A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia para a inspeção instrumentalizada de isoladores de pino de redes de distribuição por RFI e ultrassom.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia para a inspeção instrumentalizada de isoladores de pino de redes de distribuição por RFI e ultrassom."— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia para a inspeção instrumentalizada de isoladores de pino de redes de distribuição por RFI e ultrassom.

2 Core Business Geração Transmissão Distribuição Comercia- lização Non Core Telecomuni- cações Distribuição de Gás Natural SaneamentoEngenharia

3 Localização

4 Copel Distribuição 4 5 Regionais subdivididas em 20 DSMs

5 Copel Distribuição Km de linhas de distribuição. 351 subestações MVA de potência instalada localidades atendidas 393 municípios atendidos consumidores 292 agências e postos de atendimento 117 postos de atendimento a abrir em 15/9

6 Associados

7 Estrutura CEHPAR SEDE LAME LEME LAC

8 Introdução Redes aéreas de distribuição

9 Introdução Isolador de porcelana

10 Introdução Outros problemas: Amarrações mal feitas; Desgaste do cabo no contato com isolador; Vazios entre isolador e ferragem...

11 Técnicas óticas Detectam pontos de aquecimento devidos a corrente elétrica de fuga. São de dois tipos: o câmeras de infravermelho (pirômetros e termovisores); o câmeras de ultravioleta (para detecção de corona).

12 Técnicas Elétricas Detecção de descargas parciais captadas por bobinas de Rogowski, isolômetros e outros dispositivos utilizando circuitos elétricos.

13 Técnicas Sonoras Ruídos devidos a descargas parciais de natureza audível (métodos de emissão acústica), ultrassônica ou eletromagnética (equipamentos de rádio interferência – RFI). Estas podem ser à distância, por proximidade e até por contato.

14 Objetivo Estudo de parâmetros sobre padrões para rádio interferência e ultrassom, correlacionando estes com a ocorrência de descargas parciais medidas com um bobina de Rogowski.

15 Arranjo de Experimental Osciloscópio Tektronix TPS 2024; Distância da antena radial RFI e do ultrassom – 3 m.

16 Materiais e métodos Radar Engineers RFI Locator 240 A

17 Materiais e métodos Equipamento SDT 170

18 Resultados Seleção da Faixa de Medição para RFI Faixa de Frequência Máxima (MHz)Mínima (MHz) 1,840,

19 Resultados Isolador sem a presença de descargas parciais

20 Resultados Isolador com um pequeno número de descargas parciais

21 Resultados Isoladores com um número elevado de descargas parciais

22 Resultados Comparação da bobina de Rogowski com o sinal obtido do RFI em osciloscópio

23 Resultados Frequência central de 38,4 kHz. CondiçãoIntensidade (dB) Isoladores sem ocorrência de descargas parciais0 – 4 Isolador com baixa incidência de descargas parciais13 – 19 Isolador com alta incidência de descargas parciais20 – 32

24 Conclusão Resultados são mais satisfatórios quando os equipamentos são utilizados em conjunto. RFI – Encontrada um faixa sem ruído em laboratório onde foi possível caracterizar descargas parciais e correlacionar com uma bobina de Rogowski. Ultrassom – permitem classificar pela intensidade de ruído e localizar pontualmente a fonte do defeito.

25 Conclusão Metodologia de inspeção - pode-se sugerir a metodologia para detecção de defeito como sendo uma varredura rápida com uso de uma antena radial em um veículo utilizando um equipamento de RFI. Ao se encontrar um padrão de alta intensidade de descargas parciais, com o equipamento de ultrassom, pode-se localizar qual parte da estrutura apresenta maior faixa de ruído, localizando assim o defeito. Localizado o defeito uma equipe de manutenção poderá providenciar a troca do dispositivo com defeito.

26 Agradecimentos Os autores agradecem à ANEEL, COPEL, LACTEC, CNPq, UFPR e FINEP. Os autores agradecem ao CNPq pelo benefício da lei 8010/90.

27


Carregar ppt "Metodologia para a inspeção instrumentalizada de isoladores de pino de redes de distribuição por RFI e ultrassom."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google