A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GPATCP GRUPO PAULISTA NO DE APOIO AO TRATAMENTO DO CÂNCER DE PULMÃO Apresentação de Caso Clínico IBCT INSTITUTO BRASILEIRO DE CANCEROLOGIA TORÁCICA José.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GPATCP GRUPO PAULISTA NO DE APOIO AO TRATAMENTO DO CÂNCER DE PULMÃO Apresentação de Caso Clínico IBCT INSTITUTO BRASILEIRO DE CANCEROLOGIA TORÁCICA José."— Transcrição da apresentação:

1 GPATCP GRUPO PAULISTA NO DE APOIO AO TRATAMENTO DO CÂNCER DE PULMÃO Apresentação de Caso Clínico IBCT INSTITUTO BRASILEIRO DE CANCEROLOGIA TORÁCICA José Rodrigues Pereira Carlos Jogi Imaeda Flora Kazumi Ikari Sueli Mayumi Nikaedo

2 APRESENTAÇÃO DE CASO Mulher caucasiana, 80 anos, do lar. Nega tabagismo ativo / passivo. Comorbidades: Hipotireoidismo Arritmia cardiaca Hipertensão arterial Antecedentes familiares : Pai = neoplasia prostática GPATCP GRUPO PAULISTA NO DE APOIO AO TRATAMENTO DO CÂNCER DE PULMÃO

3 GPATCP GRUPO PAULISTA NO DE APOIO AO TRATAMENTO DO CÂNCER DE PULMÃO Lobectomia superior esquerda (22/01/2007) Adenocarcinoma EC: IB (T2 N0 M0) Identificado novo nódulo pulmonar em CT Tórax (11/03/2010) PET CT (07/04/2010): Nódulo pulmonar + Nódulo adrenal esquerda

4 GPATCP GRUPO PAULISTA NO DE APOIO AO TRATAMENTO DO CÂNCER DE PULMÃO CT de Tórax (11/03/2010) Nódulo espiculado subpleural em projeção do lobo inferior esquerdo.

5 GPATCP GRUPO PAULISTA NO DE APOIO AO TRATAMENTO DO CÂNCER DE PULMÃO SUV = 2,89

6 GPATCP GRUPO PAULISTA NO DE APOIO AO TRATAMENTO DO CÂNCER DE PULMÃO Observações: Nódulo em adrenal esquerda foi identificado em CT de 27/09/2007. RMI Abdominal (17/10/2007) sugeriu adenoma em adrenal esquerda. Comparando-se os exames tomográficos não há diferença nas dimensões entre as imagens de 27/09/2007 e 11/03/2010. Até setembro/2009 o nódulo pulmonar não estava identificado.

7 GPATCP GRUPO PAULISTA NO DE APOIO AO TRATAMENTO DO CÂNCER DE PULMÃO Qual conduta deverá ser tomada: 1. Considerar como doença metastática e iniciar tratamento sistêmico. 2.Considerar um segundo primário: a. Ressecar o nódulo pulmonar e realizar adrenalectomia esquerda. b. Realizar apenas a nodulectomia. 3. Como abordar a lesão? Por lobectomia ou segmentectomia?

8 GPATCP GRUPO PAULISTA NO DE APOIO AO TRATAMENTO DO CÂNCER DE PULMÃO Realizada Segmentectomia em 14/06/2010 Exame Macroscópico Segmento pulmonar medindo 65 mm no seu maior eixo. Pleura lisa e acinzentada. Exame Microscópico Processo inflamatório crônico granulomatoso com necrose. Pesquisa para BAAR negativa. Pesquisa para doença fúngica negativa.

9 GPATCP GRUPO PAULISTA NO DE APOIO AO TRATAMENTO DO CÂNCER DE PULMÃO Como conduzir o caso? Ressecar a adrenal esquerda? Tratar como processo específico? Observar a evolução clínico-radiológica?


Carregar ppt "GPATCP GRUPO PAULISTA NO DE APOIO AO TRATAMENTO DO CÂNCER DE PULMÃO Apresentação de Caso Clínico IBCT INSTITUTO BRASILEIRO DE CANCEROLOGIA TORÁCICA José."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google