A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Protozoários e Protooses

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Protozoários e Protooses"— Transcrição da apresentação:

1 Protozoários e Protooses

2 Tripanosoma cruzi – Mal de Chagas
Mastigóforos = Flagelados Tripanosoma cruzi – Mal de Chagas

3 Infestação – doença de chagas
O barbeiro pica uma pessoa infectada com o parasita No seu intestino, os parasitas se reproduzem O barbeiro deposita as fezes na pele da pessoa, que se infecta com o Trypanosoma Cruzi quando se coça Os parasitas invadem primeiro as células da pele e em seguida a circulação sanguínea Na fase assintomática da doença, os Tripanosoma Cruzi se concentram nas fibras musculares O ciclo recomeça quando uma pessoa é picada de novo. Triatoma sp

4 Giardia sp/Giardia lamblia
Mastigóforos = Flagelados Giardia sp/Giardia lamblia Agente etiológico da GIARDÍASE Ciclo monoxênico=monogenético -> tipo oral-fecal Transmissão direta (homem -> homem)

5 Giardia sp Sintomas: diarréia(fezes liquidas),dores abdominais,flatulência Profilaxia: saneamento básico Tratamento de água Lavar bem os alimentos Tratamento dos doentes Higiene

6 Trichomonas vaginalis
Mastigóforos = Flagelados Trichomonas vaginalis Agente etiológico da TRICOMONÍASE (LEUCORRÉIA) Ciclo monoxênico=monogenético Transmissão direta (homem -> homem) - DST

7 Trichomonas vaginalis
Sintomas: Vaginite Coceira, vermelhidão e ardor vaginal Uretrite Leucorréia(corrimento esbranquiçado com aspecto e odor de pus)

8 Trichomonas vaginalis
Profilaxia: Preservativo feminino ou masculino Higiene Tratamento dos doentes

9 Leishmania sp / Leishmania braziliensis
Mastigóforos = Flagelados Leishmania sp / Leishmania braziliensis (Leishmaniose Tegumentar Americana) Agente etiológico da LEISHMANIOSE (úlcera de Bauru ou Calazar) Ciclo heteroxênico: H.D. : homem e cão H.I. : mosquito Flebótomo ou Palha ou Birigui (Lutzomyia)

10 Leishmania sp *Transmissão: Picada do mosquito
Há três tipos de leishmaníase: visceral, que ataca os orgãos internos, cutânea, que ataca a pele, e mucocutânea, que ataca as mucosas e a pele.

11 Ulceração (feridas) tegumentar/ visceral Hemorragia
Sintomas: Ulceração (feridas) tegumentar/ visceral Hemorragia Profilaxia: *Acabar com os criadouros do mosquito *Telas em portas e janelas *Combate ao transmissor(inseticidas) *Extermínios de cães contaminados

12 Paramecium sp Ciliados
O Balantidium coli é a única espécie ciliada parasita/comensal do homem (intestino) -> balantidiose (diarréia)

13 Malária=Maleita=impaludismo=febre intermitente
Eporozoários – não apresentam órgão locomotor (todos parasitas!!) Malária=Maleita=impaludismo=febre intermitente Doença pandêmica (atravessa continente) Agente etiológico -> Plasmodium sp

14 H.D.-> fêmea do mosquito Anopheles (Prego)
Ciclo heteroxênico H.D.-> fêmea do mosquito Anopheles (Prego) H.I. -> Homem!!! (rep. Assexuada) Trasmissão: picada da fêmea do Anopheles Só os mosquitos fêmeas picam o homem e alimentam-se de sangue. Os machos vivem de seivas de plantas.

15

16 Ciclo do plasmódio

17 Sintomas: -hepatite (inflamação do fígado) -anemia -febre cíclica - terçã(3 dias)/quartã(4dias)... *esquizogônia

18 Profilaxia: Inseticidas Controle biológico(peixes que predam larvas)
Acabar com criaduoros Telas em portas e janelas Tratamento dos doentes No Brasil, a transmissão da malaria esta basicamente restrita à Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins). Nos estados do sudeste e do Sul a transmissão é esporádica.

19

20 Toxoplasmose Toxoplasma gondii
Agente etiológico -> Toxoplasma gondii Reservatório natural -> gatos e outros felinos que se contaminam pela ingestão de mamíferos. Apenas os gatos podem excretar este parasita e, por esse motivo, transmitir a toxoplasmose diretamente ao homem.Não se esqueça, apenas o gato, não o cão! (só são transmissores da doença por um período de 3 semanas, desenvolvem imunidade e deixam de ser infectantes)

21 Hospedeiros intermediários: -homem -cão -boi,porco,cabra...
Transmissão: -ingestão de carne mal cozida(aves, porco, bois) contendo cistos de Toxoplasma; -mão contaminada por fezes/saliva de gato - Manipulação de terra contaminada; -transmissão transplacentária; -pode ocorrer transmissão através da inalação de oocistos esporulados -a infecção por transfusão de sangue e transplante de órgãos de um doador infectado é rara, porém pode ocorrer.

22 Sintomas: 90% dos casos – assintomático (grande risco ocorre no primeiro contacto com o toxoplasma, durante o período de gestação) Grávidas: aborto espontâneo ou degenerações físicas e mentais no bebê A principal manifestação é a presença de linfonodos ou gânglios linfáticos aumentados (ínguas), freqüentemente acometem o pescoço. Comprometimento da retina(corioretinite) comprometimento cerebral manifesta por dores de cabeça, febre, sonolência, diminuição de força generalizada ou de parte do corpo (metade direita ou esquerda) evoluindo para diminuição progressiva da lucidez até o estado de coma. Se não tratados, estes casos evoluem para uma rápida progressão e morte.

23 Profilaxia: higiene Utilizar luvas na jardinagem e lavar muito bem as mãos com água e sabão para diminuir drasticamente o risco de infecção; A água obtida do ambiente deve ser fervida antes da ingestão; Controlar os hospedeiros de transporte (moscas, baratas,etc.); Cozinhar a carne pelo menos a 70ºC durante 20 minutos; Usar luvas na manipulação da carne, lavando em seguida as mãos com água e sabão; Congelar toda a carne durante pelo menos 3 dias. cuidados com as fezes dos gatos comer os alimentos sempre bem cozidos.

24 Não precisa se livrar do seu gato!


Carregar ppt "Protozoários e Protooses"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google