A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

de-forma-tranquila-nas-eleicoes-da-bolivia/3694804/ Reeleição Evo Morales...1:52.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "de-forma-tranquila-nas-eleicoes-da-bolivia/3694804/ Reeleição Evo Morales...1:52."— Transcrição da apresentação:

1 de-forma-tranquila-nas-eleicoes-da-bolivia/ / Reeleição Evo Morales...1:52

2 Apesar das melhorias, a emigração para Brasil continua e já foi até cobrada no ENEM...

3 (Enem 2012) PROPOSTA DE REDAÇÃO Trilha da Costura Os imigrantes bolivianos, pelo último censo, são mais de 3 milhões, com população de aproximadamente 9,119 milhões de pessoas. A Bolívia em termos de IDH ocupa a posição de 114º de acordo com os parâmetros estabelecidos pela ONU. O país está no centro da América do Sul e é o mais pobre, sendo 70% da população considerada miserável. Os principais países para onde os bolivianos imigrantes dirigem-se são: Argentina, Brasil, Espanha e Estados Unidos. Assim sendo, este é o quadro social em que se encontra a maioria da população da Bolívia, estes dados já demonstram que as motivações do fluxo de imigração não são políticas, mas econômicas. Como a maioria da população tem baixa qualificação, os trabalhos artesanais, culturais, de campo e de costura são os de mais fácil acesso. OLIVEIRA, R.T. Disponível em: (adaptado).

4 Imigrantes, denúncia JN de :56 sao-explorados-em-confeccoes-clandestinas-de-sao-paulo/ / Problema continua, 13out :58 paulo/ /

5 A Bolívia, que tem como capitais, Sucre, jurídica, e La Paz, administrativa. Apesar de possuir a segunda maior reserva de gás natural do continente (1ª. Venezuela) tem o pior IDH da América do Sul.

6 O Brasil recebe diariamente cerca de 31 milhões de metros cúbicos de gás boliviano, dos 41,2 milhões que consome. A Argentina, outros 2,5 milhões de metros cúbicos. Cerca de 75% do gás consumido pela indústria paulista é fornecido pela Bolívia e 100% na região sul do Brasil.

7 Nação mais instável da América Latina. Independente da Espanha em 1825 e, nesse período, já enfrentou 193 golpes de Estado.

8 Dos 84 chefes de governo, 32 foram ditadores e, devido às crises políticas, a presidência da República chegou a ficar vaga por quatro vezes - uma delas durante mais de 20 dias. Em média, um presidente boliviano ocupava o cargo a cada 2,5 anos.

9 A sede do governo da Bolívia, o Palácio Quemado, tem esse nome por ter sido incendiado numa revolta popular de 1860.

10 Entre os chefes de Estado: 11 presidentes foram assassinados, sete morreram no exílio, um se suicidou e outro cumpre pena de prisão desde Entre os assassinados, encontra-se o primeiro presidente boliviano de fato, o general Antonio José Sucre, sucessor de Simón Bolívar, que proclamou a independência e ocupou a cadeira presidencial provisoriamente.

11 Em conflitos com vizinhos perdeu cerca de 1,5 milhão de quilômetros quadrados. Dos 2,5 milhões de quilômetros quadrados que o país possuía no ano de sua independência, resta somente 1 milhão.

12 Com a Guerra do Pacífico ( ), contra o Chile (+Inglaterra), perdeu a província de Antofagasta, ao norte do Atacama (rica em nitratos = guano e salitre para fertilizantes e explosivos). O território era explorado por empresas chilenas de capital britânico.

13 O aumento de taxas (Peru+Bol.) sobre a exploração mineral logo se transformou numa disputa comercial=> crise diplomática => guerra. A Bolívia perde a única saída para o mar (a recuperação desta consta como um objetivo nacional boliviano em sua atual constituição).

14 No início do século 20, uma pendência com o Brasil levou-a a perder o território do Acre, no episódio da Revolução Acreana, pouco conhecido fora da região amazônica.

15 Revolução Acreana Vídeo de 2003 (100 anos)... 8:01

16 c (Enem) As secas e o apelo econômico da borracha — produto que no final do século XIX alcançava preços altos nos mercados internacionais — motivaram a movimentação de massas humanas oriundas do Nordeste do Brasil para o Acre. Entretanto, até o início do século XX, essa região pertencia à Bolívia, embora a maioria da sua população fosse brasileira e não obedecesse à autoridade boliviana. Para reagir à presença de brasileiros, o governo de La Paz negociou o arrendamento da região a uma entidade internacional, o Bolivian Syndicate, iniciando violentas disputas dos dois lados da fronteira. O conflito só terminou em 1903, com a assinatura do Tratado de Petrópolis, pelo qual o Brasil comprou o território por 2 milhões de libras esterlinas. Disponível em: em: 03 nov (adaptado) Compreendendo o contexto em que ocorreram os fatos apresentados, o Acre tornou-se parte do território nacional brasileiro a) pela formalização do Tratado de Petrópolis, que indenizava o Brasil pela sua anexação. b) por meio do auxílio do Bolivian Syndicate aos emigrantes brasileiros na região. c) devido à crescente emigração de brasileiros que exploravam os seringais. d) em função da presença de inúmeros imigrantes estrangeiros na região. e) pela indenização que os emigrantes brasileiros pagaram à Bolívia.

17 Compreendendo o contexto em que ocorreram os fatos apresentados, o Acre tornou-se parte do território nacional brasileiro a) pela formalização do Tratado de Petrópolis, que indenizava o Brasil pela sua anexação. b) por meio do auxílio do Bolivian Syndicate aos emigrantes brasileiros na região. c) devido à crescente emigração de brasileiros que exploravam os seringais. d) em função da presença de inúmeros imigrantes estrangeiros na região. e) pela indenização que os emigrantes brasileiros pagaram à Bolívia.

18 Na Guerra do Chaco, travada contra o Paraguai, entre 1932 e 1935, a Bolívia perdeu para o vizinho 75% do território do Gran Chaco.

19 Bom saber... Complexo do Pantanal, também chamado de Chaco, é um ecossistema alagado de 250 mil km2. Nos Estados do Mato Grosso (35%) e Mato Grosso do Sul (65%). Abrange o norte do Paraguai e o leste da Bolívia. Pertence às bacias fluviais do rio Paraguai e do rio da Prata. Há milhões de anos atrás formava um grande mar interior e até hoje possui grande número de lagoas salobras. O Pantanal não é apenas um, mas QUATRO grandes biomas diferentes entre si: Chaco, Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia.

20 Juan Evo Morales Ayma era líder do movimento esquerdista boliviano cocalero, uma federação de agricultores que tem por tradição o cultivo de coca para atender um costume milenar da nação que é mascar folhas de coca. Evo Morales notabilizou-se ao resistir os esforços desenvolvidos pelo governo dos Estados Unidos da América na substituição do cultivo de coca na província de Chapare por bananas originárias do Brasil.

21 um-ritual-proibido/ / Tal “tradição” já esta sendo retomada do lado brasileiro desde :20 Na Bolívia, a maior manifestação foi em :06

22

23 Evo Morales Continua ? Vídeo: Greve f. p/ continuar ? Vídeo: Deu certo ? Vídeo: Brasil depende de gás da Bolívia ? Obs.data 9jan09 Vídeo: Brasil faz acordo Bolívia ? Obs.data 15jan09

24 Apresentação (espanhol)... Guerra do Pacífico...3:13

25 Vídeo guerra do Chaco (espanhol)...9:07

26 Vídeo... El chaco Bolívia 1... Vídeo... El chaco Bolívia 2...


Carregar ppt "de-forma-tranquila-nas-eleicoes-da-bolivia/3694804/ Reeleição Evo Morales...1:52."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google