A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Giardíase Giardia lamblia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Giardíase Giardia lamblia."— Transcrição da apresentação:

1 Giardíase Giardia lamblia

2 Protozoário Causador:
A giardíase, também conhecida por lambliose, é uma infecção intestinal causada pelo protozoário flagelado Giardia lamblia.

3 Transmissão: Para causar infecção, os parasitas precisam ser ingeridos. Pode-se pegar uma infecção por giárdia quando se ingere alimento ou água contaminada com o protozoário. Geralmente a giardíase é transmitida quando as pessoas não lavam as mãos com água e sabão após ir ao banheiro ou trocar fraldas. Estas pessoas também podem passar os germes para qualquer objeto que tocarem, até mesmo para alimentos, que, por sua vez, poderão transmitir a doença para outras pessoas.

4 Sintomas: Os sintomas mais comuns são diarréia, fezes moles e com cheiro forte, dor de barriga, sensação de distensão, aumento de gás, fraqueza, perda de apetite e perda de peso. Os sintomas da giardíase costumam aparecer de sete a dez dias (mas às vezes até quatro semanas) após os protozoários serem ingeridos. Os sintomas podem ir e voltar durante semanas em uma pessoa que não for tratada.

5 Tratamento: Existem vários medicamentos usados para tratar a infecção por giárdia. Estes medicamentos só podem ser obtidos mediante receita médica. Outros tratamentos para diarréia, como ingestão de mais fluidos, também podem ser recomendados pelo médico.

6 Ciclo de Vida: A infecção ocorre pela ingestão de cistos em água ou alimentos contaminados. No intestino delgado, os trofozoítos sofrem divisão binária e chegam à luz do intestino, onde ficam livres ou aderidos à mucosa intestinal, por mecanismo de sucção. A formação do cisto ocorre quando o parasita transita o cólon, e neste estágio os cistos são encontrados nas fezes (forma infectante). No ambiente podem sobreviver meses na água fria, através de sua espessa camada.

7 Imagem de Giardia lamblia, capturada em microscópio eletrônico

8

9 Alunos: Alexandre Isensee André Richard Pedro Henrique da Rocha
Rafael Melato


Carregar ppt "Giardíase Giardia lamblia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google