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Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio.

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1 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio Viçosa-MG, 27 de abril de EXPORTAÇÕES DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO DESAFIOS E OPORTUNIDADES

2 2 Desafios às exportações Logística – transportes Logística – transportes Câmbio desfavorável às exportações Câmbio desfavorável às exportações Juros mais altos que nos países concorrentes Juros mais altos que nos países concorrentes Distorções no comércio internacional – subsídios, “barreiras” às importações Distorções no comércio internacional – subsídios, “barreiras” às importações Imagem negativa do setor Imagem negativa do setor Crise internacional Crise internacional

3 3 Desafios às exportações Escala / porte Escala / porte Regularidade / uniformidade nos produtos vendidos Regularidade / uniformidade nos produtos vendidos Tradição exportadora Tradição exportadora Poucas marcas fortes internacionalmente Poucas marcas fortes internacionalmente ORGANIZAÇÃO - da produção; - da comercialização; - política; -...

4 Fontes: Conab, UnicaElaboração: DPI/SRI/MAPA Importância do mercado externo

5 5 Fonte: MAPA 60,0 12,1 Intercâmbio Comercial do Agronegócio

6 Exportações Brasileiras do Agronegócio PRINCIPAIS DESTINOS Fonte: AgroStat Brasil, a partir de dados da SECEX/ MDIC Total: US$ 71,8 bilhõesTotal: US$ 21,5 bilhões DIVERSIFICAÇÃO DOS MERCADOS EUA + UE: 41,8 % EUA + UE: 56,0 %

7 Exportações Brasileiras do Agronegócio PRINCIPAIS SETORES Fonte: AgroStat Brasil, a partir de dados da SECEX/ MDIC Total: US$ 71,8 bilhõesTotal: US$ 21,5 bilhões 4 MAIORES: 58,9 % 4 MAIORES: 69,3 %

8 8 Exportações do agronegócio em 2008 Fonte: AgroStat Brasil, a partir de dados da SECEX/ MDIC Total: US$ 5,9 bilhões MG - PRINCIPAIS PRODUTOS EXPORTADOS MAIORES EXPORTADORES DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO 1São Paulo15,7 2Rio Grande do Sul10,6 3Paraná10,2 4Mato Grosso7,7 5Minas Gerais5,9 6Santa Catarina5,1 7Bahia3,3 8Goiás3,2 9Espírito Santo1,9 10Mato Grosso do Sul 1,7 Em US$ bilhões

9 9 Evolução das exportações agrícolas Em US$ milhões Fonte: OMC

10 Grandes temas na agenda internacional para o agronegócio Acordos comerciais - bilaterais/regionais - bilaterais/regionais - multilaterais (OMC) - multilaterais (OMC) Temas sanitários e fitossanitários - acordos e protocolos - acordos e protocolos Promoção internacional - informação, organização, imagem, eventos e missões - informação, organização, imagem, eventos e missões

11 11 Acordos bilaterais e regionais podem resolver o problema das tarifas mas não possibilitam negociar as demais distorções e, portanto, não substituem o aprofundamento das regras multilaterais Comércio agrícola – outras distorções além de tarifas (subsídios à exportação e medidas de apoio interno) Acordos comerciais bilaterais e regionais – “alternativa” ao aprofundamento do acordo sobre agricultura da OMC ?

12 12 Medidas não-tarifárias: com a evolução nas negociações tarifárias na OMC, as medidas não-tarifárias, como as sanitárias e fitossanitárias, tendem a ser usadas como forma de proteção da economia interna dos países. Impacto dos requisitos sanitários e fitossanitários no comércio internacional de produtos agropecuários ao comércio Risco de sua utilização como barreiras ao comércio

13 A importância das negociações em SPS Exportações brasileiras vs. maiores importadores (preços médios ) Fontes: COMTRADE/ ONU Elaboração SRI/MAPA * Carne Suína: Japão, Federação da Rússia, Rep. Da Coréia, EUA, México, Canadá e Hong Kong. Carne de Aves: Fed. da Rússia, China, Hong Kong, Japão, Arábia Saudita, México, Canadá. Carne Bovina EUA, Japão, Fed. da Rússia, México, Rep. Da Coréia, Canadá.

14 PROMOÇÃO INTERNACIONAL

15 15 Promoção internacional envolve: Produção e disseminação de informação Organização para exportação Construção de imagem institucional Realização de eventos Organização de missões

16 16 w w w. a g r i c u l t u r a. g o v. b r

17 17 OPORTUNIDADES Exemplo União Européia Página 342

18 18 Mil toneladas Inserção brasileira no mercado mundial carne de frango in natura (SH 0207)

19 19 Mil toneladas Inserção brasileira no mercado mundial Leite em pó (SH , e )

20 20  Fomento das Exportações – AgroEx  Curso Integração para Exportação – AgroInt  AgroIntegra - Integração para Exportação  Manuais Caminhos para Exportar PROJETO INTEGRAÇÃO DO AGRONEGÓCIO PARA EXPORTAÇÃO PRODIEx

21 21 Em Gulfood – Dubai - Ações de promoção na Arábia Saudita e Japão Missões comerciais a: -Argélia, Egito, Irã -Chile (julho) - Polônia, Ucrânia e Rússia (setembro) - Cingapura, Hong Kong e China (novembro) Materiais Institucionais Missões comerciais, feiras, missões acompanhando autoridades PROMOÇÃO INTERNACIONAL

22 22 DataLocal 23 a 26 de fevereiroDubai, Emirados Árabes Unidos 4 a 8 de maioIndonésia e Hong Kong 14 a 19 de maioChina 1 a 5 de junhoRússia, Cazaquistão e Uzbequistão 8 a 12 de junhoSenegal, Gana, Nigéria e Guiné Equatorial 10 a 14 de agostoAngola, África do Sul, Namíbia e Moçambique 15 a 18 de setembroRússia setembro/outubroEmirados Árabes Unidos, Egito + (Síria/ Líbano ou Irã) outubroCoréia e Japão 9 a 13 de novembroCingapura, Indonésia, Vietnã e Malásia A definirSudão Calendário tentativo de missões internacionais

23 23 ESCALA, QUALIDADE, ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONALISMO CRISES, DESAFIOS E DIFICULDADES GRANDES OPORTUNIDADES ORGANIZAÇÃO

24 Eduardo Sampaio Marques Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Tel: (61) Fax: (61)


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