Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGabrielly Spinola Alterado mais de 11 anos atrás
1
Consumindo e Criando Web Services SOAP em .Net
Bruno C. de Paula Consumindo e Criando Web Services SOAP em .Net Consumo e Criação de Serviços SOAP
2
Tema de Estudo Vamos fazer um programa que acesse um web service;
Vamos Compreender a criação de web services do tipo SOAP dentro do .Net;
3
Criação de Serviço SOAP em .Net
1) Menu File > New Web Site > ASP.NET Web Service; 2) Marque os métodos que serão do serviço com: [WebMethod(Description = "Este método converte de celsius para fahrenheit")] public double CelsiusParaFahrenheit(double C) ...
4
Criação de Serviço SOAP em .Net
3) Demais parâmetros possíveis: BufferResponse: “bufferiza” ou não a resposta, útil quando o método envia muitas informações; CacheDuration: Número de segundos que a requisição ou resposta ficará armazenada na memória do servidor; Description: Descrição do serviço; EnableSession: Permite o armazenamento do estado via Cookie; MessageName: usado para diferenciar o nome da mensagem SOAP do nome do método. TransactionOption: Implementação de transações.
5
Consumo de Serviço SOAP em .Net
1) Em um projeto já existente, selecione o projeto e selecione o menu Add Web Reference; 2) Cole o endereço do arquivo WSDL; Na PUCPR, muitas vezes você precisará salvar o arquivo WSDL antes! 3) Será gerada uma classe de acesso ao serviço; 4) Importante: não esqueça de configurar o web proxy!
6
Exercício de Fixação Faça um programa que faça uma busca no Google e retorne a popularidade de um termo; Define-se a popularidade como o número de vezes que o termo aparece na base do Google; A documentação para este serviço está disponível em: Neste Guia, estamos fazendo o código para Windows Forms; Se possível, crie seu código para ASP.NET.
7
Configuração do WebProxy
Primeiramente, para poder utilizar os exemplos dentro da PUCPR você deve utilizar um WebProxy; // Colocar no início do código using System.Net; ... // Antes de chamar o serviço (pode ser no construtor da classe do Form) // Lembre-se: proxy, login, senha e domínio são caixas de texto que você deve preencher com os valores referentes aos do proxy da PUC e ao seu login e senha. System.Net.WebProxy proxyObject = new System.Net.WebProxy(proxy.Text); proxyObject.Credentials = new System.Net.NetworkCredential(login.Text, senha.Text, dominio.Text); WebRequest.DefaultWebProxy = proxyObject;
8
Configuração do WebProxy
Nunca esqueça desse passo para que seu serviço funcione! Use o esqueleto de código fornecido! É o erro que vocês mais cometem!
9
Outras maneiras de configurar o webproxy (1/4)
A linha abaixo obtém o webproxy padrão do Internet Explorer: System.Net.GlobalProxySelection.Select = System.Net.WebProxy.GetDefaultProxy(); System.Net.GlobalProxySelection.Select.Credentials = new System.Net.NetworkCredential(“meu login", “minha senha", "meu domínio"); Cuidado! Não deixe sua senha na PUC no código-fonte!
10
Outras maneiras de configurar o webproxy (2/4)
WebRequest.DefaultWebProxy = null; System.Net.GlobalProxySelection.Select = new System.Net.WebProxy("proxy01.pucpr.br", 3129); System.Net.GlobalProxySelection.Select.Credentials = new System.Net.NetworkCredential(login.Text, senha.Text, ""); WebRequest.DefaultWebProxy.Credentials = new NetworkCredential (“meu login", “minha senha", "meu domínio");
11
Outras maneiras de configurar o webproxy (3/4)
System.Net.Uri proxyURI = new System.Net.Uri(" System.Net.GlobalProxySelection.Select = new System.Net.WebProxy(proxyURI);
12
Outras maneiras de configurar o webproxy (4/4)
System.Net.WebProxy proxy = new System.Net.WebProxy ("proxy02.pucpr.br:3125" ); proxy.Credentials = new System.Net.NetworkCredential("SEU LOGIN", "SUA SENHA", "cwbdis");
13
Endereço do Web Proxy? Para obter o proxy da PUC, acesse o arquivo:
Outra maneira de obter o endereço do webproxy é verificar nas opções da Internet no Internet Explorer;
14
Crie um novo projeto no Visual Studio.Net.
Passo 1 Crie um novo projeto no Visual Studio.Net.
15
Crie uma aplicação Windows tradicional;
Passo 2 Crie uma aplicação Windows tradicional;
16
Passo 3 Coloque um componente que será destinado ao texto de busca, um botão e uma caixa referente ao resultado.
17
Coloque nomes significativos em cada caixa;
Passo 4 Coloque nomes significativos em cada caixa;
18
Passo 5 Agora, vamos fazer uma referência ao arquivo wsdl do Google, que contém a descrição de quais métodos existem no Web Service. O arquivo está disponível em:
19
Coloque a url no campo indicado e pesquise os métodos disponíveis.
Passo 6 Coloque a url no campo indicado e pesquise os métodos disponíveis.
20
Passo 7 – IMPORTANTE!!! A situação ao lado acontece quando você está debaixo de um servidor dfe webproxy (como a PUCPR). Nesse caso, SALVE o arquivo wsdl em disco e carregue a partir de lá!
21
Passo 8 (Opcional) Você precisa usar a biblioteca System.Web.Services.dll; Adicione a referência a essa biblioteca.
22
Passo 9 (Opcional) Clique duas vezes e pressione o botão ok para adicionar essa referência.
23
Passo 10 – código de acesso ao Google
24
Passo 16 Obtenha uma chave no site:
Não está mais disponível!
25
Passo 17 Fim! Agora é só executar sua aplicação.
Dentro da sua aplicação, você consegue usar a busca do Google! Qual pode ser a utilidade disso?
26
Exercício de Fixação Vamos criar em .Net um serviço simples que faz conversões de medidas de temperatura: Celsius => Fahrenheit; Fahrenheit => Celsius; Kelvin => Celsius; Celsius => Kelvin.
27
1) Crie um novo Web Site e selecione a opção ASP.Net Web Service;
Criação passo a passo 1) Crie um novo Web Site e selecione a opção ASP.Net Web Service;
28
2) Será criado um esqueleto semelhante a:
Criação passo a passo 2) Será criado um esqueleto semelhante a:
29
Criação passo a passo 3) Neste esqueleto, cada método do web service é representado através de um atributo [WebMethod] anotando cada método:
30
Criação passo a passo 4) Para testar o serviço você deve executar o arquivo com extensão asmx; 5) Observe que o wsdl está no link Service Description.
31
Criação passo a passo 6) Além de criar o método, você também deve se preocupar com os parâmetros nomeados do atributo: Exemplo: [WebMethod(Description = "Este método converte de celsius para fahrenheit")] public double CelsiusParaFahrenheit(double C) { return ...; } No exemplo acima o atributo Description indica uma descrição do serviço.
32
Criação passo a passo 7) Parâmetros nomeados possíveis:
BufferResponse: “bufferiza” ou não a resposta, útil quando o método envia muitas informações; CacheDuration: Número de segundos que a requisição ou resposta ficará armazenada na memória do servidor; Description: Descrição do serviço; EnableSession: Permite o armazenamento do estado via Cookie; MessageName: usado para diferenciar o nome da mensagem SOAP do nome do método. TransactionOption: Implementação de transações. Em nosso exercício vamos usar só o Description; Complete o exercício com o código dos métodos.
33
Links relacionados Serviço do Google de busca; Indisponível atualmente!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.