A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Karen Neves Olivan

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Karen Neves Olivan"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Karen Neves Olivan
TERCEIRÃO LITERATURA 01 Profa. Karen Neves Olivan

2 Profa. Karen Neves Olivan
O QUE É LITERATURA? TERCEIRÃO Profa. Karen Neves Olivan

3 LITERATURA É A ARTE DA PALAVRA
O QUE É LITERATURA? PALAVRA Serve para comunicar e interagir. Serve para criar literatura, criar arte, provocar emoções, produzir efeitos estéticos. O material básico da literatura é a palavra, então: LITERATURA É A ARTE DA PALAVRA

4 O QUE É LITERATURA? A LITERATURA JÁ PASSOU POR DIFERENTES FORMAS DE EXPRESSÃO Na Grécia Antiga e na Idade Média, sua transmissão era basicamente oral (havia poucas pessoas alfabetizadas). Atualmente, predomina a cultura escrita. Mas, há outros suportes: CD, audiolivro, livro digital, adaptações para cinema e TV…

5 A NATUREZA DA LINGUAGEM LITERÁRIA
O QUE DISTINGUI UM TEXTO LITERÁRIO DE UM NÃO LITERÁRIO? Moacyr Scliar escreveu, durante anos, no jornal Folha de S. Paulo, crônicas inspiradas nos acontecimentos cotidianos diulgados pelo jornal. Leia a última crônica publicada antes de sua morte, bem como a notícia que o inspirou.

6

7 A NATUREZA DA LINGUAGEM LITERÁRIA
O texto I é parte de uma notícia internacional. Por que esse fato noticiado mereceu destaque no noticiário? A que campo do conhecimento humano esse fato causa interesse? Qual dos dois textos trata de um fato concreto da realidade? E o outro? O texto II é uma narrativa. O que esta revela quanto a características psicológicas do marido ao longo da história. Justifique.

8 Com base nos fragmentos abaixo e em no texto II lido, assinale a alternativa incorreta.
Aquilo, além de humilhá-lo profundamento, deixava-o completamente perturbado. E ele enfim se sentiria o vencedor. O homem encarava a característica da mulher não sentir medo como um desafio pessoal, como uma limitação dele. O homem pensou que poderia amedontrar a mulher com ratos e baratas porque a maioria das pessoas, principalmente as mulheres, temem esses “bichos”. O resultado da experiência do homem mostrou que o medroso era ele. A informação principal no trecho I é a humilhação do homem.

9 A NATUREZA DA LINGUAGEM LITERÁRIA
Qual a finalidade do texto I? E do texto II? A fim de sintetizar as difereças entre os dois textos, compare- os e responda: Qual deles apresenta uma linguagem objetiva, utilitária, voltada para explicar um problema da realidade. Em qual deles a linguagem é propositalmente organizada com o fim de criar expectativa ou envolvimento do leitor? Qual deles tem a finalidade de informar o leitor sobre a realidade? Qual deles tem a finalidade de entreter, divertir ou provocar reflexões no leitor a partir de um tema da realidade?

10 CONCLUSÃO O Texto II, por ser um texto que recria ficcionalmente a realidade, por ter uma linguagem propositalmente organizada com o fim de criar mais de um sentido, e por entreter e divertir o leitor, além de provocar reflexões sobre a vida e o mundo.

11 A LITERATURA E SUAS FUNÇÕES
LITERATURA: PRAZER E CATARSE Para os gregos, a arte tinha também outras duas funções: a hedonística e a catártica. “hedônica”  hedon = prazer, a arte deveria proporcionar prazer, retratando o belo. O belo na arte consistia na semelhança entre a obra de arte e a verdade ou a natureza.

12 A LITERATURA E SUAS FUNÇÕES
LITERATURA: PRAZER E CATARSE A concepção catártica advém do papel que as tragédias desempenhavam no mundo grego. Aristóreles definiu esse texto (tragédia) a partir dos conceitos de mimese e catarse. A mimese devia despertar no público os sentimentos de terror e piedade. A catarse devia, como efeito moral e purificador, proporcionar o alívio desses sentimentos.

13 A LITERATURA E SUAS FUNÇÕES
LITERATURA: PRAZER E CATARSE Hoje, esses conceitos desapareceram, mas a arte cumpre o papel de proporcionar prazer e fruição estética e de aliviar as tensões da alma humana. Em outras palavras, a arte provoca um estranhamento em face da realidade. É como se nos desautomatizássemos e passássemos a ver o mundo com outros olhos.

14 A LITERATURA E SUAS FUNÇÕES
LITERATURA: COMUNICAÇÃO, INTERLOCUÇÃO E RECRIAÇÃO Literatura é linguagem:  possui papel comunicativo na sociedade;  pode tanto influenciar o público como ser influenciada por ele.

15 A LITERATURA E SUAS FUNÇÕES
LITERATURA: COMUNICAÇÃO, INTERLOCUÇÃO E RECRIAÇÃO O leitor do texto literário não é passivo, ele recria e atualiza os seus sentimentos com base em vivências pessoais e nas referências artísticas e culturais do seu tempo. O autor, quando cria sua obra, é influenciado pelo perfil de público que tem em mente.

16

17 A LITERATURA E SUAS FUNÇÕES
LITERATURA: A HUMANIZAÇÃO DO HOMEM Para Octavio Paz, escritor mexicano, a poesia é conhecimento, salvação, poder, abandono. Operação capaz de transformar o mundo, a tividade poética é revolucionária por natureza; exercício espiritual, é um método de libertação interior. A poesia revela este mundo; cria outro.

18 A LITERATURA E SUAS FUNÇÕES
LITERATURA: A HUMANIZAÇÃO DO HOMEM Segundo George Thompson, o artista conduz os outros homens a um mundo de fantasia, onde seus anseios se libertam, afirmando desse modo a recusa da consciência humana em aceitar o condicionamento do meio: mobiliza-se assim um potencial de energias submersas que, por sua vez, regressam ao mundo real para transformar a fantasia em realidade.

19 Leia o TEXTO I no link a seguir:
MACHADODE-ASSIS-59-prova-de-tratorista.pdf Leia também o TEXTO do link:

20 A NATUREZA DA LINGUAGEM LITERÁRIA
De acordo com Antonio Candido, a literatura satisfaz uma necessidade essencial do ser humano. Qual é essa necessidade? Qual é o perfil das pessoas que têm essa necessidade? São crianças ou adultos? São pessoas com ou sem escolaridade? De acordo com o texto de Ely Vieitez Lanes, a falta de comunicação e, consequentemente, o individualismo e a solidão são as doenças do mundo em que vivemos. Segundo o autor, por que a literatura pode contribuir no combate a essas doenças?

21 A LITERATURA E SUAS FUNÇÕES
LITERATURA: O ENCONTRO DO INDIVIDUAL COM O SOCIAL Segundo o escritor Guimarães Rosa, literatura é feitiçaria que se faz com o sangue do coração humano. Isso quer dizer que a literatura, entre outras coisas, é também a expressão das emoções e reflexões do ser humano.

22

23 A NATUREZA DA LINGUAGEM LITERÁRIA
O texto lido é um poema, um dos vários gêneros literários. Nos poemas, é comum o eu lírico expor seus sentimentos e pensamentos. Qual é o tema do poema lido? O que predomina nesse poema, aspectos individuais ou sociais? Os poemas geralmente utilizam uma linguagem plurissignificativa, isto é, uma linguagem figurada, em que as palavras apresentam mais de um sentido. O eu lírico do poema lido, por exemplo, chama a si mesmo de carvão. Que sentidos têm as palavras carvão e mina no contexto?

24 TERCEIRÃO Orientações
Profa. Karen Neves Olivan


Carregar ppt "Profa. Karen Neves Olivan"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google