A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Consumindo e Criando Web Services SOAP em.Net Bruno C. de Paula Consumo e Criação de Serviços SOAP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Consumindo e Criando Web Services SOAP em.Net Bruno C. de Paula Consumo e Criação de Serviços SOAP."— Transcrição da apresentação:

1 Consumindo e Criando Web Services SOAP em.Net Bruno C. de Paula Consumo e Criação de Serviços SOAP

2 Tema de Estudo Vamos fazer um programa que acesse um web service; Vamos Compreender a criação de web services do tipo SOAP dentro do.Net;

3 Criação de Serviço SOAP em.Net 1) Menu File > New Web Site > ASP.NET Web Service; 2) Marque os métodos que serão do serviço com: o [WebMethod(Description = "Este método converte de celsius para fahrenheit")] o public double CelsiusParaFahrenheit(double C) o...

4 Criação de Serviço SOAP em.Net 3) Demais parâmetros possíveis: o BufferResponse: bufferiza ou não a resposta, útil quando o método envia muitas informações; o CacheDuration: Número de segundos que a requisição ou resposta ficará armazenada na memória do servidor; o Description: Descrição do serviço; o EnableSession: Permite o armazenamento do estado via Cookie; o MessageName: usado para diferenciar o nome da mensagem SOAP do nome do método. o TransactionOption: Implementação de transações.

5 Consumo de Serviço SOAP em.Net 1) Em um projeto já existente, selecione o projeto e selecione o menu Add Web Reference; 2) Cole o endereço do arquivo WSDL; Na PUCPR, muitas vezes você precisará salvar o arquivo WSDL antes! 3) Será gerada uma classe de acesso ao serviço; 4) Importante: não esqueça de configurar o web proxy!

6 Exercício de Fixação Faça um programa que faça uma busca no Google e retorne a popularidade de um termo; Define-se a popularidade como o número de vezes que o termo aparece na base do Google; A documentação para este serviço está disponível em: o Neste Guia, estamos fazendo o código para Windows Forms; Se possível, crie seu código para ASP.NET.

7 Configuração do WebProxy Primeiramente, para poder utilizar os exemplos dentro da PUCPR você deve utilizar um WebProxy; // Colocar no início do código using System.Net;... // Antes de chamar o serviço (pode ser no construtor da classe do Form) // Lembre-se: proxy, login, senha e domínio são caixas de texto que você deve preencher com os valores referentes aos do proxy da PUC e ao seu login e senha. System.Net.WebProxy proxyObject = new System.Net.WebProxy(proxy.Text); proxyObject.Credentials = new System.Net.NetworkCredential(login.Text, senha.Text, dominio.Text); WebRequest.DefaultWebProxy = proxyObject;

8 Configuração do WebProxy Nunca esqueça desse passo para que seu serviço funcione! Use o esqueleto de código fornecido! É o erro que vocês mais cometem!

9 Outras maneiras de configurar o webproxy (1/4) A linha abaixo obtém o webproxy padrão do Internet Explorer: System.Net.GlobalProxySelection.Select = System.Net.WebProxy.GetDefaultProxy(); System.Net.GlobalProxySelection.Select.Credentials = new System.Net.NetworkCredential(meu login", minha senha", "meu domínio"); Cuidado! Não deixe sua senha na PUC no código-fonte!

10 Outras maneiras de configurar o webproxy (2/4) WebRequest.DefaultWebProxy = null; System.Net.GlobalProxySelection.Select = new System.Net.WebProxy("proxy01.pucpr.br", 3129); System.Net.GlobalProxySelection.Select.Credentia ls = new System.Net.NetworkCredential(login.Text, senha.Text, ""); WebRequest.DefaultWebProxy.Credentials = new NetworkCredential (meu login", minha senha", "meu domínio");

11 Outras maneiras de configurar o webproxy (3/4) System.Net.Uri proxyURI = new System.Net.Uri("http:// :3128"); System.Net.GlobalProxySelection.Select = new System.Net.WebProxy(proxyURI);

12 Outras maneiras de configurar o webproxy (4/4) System.Net.WebProxy proxy = new System.Net.WebProxy ("proxy02.pucpr.br:3125" ); proxy.Credentials = new System.Net.NetworkCredential("SEU LOGIN", "SUA SENHA", "cwbdis");

13 Endereço do Web Proxy? Para obter o proxy da PUC, acesse o arquivo: o Outra maneira de obter o endereço do webproxy é verificar nas opções da Internet no Internet Explorer;

14 Passo 1 Crie um novo projeto no Visual Studio.Net.

15 Passo 2 Crie uma aplicação Windows tradicional;

16 Passo 3 Coloque um componente que será destinado ao texto de busca, um botão e uma caixa referente ao resultado.

17 Passo 4 Coloque nomes significativos em cada caixa;

18 Passo 5 Agora, vamos fazer uma referência ao arquivo wsdl do Google, que contém a descrição de quais métodos existem no Web Service. O arquivo está disponível em: o sdl

19 Passo 6 Coloque a url no campo indicado e pesquise os métodos disponíveis.

20 Passo 7 – IMPORTANTE!!! A situação ao lado acontece quando você está debaixo de um servidor dfe webproxy (como a PUCPR). Nesse caso, SALVE o arquivo wsdl em disco e carregue a partir de lá!

21 Passo 8 (Opcional) Você precisa usar a biblioteca System.Web.Services.dll ; Adicione a referência a essa biblioteca.

22 Passo 9 (Opcional) Clique duas vezes e pressione o botão ok para adicionar essa referência.

23 Passo 10 – código de acesso ao Google

24 Passo 16 Obtenha uma chave no site: o o Não está mais disponível!

25 Passo 17 Fim! Agora é só executar sua aplicação. Dentro da sua aplicação, você consegue usar a busca do Google! Qual pode ser a utilidade disso?

26 Exercício de Fixação Vamos criar em.Net um serviço simples que faz conversões de medidas de temperatura: o Celsius => Fahrenheit; o Fahrenheit => Celsius; o Kelvin => Celsius; o Celsius => Kelvin.

27 Criação passo a passo 1) Crie um novo Web Site e selecione a opção ASP.Net Web Service;

28 Criação passo a passo 2) Será criado um esqueleto semelhante a:

29 Criação passo a passo 3) Neste esqueleto, cada método do web service é representado através de um atributo [WebMethod] anotando cada método:

30 Criação passo a passo 4) Para testar o serviço você deve executar o arquivo com extensão asmx; 5) Observe que o wsdl está no link Service Description.

31 Criação passo a passo 6) Além de criar o método, você também deve se preocupar com os parâmetros nomeados do atributo: o Exemplo: o [WebMethod(Description = "Este método converte de celsius para fahrenheit")] o public double CelsiusParaFahrenheit(double C) { return...; } No exemplo acima o atributo Description indica uma descrição do serviço.

32 Criação passo a passo 7) Parâmetros nomeados possíveis: o BufferResponse: bufferiza ou não a resposta, útil quando o método envia muitas informações; o CacheDuration: Número de segundos que a requisição ou resposta ficará armazenada na memória do servidor; o Description: Descrição do serviço; o EnableSession: Permite o armazenamento do estado via Cookie; o MessageName: usado para diferenciar o nome da mensagem SOAP do nome do método. o TransactionOption: Implementação de transações. Em nosso exercício vamos usar só o Description; Complete o exercício com o código dos métodos.

33 Links relacionados nce.htmlhttp://code.google.com/apis/soapsearch/refere nce.html o Serviço do Google de busca; o Indisponível atualmente!


Carregar ppt "Consumindo e Criando Web Services SOAP em.Net Bruno C. de Paula Consumo e Criação de Serviços SOAP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google