A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FOZ DO IGUAÇU COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FOZ DO IGUAÇU COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL."— Transcrição da apresentação:

1 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FOZ DO IGUAÇU COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL

2 CAPACITAÇÃO PARA O ENFRENTAMENTO AO TRABALHO INFANTIL NOV/2012 EDUCAÇÃO INTEGRAL

3 ? ?? ??? : … ! ! !.

4 ARISTÓTELES Educação integral é a educação que desabrocha todas as potencialidades humanas.

5 EDUCAÇÃO INTEGRAL

6 EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL EDUCAÇÃO INTEGRAL

7 MAIS TEMPO NA ESCOLA, MAS PARA QUÊ? Ampliar o período que a criança passa na escola não garante o aumento das oportunidades de aprendizagem nem da melhoria da qualidade de ensino. … o mais importante é o uso que se faz de cada momento. (Revista Nova Escola, p. 23-4, jan/Fev 2012)

8 Um programa completo de leitura, aritmética, escrita, ciências físicas e sociais, artes industriais, desenho, música, dança, educação física. O currículo da Educação Integral de Anísio Teixeira previa:

9 Além disso: desejamos que a escola eduque, forme hábitos, forme atitudes, cultive aspirações, prepare realmente a criança para a civilização, essa civilização técnica e industrial, ainda mais difícil e complexa por estar em mutação permanente E além disso, desejamos que a escola dê saúde e alimento à criança, visto não ser possível educá- la no grau de desnutrição e abandono em que vive. Fonte: EBOLI, Terezinha Uma experiência de Educação Integral. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 1971

10 Essa experiência de Educação em Tempo Integral destinava-se à infância abandonada Tive a oportunidade de ponderar que, entre nós, quase toda a infância, com exceção de filhos de famílias abastadas, podia ser considerada abandonada. Pois, com efeito, se tinham pais não tinham lares em que pudessem ser educados e se, aparentemente tinham escolas, na realidade não as tinham, pois as mesmas haviam passado a simples casas em que as crianças eram recebidas por sessões de poucas horas, para um ensino deficiente e improvisado.

11 No mínimo, as crianças brasileiras, que logram frequentar escolas, estão abandonadas em metade do dia. E este abandono é o bastante para desfazer o que, por acaso, tenha feito a escola na sua sessão matinal ou vespertina. Para remediar isso, sempre me pareceu que devíamos voltar à escola de tempo integral.

12 Depois disso, somente entre 1984 e 1994, Darcy Ribeiro retomou a concepção de Educação Integral, de Anísio Teixeira, com os Centros Integrais de Educação Pública (CIEP´s). Foram construídos 500 prédios projetados por Oscar Niemeyer.

13 *Objetivo: - oferecer ensino público de qualidade, em período integral, aos alunos da rede estadual. - adicionalmente, tirar crianças carentes das ruas, oferecendo-lhes os chamados "pais sociais", funcionários públicos que, residentes nos CIEPs, cuidavam de crianças também ali residentes. *horário das aulas estendia-se das 8 às 17 horas, oferecendo, além do currículo regular, atividades culturais, estudos dirigidos e educação física. *Refeições completas, atendimento médico e odontológico. *Capacidade média de cada unidade p/ mil alunos. CIEPs Brizolões

14 Década de 1990 Criação dos Centros Integrados de Atendimento à criança (CIACs) 1990 governo de Fernando Collor com apoio de Leonel Brizola com caráter assistencial. Convênio União, Estados e Municípios.

15 CIACs / CAICs Governo Itamar Franco (1992/1994) retoma o projeto e muda o nome de CIACs para Centro de Atenção Integral à Criança (CAICs) mas a orientação continua assistencial. Também nesta década se destacaram os Estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Goiás.

16 EDUCAÇÃO INTEGRAL ASSISTENCIALISMO APRENDIZAGEM

17 EDUCAÇÃO INTEGRAL PARANÁ ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURRICULARES EM CONTRATURNO - RESOLUÇÃO 1690 /2011 -INSTRUÇÃO 07 /2012

18 OBJETIVOS - promover a melhoria da qualidade do ensino por meio da ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas realizadas na escola ou no território em que está situada, em contraturno, a fim de atender às necessidades socioeducacionais dos alunos.

19 EDUCAÇÃO INTEGRAL / PR * Educação em Tempo Integral - Matrícula e Frequência 100% Alunos - 7 Horas Diárias *Ampliação da Jornada Escolar - 4 Horas Semanais - Matrícula optativa

20 PROGRAMAS FEDERAIS MAIS EDUCAÇÃO Baixo IDEB e/ou Localizadas em zonas de vulnerabilidade social

21 ????? !!!!!! …….. - Equipamento Escolar - Capacitação Profissional - Cultura - Sensibilização - Perfil Público Alvo! - Resultados

22 REFERÊNCIAS: COELHO, Lígia Martha C. da Costa. Educação Integral: concepções e práticas na educação. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt13/t137.pdf. Acesso em 30/10/2011 Curso Mais Educação, em agosto de 2011/ CTBA Encontro dias 03 e 04 de setembro de 2011 / CTBA http://vimeo.com/7784738 Programa Mais Educação. Fundação Carlos Chagas/Autores Associados, n. 119, julho/2003. Palestra proferida pela Profa. Verônica Branco / UFPR, em junho de 2011 / CTBA Resolução 1690/2011, Instrução 04/2011 e 007/2012 Revista Nova Escola, p. 23-4, jan/Fev 2012

23 ROSANA ANDREATTA FRANCO COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL rosanaafranco@hotmail.com Muito Obrigada!!!


Carregar ppt "SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FOZ DO IGUAÇU COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google