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DESAFIOS E OPORTUNIDADES

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Apresentação em tema: "DESAFIOS E OPORTUNIDADES"— Transcrição da apresentação:

1 DESAFIOS E OPORTUNIDADES
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio EXPORTAÇÕES DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO DESAFIOS E OPORTUNIDADES Viçosa-MG, 27 de abril de 2009.

2 Desafios às exportações
Logística – transportes Câmbio desfavorável às exportações Juros mais altos que nos países concorrentes Distorções no comércio internacional – subsídios, “barreiras” às importações Imagem negativa do setor Crise internacional

3 Desafios às exportações
Escala / porte Regularidade / uniformidade nos produtos vendidos Tradição exportadora Poucas marcas fortes internacionalmente . . . ORGANIZAÇÃO - da produção; - da comercialização; - política; - ...

4 Importância do mercado externo - 2008
Fontes: Conab, Unica Elaboração: DPI/SRI/MAPA

5 Intercâmbio Comercial do Agronegócio
60,0 12,1 Fonte: MAPA

6 Exportações Brasileiras do Agronegócio DIVERSIFICAÇÃO DOS MERCADOS
PRINCIPAIS DESTINOS 2008 1998 Total: US$ 21,5 bilhões Total: US$ 71,8 bilhões DIVERSIFICAÇÃO DOS MERCADOS EUA + UE: 56,0 % EUA + UE: 41,8 % Fonte: AgroStat Brasil, a partir de dados da SECEX/ MDIC

7 Exportações Brasileiras do Agronegócio
PRINCIPAIS SETORES 2008 1998 Total: US$ 21,5 bilhões Total: US$ 71,8 bilhões 4 MAIORES: 69,3 % 4 MAIORES: 58,9 % Fonte: AgroStat Brasil, a partir de dados da SECEX/ MDIC

8 Exportações do agronegócio em 2008
MAIORES EXPORTADORES DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO MG - PRINCIPAIS PRODUTOS EXPORTADOS Em US$ bilhões 1 São Paulo 15,7 2 Rio Grande do Sul 10,6 3 Paraná 10,2 4 Mato Grosso 7,7 5 Minas Gerais 5,9 6 Santa Catarina 5,1 7 Bahia 3,3 8 Goiás 3,2 9 Espírito Santo 1,9 10 Mato Grosso do Sul 1,7 Total: US$ 5,9 bilhões Fonte: AgroStat Brasil, a partir de dados da SECEX/ MDIC

9 Evolução das exportações agrícolas Em US$ milhões
Fonte: OMC

10 Grandes temas na agenda internacional para o agronegócio
Acordos comerciais - bilaterais/regionais - multilaterais (OMC) Temas sanitários e fitossanitários - acordos e protocolos Promoção internacional - informação, organização, imagem, eventos e missões

11 Acordos comerciais bilaterais e regionais – “alternativa” ao aprofundamento do acordo sobre agricultura da OMC ? Comércio agrícola – outras distorções além de tarifas (subsídios à exportação e medidas de apoio interno) Acordos bilaterais e regionais podem resolver o problema das tarifas mas não possibilitam negociar as demais distorções e, portanto, não substituem o aprofundamento das regras multilaterais

12 Risco de sua utilização como barreiras ao comércio
Impacto dos requisitos sanitários e fitossanitários no comércio internacional de produtos agropecuários Medidas não-tarifárias: com a evolução nas negociações tarifárias na OMC, as medidas não-tarifárias, como as sanitárias e fitossanitárias, tendem a ser usadas como forma de proteção da economia interna dos países. Risco de sua utilização como barreiras ao comércio

13 A importância das negociações em SPS
Exportações brasileiras vs. maiores importadores (preços médios ) * Carne Suína: Japão, Federação da Rússia, Rep. Da Coréia, EUA, México, Canadá e Hong Kong. Carne de Aves: Fed. da Rússia, China, Hong Kong, Japão, Arábia Saudita, México, Canadá. Carne Bovina EUA, Japão, Fed. da Rússia, México, Rep. Da Coréia, Canadá. Fontes: COMTRADE/ ONU Elaboração SRI/MAPA

14 PROMOÇÃO INTERNACIONAL

15 Promoção internacional envolve:
Produção e disseminação de informação Organização para exportação Construção de imagem institucional Realização de eventos Organização de missões

16 w w w . a g r i c u l t u r a . g o v . b r

17 OPORTUNIDADES Exemplo União Européia Página 342

18 Inserção brasileira no mercado mundial
carne de frango in natura (SH 0207) Mil toneladas

19 Inserção brasileira no mercado mundial
Leite em pó (SH , e ) Mil toneladas

20 AGRONEGÓCIO PARA EXPORTAÇÃO
PROJETO INTEGRAÇÃO DO AGRONEGÓCIO PARA EXPORTAÇÃO PRODIEx Fomento das Exportações – AgroEx Curso Integração para Exportação – AgroInt AgroIntegra - Integração para Exportação Manuais Caminhos para Exportar

21 PROMOÇÃO INTERNACIONAL
Materiais Institucionais Missões comerciais, feiras, missões acompanhando autoridades Em 2008 Gulfood – Dubai Ações de promoção na Arábia Saudita e Japão Missões comerciais a: Argélia, Egito, Irã Chile (julho) Polônia, Ucrânia e Rússia (setembro) Cingapura, Hong Kong e China (novembro)

22 Calendário tentativo de missões internacionais
Data Local 23 a 26 de fevereiro Dubai, Emirados Árabes Unidos 4 a 8 de maio Indonésia e Hong Kong 14 a 19 de maio China 1 a 5 de junho Rússia, Cazaquistão e Uzbequistão 8 a 12 de junho Senegal, Gana, Nigéria e Guiné Equatorial 10 a 14 de agosto Angola, África do Sul, Namíbia e Moçambique 15 a 18 de setembro Rússia setembro/outubro Emirados Árabes Unidos, Egito + (Síria/ Líbano ou Irã) outubro Coréia e Japão 9 a 13 de novembro Cingapura, Indonésia, Vietnã e Malásia A definir Sudão

23 ESCALA, QUALIDADE, ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONALISMO
CRISES, DESAFIOS E DIFICULDADES GRANDES OPORTUNIDADES ESCALA, QUALIDADE, ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONALISMO ORGANIZAÇÃO

24 Eduardo Sampaio Marques
Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Tel: (61) Fax: (61)


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