A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MIGRANTES NORDESTINOS E NOVAS TERRITORIALIDADES URBANAS EM LUCAS DO RIO VERDE (MT)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MIGRANTES NORDESTINOS E NOVAS TERRITORIALIDADES URBANAS EM LUCAS DO RIO VERDE (MT)"— Transcrição da apresentação:

1 MIGRANTES NORDESTINOS E NOVAS TERRITORIALIDADES URBANAS EM LUCAS DO RIO VERDE (MT)

2 Concepção de Migração Migração é um movimento populacional que se dirige de uma região (área de emigração) para outra (área de imigração). Por alterar o tamanho e a composição das populações (distribuição por sexo e idade e composição da força de trabalho), a migração é uma das bases da dinâmica populacional, junto com a natalidade e mortalidade. Distingue-se da migração internacional, entre países, e a migração interna entre regiões e dentro de um mesmo país. Elas geralmente ocorrem porque as pessoas não encontram oportunidades sociais e econômicas em seus locais de origem. Fatores culturais podem influenciar nessa movimentação. (SANDRONI, 1999).

3 FONTE: IBGE, 2010

4 Em Mato Grosso o processo de urbanização se intensificou a partir da década de 60 e 70 com os planos governamentais difundidos pelos governos militares. Em 1970 os governos militares buscando o crescimento econômico do Brasil incentivaram investimentos em infraestrutura como a construção da Transamazônica e a BR 163 com objetivo de promover a ocupação e urbanização ao longo dessas rodovias por meio de projetos de colonização promovendo dessa maneira o crescimento agropecuário nas regiões Centro-Oeste e Norte.

5 O presente trabalho busca compreender o processo migratório nordestino na cidade de Lucas do Rio Verde que em tão pouco tempo, se tornou um dos polos de desenvolvimento do Estado de Mato Grosso. Pelo seu dinamismo econômico, hoje o município é um dos mais importantes no cenário do agronegócio em nosso país.

6 Com a chegada da Empresa Sadia - atual grupo Brasil Foods (Brf) fusão da Sadia com a Perdigão - em 2008 na cidade de Lucas do Rio Verde, muitos trabalhadores oriundos da região nordeste foram atraídos para trabalhar nessa indústria deixando para trás até mesmo seus familiares, em busca de melhores condições de vida.

7 Entre os objetivos gerais e específicos destacam-se: Conhecer a inserção dos migrantes nordestinos em Lucas do Rio Verde na contemporaneidade. Analisar as novas territorialidades criadas pelos migrantes nordestinos. Investigar a presença dos símbolos da identidade nordestina na paisagem de Lucas do Rio Verde. Verificar como vivem os migrantes nordestinos, as condições de trabalho, moradia, acesso ao lazer e serviços públicos.

8 Procedimentos Metodológicos Para essa investigação será destacada: Consulta de fontes bibliográficas o que permitirá um melhor embasamento teórico bem como bibliografia documental. Serão realizadas pesquisas em campo para obtenção de informações, com visitas aos órgãos públicos, à indústria Brasil Foods e ao conjunto habitacional onde os migrantes nordestinos residem para o conhecimento da realidade do objeto de estudo, bem como o registro fotográfico. Serão efetuadas entrevistas estruturadas com os migrantes nordestinos, com base em um roteiro previamente elaborado.


Carregar ppt "MIGRANTES NORDESTINOS E NOVAS TERRITORIALIDADES URBANAS EM LUCAS DO RIO VERDE (MT)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google