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YOGA SUTRAS PATÃNJALI
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HISTÓRIA CULTURA VÉDICA TRATADO DE + - 2200 ANOS
VEDAS E RITUAIS COSMOGÊNICOS PERIODO DE REFORMA DO CONTEXTO BRAMANICO SURGIMENTO DE VARIOS TRATADOS FALANDO ESPECIFICAMENTE DO YOGA
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QUEM FOI PATÃNJALI UMA PESSOA QUE VALEU POR MAIS DE 3
RE(V)FERENCIADO POR: TRATADO DE MEDICINA TRATADO DE GRAMÁTICA SANSCRITO CLASSICO (HERDEIRO DE PANINI) TRATADO DE YOGA SUTRAS
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LENDA GONIKA ANANTA, NARAYANA E A DANÇA DE SHIVA COMPAIXÃO DE BRAHMA
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YOGA E METAFISICA SAMKHYA
PURUSHA – ESPIRITO, SELF SATCHITANANDA PRAKRITI – MATÉRIA SUBSTÂNCIA MAHAT – BUDDHI INTELIGENCIA AHAMKARA – EGO DIFERENCIADO MANAS – MENTE BINÁRIA, EMOCIONAL TANMATRAS – MEDIDAS DIVINAS OU SENTIDOS JNANA E KARMA ENDRIYAS MAHABHUTAS – 5 ELEMENTOS
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O YOGA SUTRAS AFORISMOS 4 CARTILHAS 1 – CONCENTRAÇÃO (SAMADHI)
2 – PRÁTICA (SADHANA) 3 – SUPERPODERES (SIDDHIS) 4 – LIBERDADE (MOKSHA)
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SAMADHI 1. Agora iniciamos a exposição do Yoga. 2. Yoga é a restrição das modificações da mente. 3. Então o Observador permanece nele mesmo. 4. Em outros momentos, o Observador parece assumir a forma da modificação mental.
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VRTTIS Pramana, Viparyaya, Vikalpa, sono (sem sonhos) e recordação.
Pramanas: Percepção, inferência e testemunho Viparyaya: ilusão objetiva Vikalpa: engano cognitivo Sono: ausencia sem observador Recordação: impressões latentes.
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DESAPEGO -VAIRAGYA Pela prática disciplinada
Asamprajnata samadhi pelo desapego geral Samprajnata: quando por disciplinas: fé reverencial, energia, recordação repetida, concentração e conhecimento real
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OBSTÁCULOS Doença, Incompetência Dúvida Desilusão Preguiça
Não- abstinência Concepção errônea E instabilidade para permanecer num estado yogui...
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A mente torna-se purificada pelo cultivo dos sentimentos de amizade, compaixão, boa-vontade e indiferença respectivamente a criaturas felizes, miseráveis, virtuosas ou pecaminosas Pela expiração e restrição da respiração também (a mente é acalmada)
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TRANQUILIZANDO A MENTE
Percepção objetiva Livre de tristeza e radiante Contemplação livre de desejos Tomando as imagens dos sonhos e devaneios como objeto de contemplação Ou contemplando qualquer coisa que se queira
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SADHANA Tapas (austeridade ou vigorosa auto-disciplina - mental, moral e física), Svadhyaya (repetição de Mantras sagrados ou o estudo da literatura sagrada) e Isvara-pranidhana (completa rendição a Deus) são Kriya- yoga
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KLESHAS Avidya (concepção errônea sobre a natureza real das coisas),
Asmita (egoismo), Raga (apego), Dvesa (aversão) e Abhinivesa (medo da morte) ...são as cinco Klesas (aflições)
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O SOFRIMENTO PODE SER EVITADO QUANDO SEPARAMOS O OBSERVADOR DAS IDENTIFICAÇÕES COM O OBSERVADO
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ASHTANGA YOGA Yama(restrição), Niyama (observância), Asana (postura),
Pranayama (regulação da respiração), Pratiahara (restrição dos sentidos), Dharana (fixação), Dhyana (meditação) e Samadhi (perfeita concentração), ... são os oito meios de se alcançar o yoga.
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YAMAS Ahimsa (não-violência), Satya (verdade),
Asteya (abster-se do roubo), Brahmacharya (continência) e Aparigraha (abster-se da avareza), ... são as cinco Yamas (formas de restrição).
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NIYAMAS Saucha – pureza Santosha – contentamento Tapas – austeridade
Svadhyaya – estudo das escrituras e recitação de mantras e Devoção a Isvara, ... são as Niyamas (observâncias)
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Quando estas restrições e observâncias são inibidas por pensamentos perversos, o oposto deve ser pensado
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ASANAS Uma forma agradável e estável (de estar) é Asana (postura yogui) Pelo relaxamento do esforço e meditação no infinito (asanas são aperfeiçoadas) Disso vem a imunidade com relação a Dvandvas ou condições opostas Perfeição do corpo consiste em beleza, graça, força e firmeza adamantinas (asana) tendo sido aperfeiçoada, pode-se regular o fluxo da inspiração e expiração
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PRANAYAMA Este (pranayama) tem uma operação externa (Vahya-vrtti), operação interna (Abhyantara-vrtti) e supressão (Stambha- vrtti). Isto ainda, quando observado de acordo com espaço, tempo e número torna-se longo e sutil O quarto pranayama transcende operações internas e externas. Através disso, o véu sobre a manifestação (do conhecimento) é rarefeito
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(Então) a mente adquire condições para Dharana.
Quando separados de seus objetos correspondentes, os órgãos seguem a natureza da mente (no momento), isto é chamado Pratyahara (restringir os órgãos) Isto gera supremo controle dos órgãos.
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SUPERPODERES – SIDDHIS
Dharana é a fixação da mente (Chitta) em um ponto particular no espaço Nela (Dharana) o fluxo contínuo de modificação mental similar é chamado Dhyana ou meditação Quando o objeto da meditação sozinho brilha na mente, como que desprovido até mesmo do pensamento do'Eu' (que está meditando), este estado é chamado Samadhi ou concentração. ISTO É CHAMADO SAMYAMA
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yama - comportamento social
niyama - disciplinas pessoais Bem-estar social ásana - o corpo físico pranayama - a respiração prathyahara - os sentidos Bem-estar físico dharana dhyana samadhi Bem estar mental
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ASANA – PORTAL PRO YOGA REAL
Aprofundamento em camadas: Annamaya kosha – estruturação anatômica Pranamaya kosha – organicidade e fisiologia Manomaya kosha – mentalidade e emotividade Vijnamaya kosha – intelectualidade e senso discriminativo Anandamaya kosha – bênçãos e méritos
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