A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FOZ DO IGUAÇU COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FOZ DO IGUAÇU COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL."— Transcrição da apresentação:

1 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FOZ DO IGUAÇU COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL

2 CAPACITAÇÃO PARA O ENFRENTAMENTO AO TRABALHO INFANTIL NOV/2012 EDUCAÇÃO INTEGRAL

3 ? ?? ??? : … ! ! !.

4 ARISTÓTELES Educação integral é a educação que desabrocha todas as potencialidades humanas.

5 EDUCAÇÃO INTEGRAL

6 EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL EDUCAÇÃO INTEGRAL

7 MAIS TEMPO NA ESCOLA, MAS PARA QUÊ? Ampliar o período que a criança passa na escola não garante o aumento das oportunidades de aprendizagem nem da melhoria da qualidade de ensino. … o mais importante é o uso que se faz de cada momento. (Revista Nova Escola, p. 23-4, jan/Fev 2012)

8 Um programa completo de leitura, aritmética, escrita, ciências físicas e sociais, artes industriais, desenho, música, dança, educação física. O currículo da Educação Integral de Anísio Teixeira previa:

9 Além disso: desejamos que a escola eduque, forme hábitos, forme atitudes, cultive aspirações, prepare realmente a criança para a civilização, essa civilização técnica e industrial, ainda mais difícil e complexa por estar em mutação permanente E além disso, desejamos que a escola dê saúde e alimento à criança, visto não ser possível educá- la no grau de desnutrição e abandono em que vive. Fonte: EBOLI, Terezinha Uma experiência de Educação Integral. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 1971

10 Essa experiência de Educação em Tempo Integral destinava-se à infância abandonada Tive a oportunidade de ponderar que, entre nós, quase toda a infância, com exceção de filhos de famílias abastadas, podia ser considerada abandonada. Pois, com efeito, se tinham pais não tinham lares em que pudessem ser educados e se, aparentemente tinham escolas, na realidade não as tinham, pois as mesmas haviam passado a simples casas em que as crianças eram recebidas por sessões de poucas horas, para um ensino deficiente e improvisado.

11 No mínimo, as crianças brasileiras, que logram frequentar escolas, estão abandonadas em metade do dia. E este abandono é o bastante para desfazer o que, por acaso, tenha feito a escola na sua sessão matinal ou vespertina. Para remediar isso, sempre me pareceu que devíamos voltar à escola de tempo integral.

12 Depois disso, somente entre 1984 e 1994, Darcy Ribeiro retomou a concepção de Educação Integral, de Anísio Teixeira, com os Centros Integrais de Educação Pública (CIEP´s). Foram construídos 500 prédios projetados por Oscar Niemeyer.

13 *Objetivo: - oferecer ensino público de qualidade, em período integral, aos alunos da rede estadual. - adicionalmente, tirar crianças carentes das ruas, oferecendo-lhes os chamados "pais sociais", funcionários públicos que, residentes nos CIEPs, cuidavam de crianças também ali residentes. *horário das aulas estendia-se das 8 às 17 horas, oferecendo, além do currículo regular, atividades culturais, estudos dirigidos e educação física. *Refeições completas, atendimento médico e odontológico. *Capacidade média de cada unidade p/ mil alunos. CIEPs Brizolões

14 Década de 1990 Criação dos Centros Integrados de Atendimento à criança (CIACs) 1990 governo de Fernando Collor com apoio de Leonel Brizola com caráter assistencial. Convênio União, Estados e Municípios.

15 CIACs / CAICs Governo Itamar Franco (1992/1994) retoma o projeto e muda o nome de CIACs para Centro de Atenção Integral à Criança (CAICs) mas a orientação continua assistencial. Também nesta década se destacaram os Estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Goiás.

16 EDUCAÇÃO INTEGRAL ASSISTENCIALISMO APRENDIZAGEM

17 EDUCAÇÃO INTEGRAL PARANÁ ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURRICULARES EM CONTRATURNO - RESOLUÇÃO 1690 /2011 -INSTRUÇÃO 07 /2012

18 OBJETIVOS - promover a melhoria da qualidade do ensino por meio da ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas realizadas na escola ou no território em que está situada, em contraturno, a fim de atender às necessidades socioeducacionais dos alunos.

19 EDUCAÇÃO INTEGRAL / PR * Educação em Tempo Integral - Matrícula e Frequência 100% Alunos - 7 Horas Diárias *Ampliação da Jornada Escolar - 4 Horas Semanais - Matrícula optativa

20 PROGRAMAS FEDERAIS MAIS EDUCAÇÃO Baixo IDEB e/ou Localizadas em zonas de vulnerabilidade social

21 ????? !!!!!! …….. - Equipamento Escolar - Capacitação Profissional - Cultura - Sensibilização - Perfil Público Alvo! - Resultados

22 REFERÊNCIAS: COELHO, Lígia Martha C. da Costa. Educação Integral: concepções e práticas na educação. Disponível em: Acesso em 30/10/2011 Curso Mais Educação, em agosto de 2011/ CTBA Encontro dias 03 e 04 de setembro de 2011 / CTBA Programa Mais Educação. Fundação Carlos Chagas/Autores Associados, n. 119, julho/2003. Palestra proferida pela Profa. Verônica Branco / UFPR, em junho de 2011 / CTBA Resolução 1690/2011, Instrução 04/2011 e 007/2012 Revista Nova Escola, p. 23-4, jan/Fev 2012

23 ROSANA ANDREATTA FRANCO COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL Muito Obrigada!!!


Carregar ppt "SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FOZ DO IGUAÇU COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google