A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROTOZOOSES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROTOZOOSES."— Transcrição da apresentação:

1 PROTOZOOSES

2 Amebíase ou Disenteria Amebiana
Agente causador: Entamoeba histolytica, que vive no interior do intestino grosso, fagocitando (englobando) partículas de alimento digerido e também atacando a própria mucosa intestinal. Sintomas: dores abdominais, cólicas e disenteria.

3 Formas de contágio: Uma pessoa adquire amebíase ao ingerir água ou alimentos contaminados com cistos de E. histolytica. No intestino, o cisto libera amebas, que se multiplicam e causam lesões na mucosa intestinal, acompanhados de dores e diarréia.

4 Agente causador: flagelado Giardia lamblia
Agente causador: flagelado Giardia lamblia. É adquirido por meio da ingestão de cistos contidos em alimentos contaminados. Sintomas: o parasita se reproduz no intestino delgado, causando discreto desarranjo intestinal, com cólicas. Giardíase

5 Doença do sono Agente causador: Flagelado Trypanossoma gambiensis
Sintomas: Inicialmente são febre, tremores, dores musculares e articulares, aumento dos gânglios linfáticos, mal estar, perda de peso e anemia. Mais tarde surgem sintomas neurológicos e meningoencefalite, convulsões, sonolência e apatia progredindo para o coma (dano ao SNC). Forma de contágio: Picada da mosca tsé-tsé – gênero Glossina .

6 Doença de Chagas Homenagem ao cientista brasileiro Carlos Chagas ( ) que descreveu o ciclo de vida do parasita causador da doença: o protozoário flagelado Trypanosoma cruzi. A contaminação ocorre pelas fezes de insetos conhecidos como “barbeiros” ou “chupanças”. .

7 O flagelado Trypanosoma cruzi
Estes protozoários apresentam seletividade pelo músculo cardíaco: eles penetram nas células cardíacas, perdem o flagelo e tornam-se esféricos. A presença dos parasitas causa lesões que prejudicam o funcionamento do coração, o que leva à morte o doente, geralmente antes dos 50 anos de idade. A infestação pode causar também aumento e disfunção de outros órgãos, como o esôfago, o baço, o fígado. Porém, o tratamento adequado do paciente chagásico, iniciado precocemente pode aumentar a expectativa de vida.

8 O transmissor da doença: um percevejo
O vetor que transmite o Trypanosoma para o ser humano é um percevejo que pertence geralmente aos gêneros Triatoma, Panstrongylus e Rhodnius, sendo a espécie transmissora mais comum o Triatoma infestans. Rhodnius prolixus Triatoma infestans Triatoma sp.

9 O barbeiro adquire os tripanosomos ao sugar sangue de pessoas ou animais silvestres contaminados, como tatús, em cujas tocas o barbeiro costuma se abrigar. Este animais costumam ser reservatórios naturais do protozoário. O inseto transmissor pode ser encontrado em ninhos de pássaros, cascas de troncos de árvores, montes de lenha e embaixo de pedras. Os barbeiros também costumam se esconder em frestas de casas de pau-a-pique ou de barro.

10 O triatoma tem hábitos noturnos: sai da toca durante a noite, a procura de alimento (sangue) e geralmente pica as pessoas no rosto.

11 O T. cruzi e a Doença de Chagas:

12 Profilaxia: Não há ainda um tratamento eficaz para a doença de Chagas.
São necessárias, portanto, medidas preventivas ( que evitem a penetração do Trypanosoma no organismo humano. Proteger portas e janelas com telas. Proteger camas com cortinados Usar inseticidas

13 Malária: a febre dos pântanos
Mau ar: no passado acreditava-se que as pessoas adoeciam devido à má qualidade do ar fétido próximo aos pântanos. Brasil: maleita, impaludismo, febre palustre, tremedeira, febre terçã, febre quartã. A malária é endêmica em muitas regiões do mundo. Note a gravidade da situação do Brasil em relação à ocorrência desta protozoose. Fonte: Organização Mundial da Saúde.

14 Os causadores da Malária: esporozoários do gênero Plasmodium
Plasmodium vivax: causa a malária terçã benigna, produz ataques de febre de 3 em 3 dias (a cada 48 horas). Plasmodium falciparum: causa a febre terçã maligna, mais grave, com picos de febre em intervalos irregulares. Plasmodium malariae: malária quartã benigna, com febre a cada 72 horas.

15 O transmissor (vetor) do Plasmodium ao homem:
Mosquitos do gênero Anopheles No Anopheles (mosquito- prego), é a fêmea que pica o homem à procura de sangue, que possui componentes necessários à formação e desenvolvimento dos ovos. O machos se alimentam de seiva vegetal.

16 A malária está associada a zonas de mata, pantanosas: os machos necessitam das plantas para sua alimentação e as fêmeas , devidamente abastecidas de sangue, depositam seus ovos na água, onde irão se desenvolver as larvas.

17 Os sintomas costumam aparecer em média 6 a 30 dias após a picada do mosquito.

18 Ciclo da Malária

19 Para evitar a malária as pessoas devem eliminar de suas casas os criadouros das larvas aquáticas dos mosquitos e protejer janelas e portas com telas e camas com cortinados , além de usar inseticidas. Pessoas que viajam para regiões onde há incidência de malária devem tomar quinino preventivamente.

20 Tratamento da malária:
No começo do século, os doentes eram tratados com medicamentos à base de quinino , extraído da casca de algumas espécies da árvore Chinchona. Aos poucos, porém, o quinino não tinha mais efeito. Atualmente, novas substâncias estão sendo utilizadas, entre elas a artemisina, isolada de uma planta chinesa chamada Artemisia.

21 Tricomoníase - Agente causador: Trichomonas vaginalis (flagelado)
Sintomas: Forte corrimento vaginal leucorreia); normalmente assintomática no homem. A transmissão ocorre por contato sexual com portadores desse flagelado, uso de sanitários sem condições de higiene, toalhas e outros objetos contaminados.

22 Ciclo do Trichomonas vaginalis

23 Toxoplasmose – Doença do gato
Agente causador: Toxoplasma gondii (esporozoário). Doença comum na espécie humana, animais domésticos e silvestres. Sintomas: nos adultos é assintomática, em alguns casos causa cegueira. É grave em gestantes (aborto, SNC do feto). A transmissão ocorre pela ingestão de cistos do parasita presentes nas fezes de animais contaminados.

24 Ciclo do Toxoplasma gondii
Criança afetada por Toxoplasma gondii

25 Leishmaniose cutânea - Úlcera de Baurú
Agente causador: flagelado Leishmania brasiliensis . Forma de contágio: doença é transmitida pela picada do mosquito-palha (birigúi), um inseto do gênero Phlebotomus e afeta a pele, mucosas e cartilagens, sendo os locais mais atingidos o rosto, os braços e as pernas. Sintomas: Ulcerações na pele, principalmente no rosto, braços e pernas.

26 Mosquito-palha ou “birigüí”
Phlebotomus

27 Ciclo da Leishmaniose cutânea

28 As feridas decorrentes da picada do mosquito-palha infectado são de difícil cicatrização, provocando lesões graves na pele e mucosas.

29 A Leishmaniose também afeta animais, especialmente cães.

30 Agora é só estudar


Carregar ppt "PROTOZOOSES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google