A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Demografia. Demografia: Conceitos Básicos População Absoluta: Refere-se ao total de habitantes de um determinado país ou região. Pode ser muito ou pouco.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Demografia. Demografia: Conceitos Básicos População Absoluta: Refere-se ao total de habitantes de um determinado país ou região. Pode ser muito ou pouco."— Transcrição da apresentação:

1 Demografia

2 Demografia: Conceitos Básicos População Absoluta: Refere-se ao total de habitantes de um determinado país ou região. Pode ser muito ou pouco populoso. População Relativa: Refere-se á distribuição da população dentro de um determinado país ou região. Pode ser muito ou pouco povoado. Cálculo:

3 Demografia: Indicadores de Crescimento Taxa de Natalidade: (TN) Indica o total de nascimentos ocorridos em um determinado país ou região no período de um ano. Cálculo: Taxa de Mortalidade: (TM) Indica o total de nascimentos ocorridos em um determinado país ou região no período de um ano. Cálculo: Crescimento Vegetativo: (CV) Indica a diferença entre a Taxa de natalidade e a taxa de mortalidade. Desconsideram-se as migrações. Cálculo:

4 Demografia:Evolução demográfica 1°2°3°4° 1°Fase: Equilíbrio Demográfico - Altas taxas de Natalidade e Mortalidade. 2°Fase: Explosão Demográfica – Queda acentuada da Mortalidade. 3°Fase: Transição Demográfica – Queda acentuada da Natalidade. 4°Fase: Retração Demográfica – Queda do crescimento vegetativo.

5 Demografia: Estrutura etária da população Pirâmide Etária: O que é : Gráfico utilizado para compor a distribuição da população por faixa etária e sexo. Forma simplificada:

6 Demografia: Tipos de Pirâmide etária: País jovem: Altas taxas de natalidade e baixa expectativa de vida. Pequeno percentual de participação de adultos. Típica de países subdesenvolvidos agro-exportadores. País em transição: Redução da natalidade e aumento da expectativa de vida. Aumento da participação dos idosos na estrutura. Típica de países subdesenvolvidos industrializados. País Idoso: Elevada expectativa de vida associada á um crescimento vegetativo muito baixo ou nulo. Predomínio da população adulta. Típica de países desenvolvidos industrializados.

7 Demografia: Tipos de Pirâmide etária: Estudo de caso:

8 Demografia: Teorias Demográficas. Malthusianismo: Contexto: 1° Revolução Industrial (1798) Teoria: Enquanto a produção de alimentos seguiria uma progressão aritmética (0,1,2,3,4...) o crescimento populacional seguiria uma progressão geométrica ( 0,2,4,6,8...). Proposta: Controle de natalidade por meio da abstinência sexual e submissão religiosa. Falha: Não Considerou o impacto da revolução tecnológica na agricultura.

9 Demografia: Teorias Demográficas. Neomalthusianismo: Contexto: Pós - segunda guerra mundial (1950) Teoria: Crescimento populacional gera gastos em infra-estrutura, que gera baixo investimento em tecnologia, que gera baixo desenvolvimento econômico, que gera instabilidade política. Proposta: Controle de natalidade através da distribuição de métodos anticoncepcionais e esterilização em massa da população feminina. Falha: Não Considerou a queda natural da natalidade decorrente do processo de industrialização e urbanização.

10 Demografia: Conceitos Básicos Teoria Reformista ou Marxista: Contexto: Década de 70, nos países de terceiro mundo. Teoria: O crescimento populacional é resultado das desigualdades sociais e da falta de investimentos em educação e cultura. Proposta: Distribuição de renda e investimentos sociais. Falha: Não considerou a estrutura desigual do sistema capitalista.


Carregar ppt "Demografia. Demografia: Conceitos Básicos População Absoluta: Refere-se ao total de habitantes de um determinado país ou região. Pode ser muito ou pouco."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google