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DESAFIOS E OPORTUNIDADES
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio EXPORTAÇÕES DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO DESAFIOS E OPORTUNIDADES Viçosa-MG, 27 de abril de 2009.
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Desafios às exportações
Logística – transportes Câmbio desfavorável às exportações Juros mais altos que nos países concorrentes Distorções no comércio internacional – subsídios, “barreiras” às importações Imagem negativa do setor Crise internacional
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Desafios às exportações
Escala / porte Regularidade / uniformidade nos produtos vendidos Tradição exportadora Poucas marcas fortes internacionalmente . . . ORGANIZAÇÃO - da produção; - da comercialização; - política; - ...
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Importância do mercado externo - 2008
Fontes: Conab, Unica Elaboração: DPI/SRI/MAPA
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Intercâmbio Comercial do Agronegócio
60,0 12,1 Fonte: MAPA
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Exportações Brasileiras do Agronegócio DIVERSIFICAÇÃO DOS MERCADOS
PRINCIPAIS DESTINOS 2008 1998 Total: US$ 21,5 bilhões Total: US$ 71,8 bilhões DIVERSIFICAÇÃO DOS MERCADOS EUA + UE: 56,0 % EUA + UE: 41,8 % Fonte: AgroStat Brasil, a partir de dados da SECEX/ MDIC
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Exportações Brasileiras do Agronegócio
PRINCIPAIS SETORES 2008 1998 Total: US$ 21,5 bilhões Total: US$ 71,8 bilhões 4 MAIORES: 69,3 % 4 MAIORES: 58,9 % Fonte: AgroStat Brasil, a partir de dados da SECEX/ MDIC
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Exportações do agronegócio em 2008
MAIORES EXPORTADORES DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO MG - PRINCIPAIS PRODUTOS EXPORTADOS Em US$ bilhões 1 São Paulo 15,7 2 Rio Grande do Sul 10,6 3 Paraná 10,2 4 Mato Grosso 7,7 5 Minas Gerais 5,9 6 Santa Catarina 5,1 7 Bahia 3,3 8 Goiás 3,2 9 Espírito Santo 1,9 10 Mato Grosso do Sul 1,7 Total: US$ 5,9 bilhões Fonte: AgroStat Brasil, a partir de dados da SECEX/ MDIC
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Evolução das exportações agrícolas Em US$ milhões
Fonte: OMC
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Grandes temas na agenda internacional para o agronegócio
Acordos comerciais - bilaterais/regionais - multilaterais (OMC) Temas sanitários e fitossanitários - acordos e protocolos Promoção internacional - informação, organização, imagem, eventos e missões
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Acordos comerciais bilaterais e regionais – “alternativa” ao aprofundamento do acordo sobre agricultura da OMC ? Comércio agrícola – outras distorções além de tarifas (subsídios à exportação e medidas de apoio interno) Acordos bilaterais e regionais podem resolver o problema das tarifas mas não possibilitam negociar as demais distorções e, portanto, não substituem o aprofundamento das regras multilaterais
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Risco de sua utilização como barreiras ao comércio
Impacto dos requisitos sanitários e fitossanitários no comércio internacional de produtos agropecuários Medidas não-tarifárias: com a evolução nas negociações tarifárias na OMC, as medidas não-tarifárias, como as sanitárias e fitossanitárias, tendem a ser usadas como forma de proteção da economia interna dos países. Risco de sua utilização como barreiras ao comércio
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A importância das negociações em SPS
Exportações brasileiras vs. maiores importadores (preços médios ) * Carne Suína: Japão, Federação da Rússia, Rep. Da Coréia, EUA, México, Canadá e Hong Kong. Carne de Aves: Fed. da Rússia, China, Hong Kong, Japão, Arábia Saudita, México, Canadá. Carne Bovina EUA, Japão, Fed. da Rússia, México, Rep. Da Coréia, Canadá. Fontes: COMTRADE/ ONU Elaboração SRI/MAPA
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PROMOÇÃO INTERNACIONAL
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Promoção internacional envolve:
Produção e disseminação de informação Organização para exportação Construção de imagem institucional Realização de eventos Organização de missões
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w w w . a g r i c u l t u r a . g o v . b r
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OPORTUNIDADES Exemplo União Européia Página 342
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Inserção brasileira no mercado mundial
carne de frango in natura (SH 0207) Mil toneladas
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Inserção brasileira no mercado mundial
Leite em pó (SH , e ) Mil toneladas
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AGRONEGÓCIO PARA EXPORTAÇÃO
PROJETO INTEGRAÇÃO DO AGRONEGÓCIO PARA EXPORTAÇÃO PRODIEx Fomento das Exportações – AgroEx Curso Integração para Exportação – AgroInt AgroIntegra - Integração para Exportação Manuais Caminhos para Exportar
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PROMOÇÃO INTERNACIONAL
Materiais Institucionais Missões comerciais, feiras, missões acompanhando autoridades Em 2008 Gulfood – Dubai Ações de promoção na Arábia Saudita e Japão Missões comerciais a: Argélia, Egito, Irã Chile (julho) Polônia, Ucrânia e Rússia (setembro) Cingapura, Hong Kong e China (novembro)
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Calendário tentativo de missões internacionais
Data Local 23 a 26 de fevereiro Dubai, Emirados Árabes Unidos 4 a 8 de maio Indonésia e Hong Kong 14 a 19 de maio China 1 a 5 de junho Rússia, Cazaquistão e Uzbequistão 8 a 12 de junho Senegal, Gana, Nigéria e Guiné Equatorial 10 a 14 de agosto Angola, África do Sul, Namíbia e Moçambique 15 a 18 de setembro Rússia setembro/outubro Emirados Árabes Unidos, Egito + (Síria/ Líbano ou Irã) outubro Coréia e Japão 9 a 13 de novembro Cingapura, Indonésia, Vietnã e Malásia A definir Sudão
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ESCALA, QUALIDADE, ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONALISMO
CRISES, DESAFIOS E DIFICULDADES GRANDES OPORTUNIDADES ESCALA, QUALIDADE, ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONALISMO ORGANIZAÇÃO
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Eduardo Sampaio Marques
Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Tel: (61) Fax: (61)
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