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1 Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS. 2 VESÍCULA BILIAR (DAN)

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Apresentação em tema: "1 Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS. 2 VESÍCULA BILIAR (DAN)"— Transcrição da apresentação:

1 1 Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS

2 2 VESÍCULA BILIAR (DAN)

3 3 “ Sob a ótica psicológica, a Vesícula Biliar influência a capacidade de tomar decisões ” (maciocia 1996) 3

4 4 1. Estocar e excretar a bile 2. Controlar a decisão 3. Controlar os tendões 4

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8 8  A VB recebe a bile do F, que a mantém pronta para excretar durante a digestão, quando for necessário (como na medicina ocidental).  O fluxo suave da bile auxilia as funções do E e do BP na digestão.  Qi do F estagnado, a bile não flui suavemente= Qi do E não desce provocando náusea e eructação.  A VB é o único sistema Yang que armazena um fluido “ puro ” como a bile, ao invés de substâncias “ impuras ”, como alimentos, líquidos e seus decompostos. Não se comunica com o exterior diretamente, como os outros sistemas Yang.  Portanto, pelos parágrafos anteriores, podemos perceber que ela se assemelha mais a um sistema Yin. 8

9 9  O F controla a habilidade no planejamento da vida e a VB controla a capacidade de tomar decisões e julgamentos. Fornece coragem e iniciativa.  As duas funções devem estar harmonizadas para que possamos planejar e agir adequadamente.  Su Wen diz: “A Vesícula Biliar é como um juiz imparcial de quem emana resoluções. ” (cap. 8). No capítulo 9 ele acrescenta: “Todos os órgãos dependem da tomada de decisão da VB”.  Sendo assim, a VB é o órgão que “ motiva ” todos os outros e pontos da VB podem ser usados para esse propósito. 9

10 10  Função quase idêntica ao do F. A única diferença seria que o F nutre os tendões com o seu Sangue, enquanto a VB proporciona Qi para os tendões de maneira que estes possam ter movimentos e agilidade adequados.  O ponto de reunião para os tendões está no canal da VB = Yanglingquan(VB-34). 10

11 11  Além de controlar a tomada de decisão, a VB dá ao indivíduo coragem e iniciativa.  Expressões em chinês: grande V = coragem pequena VB = tímido, temeroso. pequena VB = tímido, temeroso.  A deficiência da VB pode causar indecisão, timidez, perda da coragem ao menor sinal de adversidade.  O Rim também controla a “ direção ” e a vitalidade, a VB concede a capacidade de transformar essa direção e vitalidade em uma ação positiva e decisiva.  A VB proporciona coragem para a Mente, governada pelo C (mãe-filho). Tonificar a VB é dar sustentação ao C, nos casos de debilidade da Mente proveniente de deficiência do C. Por outro lado, a Mente provê clareza e integração para que a decisão não se transforme em descuido.  Por ser Yang, a VB dá ao F o movimento da Alma Etérea permitindo ao indivíduo planejar, ter sonhos. A deficiência causa depressão. 11

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18 18 TRIPLO AQUECEDOR

19 19  O Triplo Aquecedor (TA) é um dos aspectos mais evasivos da Medicina Chinesa e um tema de controvérsias há séculos.  Embora seja oficialmente um dos seis sistemas Yang, sempre se questionou sobre a natureza do TA: se apresentava ou não uma “ forma ”, ou seja, se de fato é um sistema ou uma função.  Por isso, estudamos mais os seus diferentes aspectos; os quais tornarão suas funções mais nítidas. 19

20 20  Sua função é similar às funções dos outros sistemas Yang: recebimento de alimentos e líquidos, digestão e transformação, transporte dos nutrientes e excreção dos detritos (dentro desta visão, ele tem uma forma)  A função dos sistemas Yang é expressa pela palavra chinesa “ Tong ”, que significa “ fazendo as coisas atravessarem ” ou “ assegurando a passagem ”.  Resumidamente: TA libera o Qi Defensivo no Aquecedor Superior, TA libera o Qi Nutritivo no Aquecedor Médio, TA libera Fluidos no Aquecedor Inferior.

21 21  O TA controla o movimento de vários tipos de Qi em vários níveis de produção e garantindo o escoamento suave. Também controla o transporte e a excreção dos Fluidos do corpo. O transporte e a excreção de Fluidos são intimamente dependentes do transporte e da penetração do Qi.  TA= estágio triplo de passagem e caminho, contribuindo para a produção do Qi Defensivo e Nutritivo. 1. Aquec. Sup. 6 Libera Qi defensivo para o P.(O bloqueio pode causar espirros). A transformação dos Fluidos leva a sudorese. 2. Aquec. Médio 6 Libera Qi nutritivo p/ todos os sistemas.(O bloqueio pode causar distensão abdominal). A transformação dos Fluidos leva a produção dos Fluidos Estomacais. 3. Aquec. Inferior 6 Libera Fluidos p/ a B.(O bloqueio pode causar retenção urinária). A transformação dos Fluidos leva a produção da urina. 21

22 22  O TA mobiliza o Qi Original emergindo da região entre os Rins para fazer com que diferencie em várias formas, em distintas partes do corpo e por diferentes funções.  O Qi Original reside no baixo abdome, entre os Rins, dispersa-se para os sistemas Yin e Yang através do TA e depois penetra nos 12 Meridianos e emerge nos pontos Fonte (dentro desta visão, o TA não tem uma forma).

23 23  A tripla divisão do organismo consiste: 1. Do diafragma pra cima está o Aquecedor Superior {C, P, CS, garganta e cabeça}. 2. Entre o diafragma e o umbigo está o Aquecedor Médio {E, BP, VB}. 3. Abaixo do umbigo está o Aquecedor Inferior {F, R, ID, IG e B}

24 24  Este é o principal processo fisiológico do Aquecedor Superior: distribuição dos Fluidos corpóreos por todo o organismo por meio do P na forma de vapor suave (Este é um dos aspectos da função dispersora do P).  Ling Shu (cap. 30) diz: “ O Triplo Aquecedor abre para o exterior, espalha os cinco sabores da essência do alimento penetra a pele, preenche o corpo, umedece a pele e é como uma névoa ”.

25 25  Os principais processos fisiológicos do Aquecedor Médio consistem naqueles referentes à digestão e transporte dos alimentos e líquidos (amadurecimento e decomposição) extraídos dos mesmos para todo o organismo.  Por esta razão, o Aquecedor Médio é comparado a uma “ câmara de maceração ” ou “ caldeirão efervescente ”.

26 26  O processo principal do Aquecedor Inferior consiste na separação das essências dos alimentos em partes puras e impuras, com a excreção destas.  De forma especial, o TA elabora a separação da parte pura da impura dos Fluidos e facilita a excreção da urina. Por esta razão, ele é comparado a um “ fosso de drenagem ”.

27 27  Natureza de Fogo ( com o CS): enquanto pertencente ao elemento Fogo, o TA auxilia a Mente (Shen) e Alma Etérea (Hun) a estabelecer relações.  O caráter Fogo do TA significa que este órgão/canal está envolvido em assistir a Mente e a Alma Etérea especialmente para formar e manter relacionamentos.

28 28  Embora estejam relacionados dentro dos Cinco Elementos, não há uma relação muito estreita entre estes dois órgãos.  Como canais, eles têm uma relação estreita e simétrica. O TA pertence aos canais Yang, e é a “ articulação ” entre os Yang Maior e Yang Brilhante. O CS pertence aos canais Yin, sendo também a “ articulação ” entre os canais Yin Maior e Yin Menor.  Ser a “ articulação ” implica que estes canais podem conectar os canais Yin e Yang. Ser a “ articulação ” em um nível psicológico, significa que esses canais são “ mediadores ” no sentido que podem afetar a capacidade de uma pessoa para se relacionar com outras pessoas e com o mundo externo.  Os canais do TA e do CS são simétricos enquanto o primeiro é o ponto de abertura do Vaso de Conexão Yang e o segundo é o ponto de abertura do Vaso de Conexão Yin.

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