A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Raças crioulas Kelly Pazolini Letícia Reis Pollyana H. Almeida Rafaele C. Negri.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Raças crioulas Kelly Pazolini Letícia Reis Pollyana H. Almeida Rafaele C. Negri."— Transcrição da apresentação:

1 Raças crioulas Kelly Pazolini Letícia Reis Pollyana H. Almeida Rafaele C. Negri

2 Pantaneiro

3 Origem Gado que povoava os campos de MT e GO, encontrando rebanhos de procedência peruana que entraram no terrotório brasileiro durante a colonização das Américas Estes animais deram origem ao bovino Pantaneiro. Também conhecido como tucura ou cuiabano

4 Origem Estão no Pantanal brasileiro há quase três séculos, onde se adaptaram plenamente às condições edafo- climáticas (região alagável). Atualmente, esta população encontra-se ameaçada de extinção. Eestima-se que cerca de 90% dessa raça encontra-se no Pantanal de Mato Grosso. Potencial de aproveitamento para a criação do mercado da carne orgânica do Pantanal.

5 Características Apresentam características únicas por pastarem debaixo d´agua e utilizarem assim todos os recursos vegetais disponíveis na região.

6 Características São animais dóceis e de fácil manejo A Embrapa Pantanal vem trabalhando com estes animais há mais de 15 anos. Em 1984, criou o primeiro Núcleo de Conservação "in situ" do bovino Pantaneiro. Melhoramento genético: proporcionar aos produtores pantaneiros um animal adaptado, resistente e produtivo para uso em monta natural à campo. Dupla aptidão

7

8

9 Curraleiro

10 Origem Proveniente da união da raça Alentejana com a Galega. Raças portuguesas que os colonizadores trouxeram mais o sangue espanhol introduzido por meio das colônias do Prata. Por sua prolificidade e adaptabilidade talvez tenham uma melhor relação custo-benefício para a região Nordeste que outras raças comerciais. O gado Curraleiro está presente nos Estados de Goiás, Bahia, Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins.

11 Características Rusticidade e a docilidade. Possuem pele grossa e diversos tipos de pelagens, sendo as mais comuns a vermelha clara e a baia. Extremidades, vassoura e focinho pretos e, alguns animais apresentam manchas escuras ao redor dos olhos. Possuem as orelhas pequenas

12 Características Os chifres geralmente curtos e em forma de coroa. Machos: com peso e altura mínimos 380kg e 1,38m e as fêmeas, respectivamente 300kg e 1,24m. A carne deste animal tem excelente sabor, devido ao seu marmoreamento que confere sabor superior e maciez à carne do Curraleiro. Em função da maior resistência aos parasitos e outras enfermidades, é reduzida a utilização de produtos químicos (medicamentos).

13 Melhoramento Formação de novas raças que permitirão a utilização de pastagens naturais em áreas desfavoráveis (clima semiárido). Utilidade para agricultura familiar, não só como animais de trabalho, mas também fornecendo carne e leite, sem necessitar de grandes investimentos.

14 RAÇA LAVÍNIA

15 Origem Cruza de zebuínos com gado de origem europeia. Existem animais da raça na região Nordeste, principalmente nos estados de Pernambuco, Ceará, Bahia e Paraíba. O plantel de animais da raça está estimado em menos de cabeças

16 Características Dupla aptidão Rusticidade Pelagem parda-cinzenta, sendo os machos mais escuros. A pelagem da cabeça é semelhante a do gado Pardo Suíço, tendo nas orelhas tonalidades mais claras. Ao redor do focinho possui uma auréola clara, comum a todos os cruzamentos com a raça Parda Suíça, por se tratar de caráter altamente dominante.

17 Caracu

18 Origem: – Raças portuguesas do tipo aquitânico ou turdetano. Pelos lisos e avermelhados, sendo que a maioria apresenta a cor amarela ou baia, podendo chegar ao vermelho tijolo mas, também existe aqueles quase brancos

19 Características Rusticidade a parasitas Boa adaptação a alimentação no campo Adaptação a clima tropical

20 Características As fêmeas apresentam grandes índices de fertilidade Boa produção de leite de qualidade Excelente habilidade materna Boa estrutura corporal Facilidade no parto Boa conformação de tetos

21 Mocho Nacional

22 Origem Foi consolidado, no início do XX, por infusão de sangue Caracu sobre o gado mocho, procedente de Goiás, de origem desconhecida.

23 Características Criada principalmente para tração e produção de carne Rústica e bem adaptada às condições locais Tem boa conformação corporal e sua cor característica é o vermelho.

24 Obrigada!


Carregar ppt "Raças crioulas Kelly Pazolini Letícia Reis Pollyana H. Almeida Rafaele C. Negri."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google