente); metodologia, resultados e resumo (pretérito) Utilizar palavras curtas (sinônimos) Discurso na terceira pessoa do singular (impessoal): Ex.: Percebe-se, Admite-se Bireme-2005


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