A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LOGÍSTICA E GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Estratégias para a redução de custos e melhoria dos serviços Evandro Brandão Barbosa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LOGÍSTICA E GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Estratégias para a redução de custos e melhoria dos serviços Evandro Brandão Barbosa."— Transcrição da apresentação:

1 LOGÍSTICA E GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Estratégias para a redução de custos e melhoria dos serviços Evandro Brandão Barbosa

2 1.A Logística e a Estratégia competitiva 1991 – Transporte de mais de 2,3 milhões de toneladas de equipamentos por mar, em poucos meses; Derrota da Inglaterra na guerra da Independência dos Estados Unidos foi devido a falha logística, falta de suprimento; A invasão da Europa pelas Forças Aliadas, durante a Segunda Guerra, foi um exercício de logística. Constatação da importância da Logística Apesar de todos esses fatos, demorou muito tempo para que se entendesse o papel crítico da logística nas organizações.

3 Portanto, A distribuição física das mercadorias é um problema distinto da criação de demanda... Não são poucas as falhas nas operações de distribuição devido à falta de coordenação entre a criação da demanda e o fornecimento físico... (Arch Shaw, 1915). Mesmo assim, os princípios de gerenciamento logístico levaram uns 70 anos ou mais para serem claramente definidos.

4 O que é o gerenciamento logístico, o que é logística? A logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações correlatas) através da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo.

5 VANTAGEM COMPETITIVA O GERENCIAMENTO LOGÍSTICO PODE PROPORCIONAR UMA FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA. Ou seja, uma posição de superioridade duradoura sobre os concorrentes, em termos de preferência do cliente, pode ser alcançada através da logística.

6 As bases do sucesso no mercado são muitas Porém, um modelo simples é baseado na trilogia: Companhia; Clientes; Concorrentes. Os três Cs.

7 A fonte de Vantagem Competitiva É encontrada, primeiramente, na capacidade de a organização diferenciar- se de seus concorrentes aos olhos do cliente; e, segundo, pela capacidade de a organização operar a baixo custo, portanto, com lucro maior.

8 A Vantagem Competitiva e os três Cs Clientes Busca benefícios a preços aceitáveis Ativos & utilização Companhia Concorrente Diferenciais de Custo Valor

9 A procura de uma Vantagem Competitiva sustentável e defensável Tem se tornado a preocupação de todo gerente alerta para as realidades do mercado.que os produtos bons sempre vendem Não se pode mais pressupor que os produtos bons sempre vendem, nem é aceitável imaginar que o sucesso de hoje continuará no futuro.

10 As bases do sucesso em qualquer contexto competitivo O sucesso comercial é conquistado através da vantagem de custo ou da vantagem de valor ou, de maneira ideal, de ambas. O concorrente que obtém maior lucro, em qualquer setor da indústria, tende a ser o que produz a custos menores ou aquele que oferece um produto com maior diferença perceptível de valor. Para ter sucesso na indústria automobilística, por exemplo, você tem que ser um Nissan (isto é, ter vantagem de custo) ou um BMW (isto é, ter vantagem de valor).

11 Visto de forma simples: As companhias bem sucedidas ou têm vantagem pela alta produtividade, ou tem vantagem de valor, ou uma forma de combinação das duas. A vantagem de produtividade proporciona um perfil de custo mais baixo; A vantagem de valor proporciona ao produto ou à oferta um diferencial extra sobre as concorrentes.

12 Explicando as vantagens Vantagem em Produtividade Vantagem em Valor

13 Curva da Experiência Custos reais por unidade Volume Acumulado

14 A Logística e a Vantagem Competitiva Líder em Serviços Líder em Custos e Serviços Mercado de Commodity Líder em Custo BAIXABAIXA ALTAALTA V a n t a g e m em Va- lor B a i x aA l t a V a n t a g e m em P r o d u t i v i d a d e

15 Objetivo Estratégico da Logística de Marketing BAIXABAIXA ALTAALTA B a i x aA l t a Custo relativo diferenciaçãorelativadiferenciaçãorelativa


Carregar ppt "LOGÍSTICA E GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Estratégias para a redução de custos e melhoria dos serviços Evandro Brandão Barbosa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google