A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

+ TERCEIRÃO LITERATURA 01 Prof a. Karen Neves Olivan.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "+ TERCEIRÃO LITERATURA 01 Prof a. Karen Neves Olivan."— Transcrição da apresentação:

1 + TERCEIRÃO LITERATURA 01 Prof a. Karen Neves Olivan

2 + TERCEIRÃO

3 + PALAVRA Serve para comunicar e interagir. Serve para criar literatura, criar arte, provocar emoções, produzir efeitos estéticos. O material básico da literatura é a palavra, então: LITERATURA É A ARTE DA PALAVRA

4 + A LITERATURA JÁ PASSOU POR DIFERENTES FORMAS DE EXPRESSÃO Na Grécia Antiga e na Idade Média, sua transmissão era basicamente oral (havia poucas pessoas alfabetizadas). Atualmente, predomina a cultura escrita. Mas, há outros suportes: CD, audiolivro, livro digital, adaptações para cinema e TV…

5 + O QUE DISTINGUI UM TEXTO LITERÁRIO DE UM NÃO LITERÁRIO? Moacyr Scliar escreveu, durante anos, no jornal Folha de S. Paulo, crônicas inspiradas nos acontecimentos cotidianos diulgados pelo jornal. Leia a última crônica publicada antes de sua morte, bem como a notícia que o inspirou.

6 +

7 + O texto I é parte de uma notícia internacional. Por que esse fato noticiado mereceu destaque no noticiário? A que campo do conhecimento humano esse fato causa interesse? Qual dos dois textos trata de um fato concreto da realidade? E o outro? O texto II é uma narrativa. O que esta revela quanto a características psicológicas do marido ao longo da história. Justifique.

8 + Com base nos fragmentos abaixo e em no texto II lido, assinale a alternativa incorreta. Aquilo, além de humilhá-lo profundamento, deixava-o completamente perturbado. E ele enfim se sentiria o vencedor. (a) O homem encarava a característica da mulher não sentir medo como um desafio pessoal, como uma limitação dele. (b) O homem pensou que poderia amedontrar a mulher com ratos e baratas porque a maioria das pessoas, principalmente as mulheres, temem esses “bichos”. (c) O resultado da experiência do homem mostrou que o medroso era ele. (d) A informação principal no trecho I é a humilhação do homem.

9 + Qual a finalidade do texto I? E do texto II? A fim de sintetizar as difereças entre os dois textos, compare- os e responda: (a) Qual deles apresenta uma linguagem objetiva, utilitária, voltada para explicar um problema da realidade. (b) Em qual deles a linguagem é propositalmente organizada com o fim de criar expectativa ou envolvimento do leitor? (c) Qual deles tem a finalidade de informar o leitor sobre a realidade? (d) Qual deles tem a finalidade de entreter, divertir ou provocar reflexões no leitor a partir de um tema da realidade?

10 + CONCLUSÃO O Texto II, por ser um texto que recria ficcionalmente a realidade, por ter uma linguagem propositalmente organizada com o fim de criar mais de um sentido, e por entreter e divertir o leitor, além de provocar reflexões sobre a vida e o mundo.

11 + LITERATURA: PRAZER E CATARSE Para os gregos, a arte tinha também outras duas funções: a hedonística e a catártica. “hedônica”  hedon = prazer, a arte deveria proporcionar prazer, retratando o belo. O belo na arte consistia na semelhança entre a obra de arte e a verdade ou a natureza.

12 + LITERATURA: PRAZER E CATARSE A concepção catártica advém do papel que as tragédias desempenhavam no mundo grego. Aristóreles definiu esse texto (tragédia) a partir dos conceitos de mimese e catarse. A mimese devia despertar no público os sentimentos de terror e piedade. A catarse devia, como efeito moral e purificador, proporcionar o alívio desses sentimentos.

13 + LITERATURA: PRAZER E CATARSE Hoje, esses conceitos desapareceram, mas a arte cumpre o papel de proporcionar prazer e fruição estética e de aliviar as tensões da alma humana. Em outras palavras, a arte provoca um estranhamento em face da realidade. É como se nos desautomatizássemos e passássemos a ver o mundo com outros olhos.

14 + LITERATURA: COMUNICAÇÃO, INTERLOCUÇÃO E RECRIAÇÃO Literatura é linguagem:  possui papel comunicativo na sociedade;  pode tanto influenciar o público como ser influenciada por ele.

15 + LITERATURA: COMUNICAÇÃO, INTERLOCUÇÃO E RECRIAÇÃO O leitor do texto literário não é passivo, ele recria e atualiza os seus sentimentos com base em vivências pessoais e nas referências artísticas e culturais do seu tempo. O autor, quando cria sua obra, é influenciado pelo perfil de público que tem em mente.

16 +

17 + LITERATURA: A HUMANIZAÇÃO DO HOMEM Para Octavio Paz, escritor mexicano, a poesia é conhecimento, salvação, poder, abandono. Operação capaz de transformar o mundo, a tividade poética é revolucionária por natureza; exercício espiritual, é um método de libertação interior. A poesia revela este mundo; cria outro.

18 + LITERATURA: A HUMANIZAÇÃO DO HOMEM Segundo George Thompson, o artista conduz os outros homens a um mundo de fantasia, onde seus anseios se libertam, afirmando desse modo a recusa da consciência humana em aceitar o condicionamento do meio: mobiliza-se assim um potencial de energias submersas que, por sua vez, regressam ao mundo real para transformar a fantasia em realidade.

19 + Leia o TEXTO I no link a seguir: MACHADODE-ASSIS-59-prova-de-tratorista.pdf Leia também o TEXTO do link:

20 + De acordo com Antonio Candido, a literatura satisfaz uma necessidade essencial do ser humano. (a) Qual é essa necessidade? (b) Qual é o perfil das pessoas que têm essa necessidade? São crianças ou adultos? São pessoas com ou sem escolaridade? De acordo com o texto de Ely Vieitez Lanes, a falta de comunicação e, consequentemente, o individualismo e a solidão são as doenças do mundo em que vivemos. Segundo o autor, por que a literatura pode contribuir no combate a essas doenças?

21 + LITERATURA: O ENCONTRO DO INDIVIDUAL COM O SOCIAL Segundo o escritor Guimarães Rosa, literatura é feitiçaria que se faz com o sangue do coração humano. Isso quer dizer que a literatura, entre outras coisas, é também a expressão das emoções e reflexões do ser humano.

22 +

23 + O texto lido é um poema, um dos vários gêneros literários. Nos poemas, é comum o eu lírico expor seus sentimentos e pensamentos. (a) Qual é o tema do poema lido? (b) O que predomina nesse poema, aspectos individuais ou sociais? Os poemas geralmente utilizam uma linguagem plurissignificativa, isto é, uma linguagem figurada, em que as palavras apresentam mais de um sentido. O eu lírico do poema lido, por exemplo, chama a si mesmo de carvão. Que sentidos têm as palavras carvão e mina no contexto?

24 + TERCEIRÃO Orientações Prof a. Karen Neves Olivan


Carregar ppt "+ TERCEIRÃO LITERATURA 01 Prof a. Karen Neves Olivan."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google