A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANATOMIA HUMANA. Conceito O termo “anatomia” deriva do grego “Ana”, que significa em partes, e “Tomein”, que significa cortar. Então, anatomia significa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANATOMIA HUMANA. Conceito O termo “anatomia” deriva do grego “Ana”, que significa em partes, e “Tomein”, que significa cortar. Então, anatomia significa."— Transcrição da apresentação:

1 ANATOMIA HUMANA

2 Conceito O termo “anatomia” deriva do grego “Ana”, que significa em partes, e “Tomein”, que significa cortar. Então, anatomia significa cortar separando em partes. Podemos ainda ampliar esse conceito dizendo que a Anatomia é a parte da ciência que estuda a forma e a estrutura do corpo humano.

3 FUNÇÕES DO CORPO HUMANO O homem é um ser vivo. Dentre todos os seres vivos o Homem é o mais importante. O Corpo Humano funciona como um conjunto harmônico; dele não se pode retirar nenhuma das suas partes, porque isso corresponderia a um grave prejuízo. Quando o corpo perde uma. de suas partes essenciais à vida, o homem morre.

4 FUNÇÕES DO CORPO HUMANO ● digere os alimentos (função da Digestão); ● respira (função da Respiração); ● o sangue se mantém circulando no organismo (função da Circulação); ● o organismo elimina produtos inúteis, tais como: fezes, urina e suor (função de Excreção).

5 FUNÇÕES DO CORPO HUMANO ● O homem pode andar e correr (função da Locomoção). ● O homem pode apalpar e apertar objetos (função do Tato). ● O homem pode sentir o cheiro das coisas (função do Olfato). ● O homem pode perceber o gosto dos alimentos (função do Gosto). ● O homem pode distinguir diversos sons (função da Audição). ● O homem pode ver as coisas (função da Visão).

6 ESTRUTURA DO CORPO HUMANO – Segmentos corporais Uma das maneiras mais simples de se entender como é formado o Corpo Humano, é aquela de dividi ‑ lo em 5 segmentos fundamentais: 1º - Cabeça ou região craniana: ● cérebro ● órgãos do sentido ● certas estruturas respiratórias 2º ‑ Pescoço ou região cervical: ● laringe ● traquéia ● esôfago ● glândula tireóide ● glândula paratireóide

7 ESTRUTURA DO CORPO HUMANO 3º ‑ Região torácica: ● coração ● pulmões ● traquéia ● brônquios ● esôfago ● timo 4º ‑ Região abdominal: ● órgãos digestivos; órgãos reprodutores; baço; glândulas suprarenais. 5º - Membros: ● mãos; antebraço; braços; coxas; pernas; pés.

8 ESTRUTURA DO CORPO HUMANO Relação de termos importantes empregados para designar a localização dos órgãos ou partes do corpo: anterior = para frente posterior = para trás superior = porção mais alta inferior = porção mais baixa ventral = relativo à região anterior dorsal = relativo à, região posterior superficial = situado na superfície ou próximo a ela profundo = distante da superfície ou dirigindo ‑ se para dentro a partir dela.

9 ESTRUTURA DO CORPO HUMANO Como já vimos poodemos dividir o corpo humano por segmentos e sistemas orgânicos. Os segmentos (veja a Figura) compreendem a cabeça, o pescoço, o tronco e os membros. A cabeça corresponde à parte superior do corpo, presa ao tronco pelo pescoço. O tronco está constituído pelo tórax, pelo abdome e pela pelve. Dos membros, dois são superiores e dois inferiores. Cada membro possui uma raiz (que se prende ao tronco) e uma parte livre, como mostra a figura a seguir.

10 ESTRUTURA DO CORPO HUMANO Uma outra maneira de dividir o corpo humano é por intermédio dos sistemas orgânicos, como veremos a seguir: O sistema tegumentar é constituído de pele, tela subcutânea e seus anexos, o aparelho locomotor é formado pelos sistemas ósseo, muscular e articular. O sistema circulatório compreende o sistema cardiovascular, linfático e pelos órgãos hemopoiéticos. O tubo digestório e as glândulas anexas fazem parte do sistema digestório. Temos ainda o sistema respiratório, o sistema endócrino e o aparelho urogenital, formado pelo sistema urinário, pelo sistema genital masculino e pelo sistema genital feminino.

11 CAVIDADES DO CORPO Os órgãos vitais estão contidos nas duas principais cavidades do corpo. a) Cavidade ventral (na frente do corpo): é formada pelas cavidades torácicas e abdominopélvica. ● A cavidade torácica contém: o coração, os pulmões, a traquéia, os grandes vasos e o esôfago. ● A cavidade abdominopélvica é separada da cavidade torácica por um músculo chamado de "diafragma". Na cavidade abdominopélvica encontramos: o estômago, o fígado, o baço, o pâncreas, os rins e os intestinos. Na porção mais baixa da cavidade encontramos: a bexiga e os órgãos reprodutores. b) Cavidade dorsal (parte posterior do corpo): O cérebro localiza-se na cavidade craniana (porção mais baixa) e a medula, que está conectada ao cérebro, fica dentro do canal espinhal ou vertebral.

12 Fatores Gerais de Variação Anatômica a)Idade: observam ‑ se diferenças anatômicas nos diversos períodos da vida intra ou extra ‑ uterina. b)Sexo: o masculino e o feminino apresentam características especiais. c) Grupo étnico: compreende os agrupamentos humanos com caracteres físicos (internos e externos) comuns, fazendo ‑ se distinção entre as raças brancas, negras, amarelas e os mestiços. d)Biótipo: é o resultado dos caracteres herdados e dos adquiridos por influência do meto ambiente. e) Evolução: com o decorrer do tempo ocorrem diferenças morfológicas.

13 TERMOS DE POSIÇÃO E PLANO ● Posição anatômica: é o corpo em posição ereta, com cabeça, olhos e ponta dos dedos dos pés dirigidos para frente: os MMSS (membros superiores) estendidos ao lado do corpo, com as palmas das mãos voltadas para frente; os MMII (Membros Inferiores) estarão unidos. As descrições anatômicas são feitas considerando o indivíduo em posição anatômica. (Ver fig. abaixo). Na posição anatômica o corpo humano pode ser delimitado por planos tangentes à sua superfície, os quais, com suas intersecções, determinam a formação de um sólido geométrico (a figura abaixo ilustra o fato). Na descrição das vísceras, pode ‑ se fazê ‑ lo em decúbito dorsal (deitado de costas).

14 TERMOS E POSIÇÕES E PLANO ● Plano mediano: é um plano imaginário vertical de secção que divide o corpo em metade direita e metade esquerda. ● Plano saqital: é todo plano vertical paralelo ao mediano. ● Plano frontal: divide o corpo nas partes ventral (anterior) e dorsal (posterior). ● Plano transversal: divide o corpo nas partes superior e inferior.

15 CONSTITUIÇÃO DO CORPO HUMANO O corpo humano é fundamentalmente composto por células, substância intercelular e fluidos. O agrupamento de células com as mesmas propriedade irá formar o tecido. A reunião de vários tecidos forma um órgão, e a reunião de vários órgãos constitui um sistema.

16 DIVISÃO DA ANATOMIA HUMANA ● Osteologia: estuda os ossos. ● Sindesmologia ou Artrologia: estuda as junturas ou articulações que são os meios de união dos ossos. ● Miologia: estuda os músculos que movimentam os ossos através das articulações. ● Angiologia: estuda o coração e os vasos responsáveis pela circulação do sangue. ● Neuratomia: estuda o sistema nervoso que é responsável pelas faculdades mentais, motoras e de sensibilidade. ● Estesiologia: estuda os órgãos dos sentidos. ● Esplancnologia: estuda as vísceras que se agrupam para desempenharem uma determinada função. ● Endocrinologia: estuda as glândulas secretoras de hormônios. Tegumento comum: estuda a pele e seus anexos

17 Referências Bibliográficas CASTRO, S. V. Anatomia Fundamental. 3. ed. São Paulo: Makron Books, DANGELO, J. G.; FATTINI, C. A. Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar: para o estudante de Medicina. 2. ed. São Paulo: Atheneu, MORRE, K. L.; DALLEY, A. R. Anatomia: orientada para a clínica. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2001.


Carregar ppt "ANATOMIA HUMANA. Conceito O termo “anatomia” deriva do grego “Ana”, que significa em partes, e “Tomein”, que significa cortar. Então, anatomia significa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google