A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Lingüistica Pré e Pós Saussureana Disciplina: Lingüística – História e Teoria Professora Sabine Mendes Lima Moura

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Lingüistica Pré e Pós Saussureana Disciplina: Lingüística – História e Teoria Professora Sabine Mendes Lima Moura"— Transcrição da apresentação:

1 A Lingüistica Pré e Pós Saussureana Disciplina: Lingüística – História e Teoria Professora Sabine Mendes Lima Moura

2 Visão Geral da Lingüística Pré- Saussureana A Linguística, definida hoje como o estudo científico da linguagem humana, é "um saber muito antigo e uma ciência muito jovem A Lingüística pré-sassureana pode ser dividida em 3 fases: - 1ª Fase: Filosófica - 2ª Fase: Filológica - 3ª Fase: Histórico-Comparatista

3 A Fase Filosófica Os gregos como recursores - reflexões em torno da origem da linguagem. Etimologia, a Semântica, a Retórica, a Morfologia, a Fonologia, a Filologia e a Sintaxe. Baseavam-se na Lógica (analogistas) ou no uso corrente (anomalistas). Finalidades: Gramática voltada para a práxis, para a ação, o fazer – a arte de ler e escrever, como disciplina normativa desprovida de uma visão científica e desinteressada da língua Gramática das regras e das exceções – reprodução dos romanos tentando conciliar. França, elaboração de uma Gramática geral, a Grammaire de Port-Royal, de base puramente lógica – influência grega.

4 A Fase Filológica Surgida em Alexandria por volta do século II a.C., definindo-se historicamente como o estudo da elucidação de textos, de preocupação marcadamente gramatical. Morfologia, Sintaxe e Fonética. Friedrich August WoIf - um de seus maiores divulgadores. A partir de 1777, a escola alemã de Wolf veio estendendo o campo e o âmbito da Filologia. Além de interpretar e comentar os textos, a Filologia procura também estudar os costumes, as instituições e a história literária de um povo. Entretanto, seu ponto de vista crítico torna-se falho, pelo fato de ela ater-se demasiadamente à língua escrita, deixando de lado a Iíngua falada.

5 Fase histórico-comparativa Descoberta do sânscrito entre 1786 e relações de parentesco genético do latim, do grego, das línguas germânicas, eslavas e célticas com aquela antiga língua da India. Preocupação diacrônica em saber como as línguas evoluem, e não como funcionam. Franz Bopp ( ), é considerado o fundador da Linguística Comparatista. Para ele, o sânscrito era uma espécie de irmã mais velha daquelas línguas. fase naturalista ( ) - preocupação com a história interna da língua, analogias com a natureza fase culturalista ( ) – neo-gramáticos - preocupação com fatores externos, condicionadores da língua (= histórico- culturais).

6 Méritos de Saussure Estruturação, organização científica, metalinguagem.


Carregar ppt "A Lingüistica Pré e Pós Saussureana Disciplina: Lingüística – História e Teoria Professora Sabine Mendes Lima Moura"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google