A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Agentes Inteligentes 1. RoteiroRoteiro 2 Agentes e Ambientes Agentes e Ambientes Racionalidade Racionalidade Medidas de Desempenho Medidas de Desempenho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Agentes Inteligentes 1. RoteiroRoteiro 2 Agentes e Ambientes Agentes e Ambientes Racionalidade Racionalidade Medidas de Desempenho Medidas de Desempenho."— Transcrição da apresentação:

1 Agentes Inteligentes 1

2 RoteiroRoteiro 2 Agentes e Ambientes Agentes e Ambientes Racionalidade Racionalidade Medidas de Desempenho Medidas de Desempenho Atuadores e Sensores Atuadores e Sensores Tipos de Ambientes Tipos de Ambientes Tipos de Agentes Tipos de Agentes Agentes e Ambientes Agentes e Ambientes Racionalidade Racionalidade Medidas de Desempenho Medidas de Desempenho Atuadores e Sensores Atuadores e Sensores Tipos de Ambientes Tipos de Ambientes Tipos de Agentes Tipos de Agentes

3 Objetivos do Módulo Agentes Inteligentes 3 Levar o aluno a entender com clareza o conceito de agente inteligente, sua estrutura, ambiente e atributos essenciais; Introduzir as principais taxonomias empregadas na classificação dos agentes inteligentes; Estudar as principais ferramentas empregadas na programação de agentes inteligentes e seus ambientes, ilustrando-as com aplicações específicas.

4 Agentes e Ambientes

5 Um Agente e seu Ambiente Agentes Inteligentes 5 Russell & Norvig (2003)

6 Agentes... Agentes Inteligentes 6 Incluem seres humanos, robôs, termostatos, etc. A função do agente mapeia da história de percepções a ação ( f:P* A ). O programa do agente é executado sobre a arquitetura física para produzir f.

7 O Mundo do Aspirador de Pó Percebe: Local e Estado (ex: [A, Sujo], [B,Limpo]). Percebe: Local e Estado (ex: [A, Sujo], [B,Limpo]). Ações: Esquerda, Direita, Aspirar, FazerNada. Ações: Esquerda, Direita, Aspirar, FazerNada. Percebe: Local e Estado (ex: [A, Sujo], [B,Limpo]). Ações: Esquerda, Direita, Aspirar, FazerNada. Agentes Inteligentes 7

8 O Agente Aspirador de Pó Agentes Inteligentes 8 Função REFLEX ([Local, Estado]) retorna Ação Se Estado=Sujo então retorna Aspirar Senão, se Local=A então retorna Direita Senão, se Local=B então retorna Esquerda AB

9 Racionalidade Agentes Inteligentes 9

10 Racionalidade 10 Um agente racional escolhe a ação que maximiza o valor esperado de uma certa medida de desempenho, dada uma seqüência percebida de eventos; Um agente racional escolhe a ação que maximiza o valor esperado de uma certa medida de desempenho, dada uma seqüência percebida de eventos; Racional NÃO É onisciente; Racional NÃO É onisciente; Racional NÃO É clarividente; Racional NÃO É clarividente; Racional NÃO É necessariamente bem-sucedido; Racional NÃO É necessariamente bem-sucedido; Racional É investigação, aprendizado, autonomia... Racional É investigação, aprendizado, autonomia...

11 A. M. A. S. ? Agentes Inteligentes 11

12 Definindo Agentes Agentes Inteligentes 12 A mbiente? M edida de desempenho? A tuadores? S ensores? A. M. A. S. ?

13 Exemplo: Um Táxi Automático Agentes Inteligentes 13 Ambiente: Ruas, estradas, tráfego, pedestres, tempo... Medida de Desempenho: Segurança, destino, conforto, rendimento... Atuadores: Direção, acelerador, freios... Sensores: Velocímetro, sensores do motor, GPS...

14 Exercício: Um Agente de Compras na Internet Agentes Inteligentes 14 Como seriam: O Ambiente? A Medida de Desempenho? Os Atuadores? Os Sensores?

15 Ambientes Agentes Inteligentes 15

16 Tipos de Ambientes Agentes Inteligentes 16 NãoNãoNãoSim Único Agente NãoSimSimSimDiscreto NãoSemiSemiSimEstático NãoNãoNãoNãoEpisódico NãoParcialNãoSimDeterminístico NãoNãoSimSimObservável TáxiComprasGamãoPaciência Atributo

17 Sobre o Ambiente... Agentes Inteligentes 17 O tipo do ambiente determina em grande parte o projeto do agente. O mundo real é parcialmente observável, estocástico, seqüencial, dinâmico, contínuo e multi-agente.

18 Agentes Agentes Inteligentes 18

19 Tipos de Agentes Agentes Inteligentes 19 Em grau crescente de generalidade: Agentes Reflexivos Agentes Reflexivos com Estados Agentes Orientados a Objetivos Agentes Orientados a Utilidades Todos eles podem aprender !

20 Agentes... Agentes Inteligentes 20 Sensores Atuadores

21 Agentes Reflexivos Agentes Inteligentes 21 Sensores Atuadores Como é o mundo agora? Que ação deve ser executada? Regras condição-ação

22 Agentes Reflexivos com Estado Agentes Inteligentes 22 Sensores Atuadores Como é o mundo agora? Que ação deve ser executada? Regras condição-ação Estado Como o mundo evolui? O que minhas ações fazem?

23 Agentes Orientados a Objetivos Agentes Inteligentes 23 Sensores Atuadores Como é o mundo agora? Que ação deve ser executada? Objetivos Estado Como o mundo evolui? O que minhas ações fazem? Como ele será se for executada a ação A?

24 Agentes Orientados a Utilidade Agentes Inteligentes 24 Sensores Atuadores Como é o mundo agora? Que ação deve ser executada? Utilidade Estado Como o mundo evolui? O que minhas ações fazem? Como ele será se for executada a ação A? Quanto mais feliz serei eu?

25 Agentes que Aprendem Agentes Inteligentes 25 Sensores Atuadores Crítica Aprendizado Gerador de Problemas Graduação do Desempenho Padrões de Desempenho

26 Conclusão Agentes Inteligentes 26

27 Agentes Inteligentes 27 Constituem um paradigma especialmente adequado para a modelagem de sistemas de IA, A racionalidade dos agentes é seu principal atributo e corresponde ao seu componente inteligente, Apresentam-se em diferentes graus de complexidade e sempre são capazes de aprender.

28 Agentes Inteligentes 28 Agentes Inteligentes


Carregar ppt "Agentes Inteligentes 1. RoteiroRoteiro 2 Agentes e Ambientes Agentes e Ambientes Racionalidade Racionalidade Medidas de Desempenho Medidas de Desempenho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google