A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Protozoários e Protooses. Tripanosoma cruzi – Mal de Chagas Mastigóforos = Flagelados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Protozoários e Protooses. Tripanosoma cruzi – Mal de Chagas Mastigóforos = Flagelados."— Transcrição da apresentação:

1 Protozoários e Protooses

2 Tripanosoma cruzi – Mal de Chagas Mastigóforos = Flagelados

3 Infestação – doença de chagas O barbeiro pica uma pessoa infectada com o parasita No seu intestino, os parasitas se reproduzem O barbeiro deposita as fezes na pele da pessoa, que se infecta com o Trypanosoma Cruzi quando se coça Os parasitas invadem primeiro as células da pele e em seguida a circulação sanguínea Na fase assintomática da doença, os Tripanosoma Cruzi se concentram nas fibras musculares O ciclo recomeça quando uma pessoa é picada de novo. Triatoma sp

4 Giardia sp/Giardia lamblia Agente etiológico da GIARDÍASE Ciclo monoxênico=monogenético -> tipo oral-fecal Transmissão direta (homem -> homem) Mastigóforos = Flagelados

5 Giardia sp Sintomas : diarréia(fezes liquidas),dores abdominais,flatulência Profilaxia: saneamento básico Tratamento de água Lavar bem os alimentos Tratamento dos doentes Higiene

6 Agente etiológico da TRICOMONÍASE (LEUCORRÉIA) Ciclo monoxênico=monogenético Transmissão direta (homem -> homem) - DST Trichomonas vaginalis Mastigóforos = Flagelados

7 Trichomonas vaginalis Sintomas: Vaginite Coceira, vermelhidão e ardor vaginal Uretrite Leucorréia(corrimento esbranquiçado com aspecto e odor de pus)

8 Trichomonas vaginalis Profilaxia: Preservativo feminino ou masculino Higiene Tratamento dos doentes

9 Leishmania sp / Leishmania braziliensis Agente etiológico da LEISHMANIOSE (úlcera de Bauru ou Calazar) Ciclo heteroxênico: H.D. : homem e cão H.I. : mosquito Flebótomo ou Palha ou Birigui (Lutzomyia) Mastigóforos = Flagelados (Leishmaniose Tegumentar Americana)

10 Leishmania sp * Transmissão: Picada do mosquito Há três tipos de leishmaníase: visceral, que ataca os orgãos internos, cutânea, que ataca a pele, e mucocutânea, que ataca as mucosas e a pele. orgãos internospelemucosas

11 Sintomas: Ulceração (feridas) tegumentar/ visceral Hemorragia Profilaxia: *Acabar com os criadouros do mosquito *Telas em portas e janelas *Combate ao transmissor(inseticidas) *Extermínios de cães contaminados

12 Paramecium sp Ciliados O Balantidium coli é a única espécie ciliada parasita/comensal do homem (intestino) -> balantidiose (diarréia)

13 Malária =Maleita=impaludismo=febre intermitente Doença pandêmica (atravessa continente) Agente etiológico -> Plasmodium sp Eporozoários – não apresentam órgão locomotor (todos parasitas!!)

14 Ciclo heteroxênico H.D.-> fêmea do mosquito Anopheles (Prego) H.I. -> Homem!!! (rep. Assexuada) Trasmissão: picada da fêmea do Anopheles Só os mosquitos fêmeas picam o homem e alimentam-se de sangue. Os machos vivem de seivas de plantas.

15

16 Ciclo do plasmódio

17 Sintomas: -hepatite (inflamação do fígado) -anemia -febre cíclica - terçã(3 dias)/quartã(4dias)... *esquizogônia

18 Profilaxia: -Inseticidas -Controle biológico(peixes que predam larvas) -Acabar com criaduoros -Telas em portas e janelas -Tratamento dos doentes No Brasil, a transmissão da malaria esta basicamente restrita à Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins). Nos estados do sudeste e do Sul a transmissão é esporádica.

19

20 Toxoplasmose Agente etiológico -> Toxoplasma gondii Reservatório natural -> gatos e outros felinos que se contaminam pela ingestão de mamíferos. Apenas os gatos podem excretar este parasita e, por esse motivo, transmitir a toxoplasmose diretamente ao homem.Não se esqueça, apenas o gato, não o cão! (só são transmissores da doença por um período de 3 semanas, desenvolvem imunidade e deixam de ser infectantes)

21 Hospedeiros intermediários: -homem -cão -boi,porco,cabra... Transmissão: -ingestão de carne mal cozida(aves, porco, bois) contendo cistos de Toxoplasma; -mão contaminada por fezes/saliva de gato - Manipulação de terra contaminada; -transmissão transplacentária; -pode ocorrer transmissão através da inalação de oocistos esporulados -a infecção por transfusão de sangue e transplante de órgãos de um doador infectado é rara, porém pode ocorrer.

22 Sintomas: -90% dos casos – assintomático (grande risco ocorre no primeiro contacto com o toxoplasma, durante o período de gestação) -Grávidas: aborto espontâneo ou degenerações físicas e mentais no bebê -A principal manifestação é a presença de linfonodos ou gânglios linfáticos aumentados (ínguas), freqüentemente acometem o pescoço. -Comprometimento da retina(corioretinite) -comprometimento cerebral manifesta por dores de cabeça, febre, sonolência, diminuição de força generalizada ou de parte do corpo (metade direita ou esquerda) evoluindo para diminuição progressiva da lucidez até o estado de coma. Se não tratados, estes casos evoluem para uma rápida progressão e morte.

23 Profilaxia: -higiene -Utilizar luvas na jardinagem e lavar muito bem as mãos com água e sabão para diminuir drasticamente o risco de infecção; -A água obtida do ambiente deve ser fervida antes da ingestão; -Controlar os hospedeiros de transporte (moscas, baratas,etc.); - Cozinhar a carne pelo menos a 70ºC durante 20 minutos; -Usar luvas na manipulação da carne, lavando em seguida as mãos com água e sabão; - Congelar toda a carne durante pelo menos 3 dias. -cuidados com as fezes dos gatos -comer os alimentos sempre bem cozidos.

24 Não precisa se livrar do seu gato!


Carregar ppt "Protozoários e Protooses. Tripanosoma cruzi – Mal de Chagas Mastigóforos = Flagelados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google