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O CONHECIMENTO SOBRE A LINGUAGEM Eduardo Guimarães Eni P. Orlandi

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Apresentação em tema: "O CONHECIMENTO SOBRE A LINGUAGEM Eduardo Guimarães Eni P. Orlandi"— Transcrição da apresentação:

1 O CONHECIMENTO SOBRE A LINGUAGEM Eduardo Guimarães Eni P. Orlandi
Doutoranda: Azenaide Abreu Soares Vieira

2 Objetivo Refletir sobre aspectos mais gerais ligados aos procedimentos científicos, com atenção para o domínio das ciências humanas e das ciências da linguagem

3 Estruturação Aspectos sobre o modo de se relacionar com os domínios da ciência Síntese de alguns pontos da história dos estudos sobre linguagem Considerações sobre teoria, método e análise feitas a partir da síntese histórica

4 1. Percurso do conhecimento
Questionamentos relevantes: Que teorias estão disponíveis? O que tem sido tomado como objeto de conhecimento? Em que disciplinas este domínio está organizado? Que procedimentos são adotados para se levar a conhecer? Erudição mínima de conhecimento

5 Quanto aos estudos da linguagem
Teorias disponíveis: cognitivas: estuda as estruturas mentais; Empíricas: estuda a prática da língua; Materialistas: estuda o funcionamento simbólico na sua historicidade;

6 Descobertas nos estudos Linguísticos
Estrutura sintática e discursividade diferente de Portugal; Variedade Linguísticas no Brasil; A língua oficial do Brasil é diferente da de Angola, Moçambique e Portugal; Introdução de novos conhecimentos

7 Exigências Aprender a pesquisar, a fazer pesquisa científica;
Dominar o saber ainda não produzido;

8 Ser pesquisador “ o pesquisador além de conhecer as teorias, os objetos de estudo, os procedimentos metodológicos, as análises precisa colocar-se em uma teoria, escolher um método, estabelecer um objeto e produzir uma análise adequada deste objeto” (p.144)

9 2. APRENDER A PESQUISAR

10 Fazer pesquisa é... Escolher um assunto;
Escolher uma questão que tenha interesse e não tenha sido respondido; Tomar um ponto de vista teórico; Assumir um ponto de vista metodológico; Produzir a análise de materiais específicos; Interpretar seus resultados face às teorias e ao objeto em questão;

11 3. Marcos na História Antes da Linguística
O interesse pela linguagem data da antiguidade; Bréal (1866) inicia os estudos dos aspectos da significação, que procura descobrir a relação da linguagem com o conhecimento;

12 Platão estabelece a primeira classificação das palavras (verbos e nomes)
Aristóteles considera outra classificação das palavras (nomes, verbos e partículas) Ainda na Grécia aparece as disciplinas arte da gramática (norma de correção) e arte retórica (regras de como proceder para conversar); Na índia surge os estudos dos aspectos fonológicos do sânscrito, para produzir um modo perfeito de se produzir os cânticos sagrados;

13 A constituição da Linguística como disciplina científica
Tem seu início no século XIX; Seu objeto de estudo é a mudança linguística; A método científico adotado era o comparativo (Linguística Comparativa); Analisa a origem da língua (questão genealógica); A teoria de estudo adotada é a naturalista

14 Desenvolvimento das Ciências da Linguagem
Abandono do naturalismo dominante no comparatismo do século XIX e a publicação do livro “Curso de Linguística Geral de Ferdinand Saussure” Marco da Línguística Geral

15 CONCEITOS SAUSSURIANO
Distingue língua e fala; Seu objeto de estudo é a língua; Define a língua como um sistema de signos; Signos são resultados da associação de significante (imagem acústico) e o significado (conceito) Distinção entre sincronia e diacronia; Saussure estudava a língua, sem enfocar os fatores externos à língua;

16 PERCURSOS DO ESTRUTURALISMO
Benveniste (1966) inclui no linguístico o sujeito e considera a relação do locutor com a língua; Austin (1962): segue os etudos no campo da filosofia analítica/pragmática (concepção dos atos de fala) Morris (1938) pragmática; Pierce: criador da semiótica; Jakobson: Linguagem como instrumento de comunicaçao

17 A linguística torna-se (meados do século XX) uma ciência piloto das ciências humanas;
Levi-Strauss, Lacan e Althusser: passam a por no centro da questão das ciências humanas o simbólico/significação; Estudos simbólicos

18 A GRAMÁTICA E A MENTE Chomsky - século XX – volta ao racionalismo cartesiano (competência inata e biológica) Conceitos de Chomsky - Competência/desempenho Gramática gerativa; Idéia do falante ideal;

19 O LINGUÍSTICO E A SOCIEDADE
Sapir: língua é parte da cultura de um povo e marcada por esta cultura; Labov (sociolinguística): língua tem estrutura variável/possível estabelecer relações sociais;

20 O linguístico, o social e o histórico
Foucault (1969) e Pêcheux (1969): analisa o discurso como objeto constituido político e historicamente;

21 Relação intrínseca e constitutiva entre teoria/método/objeto;
Ex: teoria – estruturalista método – estrutural objeto – língua como uma estrutura

22 A relação entre o simbólico e o político
Logicismo (formalismo) Natureza Procura universais Enuncia leis e constrói teoria gramatical Destacar universais Autonomia da linguística Ideal humanista da difusão universal da democracia, das ciências e das técnicas Sociologismo (historicismo) Convenção Dispersão e alteridade no tempo e espaço Descrição, estudo empirista dos dados Estudos comparativos Participação interdisciplinar da linguística Tarefa de remediar as resistências externas e internas que essa difusão encontra

23 Na verdade ”no confronto do simbólico com o político, o que se tem são processos sócio-históricos que são a fonte de efeitos de sentidos e a língua é o lugar material em que esses efeitos se realizam”

24 O Embate das Ciências da Lingugem
Uma teoria não sucede a outra Estruturalismo Gerativismo Análise do discurso Sociolinguística

25 “O Debate entre as diferentes correntes teóricas faz-se necessário, pois cria constante relação entre sujeito e conhecer” (GUIMARÃES E ORLANDI)


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