A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Artigo Científico Metodologia Científica Aula 04.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Artigo Científico Metodologia Científica Aula 04."— Transcrição da apresentação:

1 Artigo Científico Metodologia Científica Aula 04

2 O que é um Artigo Científico?

3 Conceito Artigo Científico: parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento. (ABNT. NBR 6022, 2003, p. 2)

4 Tipos de Artigos Artigos de Revisão de Literatura; Artigos Teóricos; Relatos de Estudos Empíricos; Artigos sobre Métodos. APA. Manual de publicação. 4.ed. Porto Alegre: ArtMed, p.34.

5 Artigos de Revisão de Literatura Identifica relações, contradições e lacunas na literatura; Avalia criticamente o material já publicado; Resume pesquisas anteriores e informa o estado atual da pesquisa; Sugere o próximo passo na resolução de problemas.

6 Artigos Teóricos Fundamenta todas as afirmações apresentadas; Examina a consistência interna e externa da teoria; Analisa a(s) teoria(s) existente(s) apontando falhas ou indicando superioridade; Ordena as seções do artigo por relacionamento e não por cronologia.

7 Relato de Estudos Empíricos Respeita as etapas do processo de pesquisa: (introdução,método,resultados,discussão) Devem contar uma história informativa e como ela se reflete em situações mais gerais; Não entra em detalhes irrelevantes sobre o experimento; Concentra nas ideias e não no experimento em si.

8 Artigos sobre Métodos Deve ter objetivos claros, estar focado e relacionar vantagens sobre trabalhos anteriores; Permite a aplicação da notação ou processo descritos no artigo em um projeto real; Permite a comparação das ideias apresentadas com trabalhos anteriores; Permite a compreensão sobre o propósito, atividades, medidas e avaliação do processo.

9 Escrevendo um Artigo Científico

10 Estrutura do Artigo Científico Elementos Pré-Textuais Título e sub-título Autoria (currículo) Resumo na língua do texto Palavras-chave na língua do texto Elementos Textuais Introdução Desenvolvimento Conclusões Elementos Pós-Textuais Título e sub-título em língua Estrangeira Resumo em Língua Estrangeira Palavras-chave em Língua estrangeira Notas Explicativas Referências Glossário Apêndices e Anexos

11 Elementos pré-textuais Título e subtítulo Autoria Indicar um breve currículo que qualifique na área Resumo na língua do texto Não deve ultrapassar 250 palavras. Consulte a NBR Palavras-chave na língua do texto Indicar: Palavras-chave: Integridade. Documentação CERVO, A L.; BERVIAN, P.A Metodologia científica. 4.ed. São Paulo: MAKRON Books, 1996.

12 Elementos textuais - I Introdução Anunciar o assunto; Delimitá-lo e indicar o ponto de vista sob o qual está focalizado; Situar o assunto no conjunto de conhecimentos (contexto teórico, tempo e espaço); Revisão de literatura Definir termos a serem adotados; Indicar documentação utilizada; Deduções mais importantes e resultados significativos. Justicativa Mostrar a importância do assunto. CERVO, A L.; BERVIAN, P.A Metodologia científica. 4.ed. São Paulo: MAKRON Books, 1996.

13 Elementos textuais - II Questão de Pesquisa Formular o problema ou perguntas (que possam ser respondidas através da pesquisa); Levantar hipóteses para demonstração posterior. Objetivo Geral e Específicos Metodologia Indicar metodologia para aquisição de dados e interpretação. Cronograma (Opcional) Resultados Deduções mais importantes; Resultados significativos. CERVO, A L.; BERVIAN, P.A Metodologia científica. 4.ed. São Paulo: MAKRON Books, 1996.

14 Elementos Pós-textuais Título e subtítulo em língua estrangeira Resumo em língua estrangeira- Abstract Palavras-chave em língua estrangeira – Keywords Notas explicativas Referências (obrigatório) ABNT NBR 6023 Glossário (opcional) Elaborado em ordem alfabética Apêndice (opcional) Indicar: APÊNDICE A – Avaliação de redimento Anexo (opcional) Indicar: ANEXO A – Constituição Federal CERVO, A L.; BERVIAN, P.A Metodologia científica. 4.ed. São Paulo: MAKRON Books, 1996.

15 Bibliografia NBR 6023 Indicativo de seção Numeração progressiva - NBR 6024 Citações - NBR Abreviaturas e siglas Primeira ocorrência no texto indicar forma completa seguido de sigla.Ex. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT) Equações e fórmulas Destacar no texto Lustrações Desenhos,esquemas,gráficos,mapas,quadros Tabelas - IBGE 1993

16 Regras Gerais de Formatação Indicativo de seção Numeração progressiva - NBR 6024 Citações - NBR Abreviaturas e siglas Primeira ocorrência no texto indicar forma completa seguido de sigla.Ex. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT) Equações e fórmulas Destacar no texto Lustrações Desenhos,esquemas,gráficos,mapas,quadros Tabelas - IBGE 1993 CERVO, A L.; BERVIAN, P.A Metodologia científica. 4.ed. São Paulo: MAKRON Books, 1996.

17 Ferramentas de escrita - Português

18 Ferramentas de escrita - Inglês

19 Perguntas básicas e a Estrutura do Texto Para quem? (Público-alvo, Leitores) Quem? (Autores) O que? (Título) Por que? (Objetivos) Quando? (Metodologia) Onde? (Metodologia) Como? (Metodologia) Quanto? (Metodologia) O que significa? (Discussão) O que implica? (Conclusões e Recomendações) BIREME/OPAS/OMS Curso de Redação de Artigos Científicos e Informes Técnicos

20 A Redação do Texto Para quem? (Público-alvo, Leitores) Eliminar palavras desnecessárias e repetições; Evitar uso de adjetivos, advérbios e termos rebuscados; Evitar expressões e parágrafos longos Usar voz ativa; – A ação é praticada pelo sujeito, ou seja, o sujeito é o agente da ação verbal. Ex.: Os alpinistas alcançaram o topo da montanha. Usar ordem direta das palavras Tempos verbais (introdução-presente; resultados e resumo- pretérito) Utilizar palavras curtas (sinônimos) Discurso na terceira pessoa do singular (impessoal) – Ex.: Percebe-se, Admite-se, Desenvolve-se BIREME/OPAS/OMS Curso de Redação de Artigos Científicos e Informes Técnicos

21 Dez erros mais comuns 1. Linguagem pessoal. Escreva na terceira pessoa do singular. Se o seu nome está relacionado entre os autores do trabalho, fique tranqüilo, todos os leitores irão supor que ele foi realizado por você. Textos em primeira pessoa são utilizados geralmente para relatórios e outros tipos de comunicação, como este blog, por exemplo. 2. Seqüência confusa. Antes de iniciar, organize um roteiro com as idéias e a ordem em que elas serão apresentadas. Estabeleça um plano lógico para o texto. Só escreve com clareza quem tem as idéias claras na mente. 3. Frases longas. Frases longas dificultam a leitura e a compreensão do leitor, além de tornar o seu texto muito cansativo. Prefira colocar ponto e iniciar nova frase a usar vírgulas. Uma frase repleta de vírgulas está pedindo pontos. Na dúvida, use o ponto. Se a informação não merece nova frase não é importante e pode ser eliminada. 4. Palavras ambíguas. Em um texto científico, cada palavra deve traduzir exatamente o pensamento que se deseja transmitir, não deve haver margem para interpretações. Evite utilizar linguagem muito rebuscada ou termos desnecessários. 5. Personalização de seres inanimados. Este é um erro freqüente. Gráficos, tabelas e resultados não são pessoas, por isso, eles não mostram, não indicam e nem apresentam coisa alguma. Combinado?

22 Dez erros mais comuns 6. Repetição de palavras. Aqui podemos citar dois erros: quando a mesma palavra é utilizada várias vezes em uma frase ou parágrafo e a tautologia. A tautologia é a repetição de uma idéia, de maneira viciada, com palavras diferentes, mas com o mesmo sentido, como no caso de duas metades iguais e agrupados conjuntamente. 7. Frases em ordem invertida. Prefira frases em ordem direta. Se você não lembra mais das aulas de português do colegial, vamos fazer uma revisão de conteúdo. Na hora de construir as orações, utilize a seguinte estrutura: sujeito + verbo + complementos e/ou adjuntos. Não tem erro. 8. Cacofonia. Cacofonia é a utilização de palavras com sons desagradáveis. Algumas vezes a leitura das palavras na seqüência estabelecida acaba produzindo um som desagradável ou com outro sentido, como em uma por cada tratamento (uma porcada). Cuidado com a ocorrência de rimas também. Texto científico não é poema. 9. Palavras inúteis. Corte todas as palavras inúteis ou que acrescentam pouco ao conteúdo, com ênfase nos adjetivos e advérbios que não irão fazer falta. Utilize apenas palavras precisas e específicas. Dentre elas, prefira as mais simples, usuais e curtas. 10. Marcas comerciais. Caso seu trabalho tenha sido patrocinado por alguma empresa, mostre toda a sua gratidão em um item agradecimentos, após a conclusão. No decorrer do texto utilize o nome comum ou científico do produto.

23 Publicando um Artigo Científico

24 Onde Publicar? Escolher revistas - Qualis e JCR Política editorial da revista Membros do conselho Optar por títulos importantes?

25 JCR – Journal Citation Reports ISI – Institute for Scientific Information Recursos para avaliação de títulos de periódicos (fator de impacto, entre outros). Ferramenta para o pesquisador determinar onde publicar seus trabalhos.

26

27 Engineering, Petroleum

28 Qualis - CAPES Classificação dos periódicos utilizados pelos programas de pós-graduação; Processo anual de atualização; Nove categorias baseadas na qualidade (A, B ou C) e âmbito de circulação (local, nacional ou internacional); Não define a qualidade de periódicos de forma absoluta.

29 Web QUALIS

30 Pesquisando Artigos Científicos

31 Portal da CAPES

32 SCIRUS


Carregar ppt "Artigo Científico Metodologia Científica Aula 04."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google